Paraná utilizará 10 Renault Zoe em projeto de mobilidade sustentável

0
Postado 3 de setembro de 2020 por bisponeto em
Nesta quarta-feira (2/9), ocorreu em Curitiba (PR) o lançamento do VEM PR, projeto que vai disponibilizar 10 veículos Renault Zoe 100% elétricos para uso compartilhado por servidores públicos do Paraná. Os veículos foram cedidos pela ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) ao Governo do Estado em formato de comodato. Em razão da pandemia, neste primeiro momento o uso dos automóveis ficará sob responsabilidade da Secretaria Estadual de Saúde, para auxiliar nas atividades de combate ao coronavírus. A iniciativa prevê também a instalação de 10 eletropostos de carregamento na capital paranaense.

“Participar de um projeto de carsharing no Paraná, casa da Renault no Brasil, é motivo de grande orgulho para nós. O nosso objetivo não é apenas vender veículos elétricos, queremos ser referência em projetos de mobilidade sustentável no país”, afirma Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

O projeto é parte de um memorando de entendimento assinado em fevereiro de 2020 pelo presidente da ABDI, Igor Calvet, e pelo governador do Estado do Paraná, Ratinho Júnior, para a implementação de cases reais de soluções tecnológicas para cidades inteligentes (smart cities). O objetivo é estimular a adoção de políticas sustentáveis e difusão de modelos de negócios inovadores em mobilidade urbana.

“Estamos buscando inovar na máquina pública com tecnologia e dentro de um olhar de sustentabilidade. A ideia é diminuir custo e adaptar o Estado para essa transformação digital”, afirmou o governador Ratinho Junior. “O poder público deve ser um indutor de novas ideias, abrir as portas para testes. Foi assim que os países de primeiro mundo se desenvolveram”, comenta Carlos Massa Ratinho Jr., governador do estado do Paraná.

“Na nossa agenda, trabalhamos a inovação e a produtividade, e a ABDI tem como missão a transformação digital e a promoção de tecnologias. Essa parceria com o Governo do Paraná é muito importante tanto para nós e quanto para o estado, pois servirá de laboratório vivo e promoverá cases reais de cidades inteligentes, sobretudo na questão da mobilidade urbana, que poderão ser replicados em outras localidades. É um exemplo de como essas novas tecnologias podem impactar e melhorar a vida das pessoas”, complementa Igor Calvet, presidente da ABDI.

Os veículos são equipados com um sistema de gestão de compartilhamento desenvolvido pelo PTI (Parque Tecnológico de Itaipu) no Living Lab, espaço criado juntamente com a ABDI em Foz do Iguaçu. Por meio do aplicativo MoVe é possível reservar os veículos disponíveis, acompanhar sua localização, monitorar a velocidade, a carga de bateria, as rotas percorridas, além de outras informações. Os carros são desbloqueados por meio dos cartões dos servidores cadastrados no sistema.

“Como instituição que promove pesquisa, tecnologia e inovação, queremos colocar nossas soluções à disposição da sociedade e o projeto VEM PR vai ao encontro desse propósito. Especialmente tecnologias como essa, na área de Cidades Inteligentes, que é um tema ao qual temos dado muita atenção e tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos”, afirma o diretor superintendente do Parque Tecnológico, General Eduardo Garrido.

O memorando de entendimento prevê, ainda, aproveitamento de soluções tecnológicas oferecidas pela ABDI nos municípios do Paraná nos próximos anos, com objetivo de aumentar a integração e a produtividade das empresas e do setor público. O prazo de vigência da parceria é de 40 meses.

O Paraná é a segunda unidade da federação a firmar parceria com a ABDI para a implantação de carros elétricos em sua frota. O primeiro foi o Distrito Federal, onde o sistema o VEM DF foi implantado no ano passado em caráter piloto de compartilhamento de veículos elétricos para frotas públicas. No VEM DF, foram fornecidos 16 carros elétricos Renault Twizy e 35 eletropostos.

Referência em mobilidade zero emissão
Pioneira na tecnologia para veículos elétricos, a Renault também é referência em projetos envolvendo mobilidade zero emissão com quase 8 mil veículos 100% elétricos sendo compartilhados em diversas cidades do mundo. Em Madrid, capital da Espanha, o projeto Zity disponibiliza 650 Renault Zoe em formato de compartilhamento, com reserva feita diretamente pelo aplicativo. O Zity também está presente na França, nas cidades de Paris e Clichy, onde 500 Zoe estão disponíveis para locação em formato de carsharing e podem ser reservados 24 horas por dia durante os 7 dias da semana.

Além dos projetos de compartilhamento de veículos, a Renault também possui projetos de Smart Island, ilhas funcionais, inteligentes e eco-friendly. Em Belle-Ile-En-Mer por exemplo, 18 Zoe e 2 Kangoo Z.E. transitam pela ilha em um serviço de carsharing e aluguel, movidos a energia solar e com sete pontos de recarga espalhados pela ilha. O projeto também faz a utilização de segunda vida de bateria. A ilha de Porto Santo, em Portugal, é outro exemplo de Smart Island. Por lá, 14 Zoe e 6 Kangoo Z.E. circulam e atuam como armazenadores da energia solar e eólica em parte do dia, impedindo que a energia gerada seja inutilizada ou descartada.

No Brasil, a marca também desenvolve diversos projetos de mobilidade zero emissão. Em Fernando de Noronha, seis veículos 100% elétricos são usados pela administração e circulam pela ilha, sendo 3 Zoe, 2 Twizy e 1 Kangoo Z.E.. Em evento realizado em 2019, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara assinou um decreto válido a partir de 2022, que permite apenas a entrada de novos veículos 100% elétricos em Fernando de Noronha.
Outra solução de Mobilidade Zero Emissão, em São Paulo, é oferecida pela Beep Beep, que disponibiliza mais de 30 Renault Zoe para uso compartilhado, com a reserva realizada diretamente por meio de um aplicativo.

Por meio de um acordo de cooperação técnica com Itaipu e PTI, a Renault atua no desenvolvimento de tecnologia nacional e de projetos envolvendo veículos elétricos. A parceria busca o desenvolvimento de soluções, ferramentas e inovações para o setor de eletromobilidade. O Renault Twizy já é utilizado pela Itaipu em sistema de carsharing com o aplicativo desenvolvido pelo próprio PTI específico para esta aplicação.

Líder em veículos elétricos
A Renault concluiu o ano de 2019 como líder do mercado de veículos 100% elétricos no Brasil, tendo comercializado mais de 100 unidades no último ano. Ao todo, mais de 300 veículos 100% elétricos Renault circulam pelo país, comercializados a clientes finais ou presentes em projetos de mobilidade e na frota de empresas e instituições pioneiras como: Itaipu, FedEx, MRV Engenharia, Companhia Paulista de Luz e Força (CPFL), Grupo TPC, Beep Beep, Graphus, entre outras.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)