Peugeot lança novo 208, que chega renovado e com muita tecnologia

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Postado 8 de setembro de 2020 por bisponeto em
A Peugeot do Brasil apresentou, na manhã desta terça-feira (8/9), o novo 208 para a imprensa automotiva brasileira, em mais um lançamento em forma de Live. A série 200 representa um “número sagrado” para a Peugeot, pois ela reúne modelos revolucionários, como os 205 e 206, que fizeram sucesso ao longo dos anos nos mercados por onde passaram. Com eles, a Marca escreveu importantes capítulos da história do automóvel e conquistou fãs pelo mundo: foram mais de 20 milhões de unidades vendidas.

Assim, a chegada do novo Peugeot 208 não só simboliza mais um grande marco dentro da série 200, como também coroa a bem-sucedida trajetória de 210 anos da Peugeot. Um veículo inspirado no espírito pioneiro, revolucionário e cheio de emoção que move a Marca. Ao lançar o novo Peugeot 208 no país, pouco tempo após a chegada do modelo no mercado europeu e seguindo as mesmas bases e diretrizes de produto, a Marca oferece ao consumidor brasileiro a expressão máxima de design, tecnologia e experiência de condução. O novo Peugeot 208 chega nas versões: Active 1.6 AT (R$ 74.990), Active Pack 1.6 AT (R$ 82.490), Allure 1.6 AT (R$ 89.490), Griffe 1.6 AT (R$ 94.990), e a e-GT, 100% elétrico, que ainda não foi revelado o seu preço.

Design expressivo, irresistível e inconfundível

O novo Peugeot 208 tem no estilo um de seus pontos mais fortes, que o diferenciam frente à concorrência, com um design que inaugura a nova identidade mundial da marca no Brasil. Sua carroceria encorpada e de proporções homogêneas é mais longa, mais larga e mais baixa que a do antecessor, apresentando as seguintes dimensões: 4.055 mm de comprimento, 1.738 mm de largura, 1.453 mm de altura e entre-eixos de 2.538 mm.

Suas linhas puras formam uma silhueta arrojada, que evoca a esportividade, com um sutil equilíbrio entre robustez e suavidade. Seguindo uma das principais características da Marca, a dianteira do modelo é imediatamente identificável. Ela associa de maneira habilidosa elementos da nova assinatura visual Peugeot na parte inferior e um “olhar felino”, que remete diretamente ao “dente de sabre”, ressaltado pela iluminação com faróis full LED.

O desenho do para-choque dianteiro é composto por uma linha única e uma ampla grade perfeitamente integrada, que passa a ostentar o logotipo ao centro. Já o nome do modelo está posicionado na extremidade frontal do capô. A traseira do novo Peugeot 208 é caracterizada por um acabamento em black piano, que se estende por toda a largura da tampa do porta-malas, unindo as lanternas – também dotadas de elementos luminosos na forma de três “garras”, em harmonia com o estilo frontal.

Peugeot i-Cockpit 3D®: exclusividade e ineditismo

Lançado para produção com o Peugeot 208, no início de 2012, o primeiro Peugeot i- Cockpit® foi revelado em 2010 no carro-conceito SR1. Hoje, é um verdadeiro sucesso, com mais de 5 milhões de clientes em todo o mundo – além de ser um símbolo da marca e um componente importante no seu DNA.

Mais uma vez por meio do 208, mas agora tendo como base a segunda geração do modelo, a Marca vai além no quesito inovação, trazendo ao mercado uma nova geração do Peugeot i-Cockpit®, tornando a experiência a bordo ainda mais especial e exclusiva.

Batizada como Peugeot i-Cockpit 3D®, a evolução do conceito patenteado pela Marca amplia as sensações e o prazer de dirigir ao adicionar o primeiro cluster em três dimensões à sua bem-sucedida receita, complementada pelo volante Sport Drive, de dimensões reduzidas e base achatada, painel de instrumentos elevado, central multimídia touchscreen de 7 polegadas com Google Android Auto e Apple CarPlay, e a série de teclas de “alternância”, que permitem acesso direto às principais funções do veículo.

O novo cluster dispõe de tecnologia holográfica em 3D, para que algumas informações sobre a condução do veículo sejam projetadas em destaque, mais à frente do visor principal. As indicações são dinâmicas e animadas, aproximando-se dos olhos, dependendo do grau de importância ou urgência, contribuindo para uma melhor reatividade e melhorando a condução em todos os sentidos – além de maior eficiência, proporciona uma leitura mais confortável aos olhos. Há ainda a possibilidade de criar e salvar dois modos de visualização, o que permite a personalização do painel àqueles que fazem uso compartilhado do carro. Conta-giros, mídia em reprodução ou detector de fadiga: quem escolhe a informação exibida com maior destaque é o motorista.

Plataforma CMP: moderna, modular e eficiente

O novo 208 reafirma os valores da Peugeot em um segmento em que sempre foi protagonista, graças a aspectos como design, desempenho e tecnologia à frente do tempo. Os modelos da série Peugeot 200 (205, 206, 207 e 208), aliás, sempre foram inovadores, conquistando os mais variados perfis de público mundo afora.

E assim também será com o Novo 208, fabricado no Centro de Produção de Palomar, na Argentina, e que marca a estreia da produção de hatches na plataforma CMP (Common Modular Platform), uma das mais modernas do Groupe PSA.

Trata-se de uma plataforma dotada de características que a tornam bastante completa e versátil:

  • Global, porque é produzida em quatro continentes e oito fábricas do Groupe PSA (França, Espanha, Eslováquia, China, Argélia, Marrocos, Argentina e Brasil);
  • Modular, porque adapta suas dimensões para atender às necessidades de diferentes mercados, clientes e modelos em todo o mundo;
  • Multienergia, pois pode ser otimizada para versões térmicas e elétricas na mesma linha de produção.

Tecnologia exclusiva em favor da segurança e do conforto

O uso da plataforma CMP faz com que o novo Peugeot 208 ofereça aos consumidores brasileiros o que há de mais avançado em termos de tecnologia automotiva, que se reflete em benefícios como robustez, confiabilidade, melhor conforto acústico e térmico, nível de vibração reduzido e melhores índices de consumo (em função de menores peso e resistência aerodinâmica).

É ela também a responsável pela introdução de inovações tecnológicas de assistência à direção, segurança e comodidade do Peugeot Driver Assist, que reúne os seguintes sistemas:

Alerta de colisão: alerta o condutor em caso de risco de colisão com o veículo à frente, ou com um pedestre atravessando a rua. Dependendo do risco detectado e do nível de alerta configurado pelo condutor, diferentes tipos de avisos podem ser acionados e exibidos no painel de instrumentos:

– Nível 1: alerta visual apenas, indicando que o veículo à frente está muito próximo. Uma mensagem recomenda, então, atenção enquanto a área ao redor do veículo é exibida;

– Nível 2: alerta visual e sonoro indicando uma colisão iminente. Uma mensagem avisando para frear é exibida.

Frenagem de Emergência: o sistema automático de frenagem de emergência entra em ação para reduzir a velocidade de impacto ou evitar uma colisão frontal do veículo, caso o motorista não consiga reagir. Com uma câmera localizada na posição superior do para-brisa, essa função detecta obstáculos – como outro carro rodando na mesma direção ou estacionado – atuando no sistema de frenagem do veículo.

Em velocidades entre 5 km/h e 85 km/h, o sensor ativa a frenagem automaticamente ao detectar um risco de colisão. A velocidade do veículo não deverá exceder 80 km/h quando for detectado um veículo parado, e 60 km/h quando se tratar de um pedestre. Em suma, o sistema evita choques ou minimiza a gravidade do impacto quando a colisão for inevitável.

Alerta e correção de mudança de faixa: O veículo é equipado com uma câmera na parte superior do para-brisas, que reconhece as linhas (contínuas ou seccionadas) da estrada e alerta o condutor no caso de ultrapassagem involuntária de uma marcação longitudinal no solo das vias de circulação.

Para a total segurança da condução, a câmera analisa a imagem antes de acionar um alerta, no caso de queda de atenção do condutor, a uma velocidade superior a 60 km/h.. Caso seja detectado um desvio da direção, o condutor é alertado por um alarme sonoro e também visual, no painel de instrumentos.

O Alerta de Ultrapassagem de Linha também corrige a trajetória do veículo: assim que o sistema identifica um risco de ultrapassagem involuntária de uma das linhas de marcação detectadas no solo, a direção é progressivamente corrigida para manter o veículo na sua faixa.

Condições de funcionamento:

  • A velocidade do veículo deve estar entre 65 km/h e 180 km/h;
  • A pista deve ter no mínimo uma linha de marcação no solo (contínua ou descontínua) e a correção é efetuada apenas no lado em que a linha for detectada;
  • As duas mãos do condutor devem estar no volante;
  • A seta indicadora de direção não deve estar ativa;
  • O sistema ESC deve estar ativado.

Se desejar manter a trajetória do veículo, o condutor pode impedir a correção mantendo com firmeza o volante. A correção também será interrompida se as setas indicadoras de direção forem ativadas (caso as setas indicadoras de direção estejam ativas e durante vários segundos depois de serem desligadas, o sistema considera que qualquer mudança de trajetória é deliberada e não aciona nenhuma correção).

Auxílio de farol alto: a câmera de vídeo situada no alto do para-brisas faz a análise das fontes luminosas, e o sistema alterna automaticamente entre luz alta e luz baixa, dependendo das condições do trânsito e de iluminação. Ele otimiza o tempo de circulação em luz alta, para maior segurança. Para ativar/desativar essa função, basta fazer a escolha por meio do menu “Condução” na tela sensível ao toque – o status é memorizado quando a ignição é desligada.

Reconhecimento de placas de velocidade: a câmera de vídeo situada no alto do para-brisas efetua a leitura das placas de limitação da velocidade. O sistema detecta e lê as placas de limite de velocidade e as exibe no painel de instrumentos (o sistema também utiliza as informações sobre limites de velocidade contidas nos mapas do sistema de navegação).

O limite de velocidade exibido no painel de instrumentos é atualizado quando o veículo passa por uma placa destinada a automóveis (veículos leves) – os limites de velocidade específicos, como aqueles destinados a veículos pesados de carga, não são exibidos.

O limite de velocidade recomendado completa a função: o condutor pode optar por adaptar a regulagem da velocidade do veículo em função do limite de velocidade lido pela câmera, pressionando o botão “MEM” do comando do regulador/limitador de velocidade – uma pressão registra a velocidade recomendada, e uma nova pressão confirma a nova regulagem da velocidade.

Essa função também é ativada/desativada através do menu “Condução”, na tela sensível ao toque, e o status é memorizado quando a ignição é desligada.

Carregamento de smartphone wireless: a recarga sem fio do smartphone é um recurso inteligente de alta praticidade no dia-a-dia. Por meio de indução magnética, a energia carrega a bateria de celulares, bastando que estes sejam compatíveis com o padrão Qi 1.1 em sua concepção original, ou mediante o uso de um “estojo” de compatibilidade.

A operação é simples: basta posicionar o smartphone compatível na área de recarga (de preferência no centro). Assim que detectado, a recarga da bateria se inicia.

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