Controle de Cruzeiro Preditivo garante dirigibilidade e economia ao Novo XF

0
Postado 30 de setembro de 2020 por bisponeto em
O novo XF, recém-lançado pela DAF Caminhões Brasil, traz ainda mais atributos que comprovam a sua robustez, conforto e tecnologia, e que resultam em redução no consumo de combustível, podendo chegar a até 14% menos do que a versão do caminhão anterior. Um dos principais diferenciais tecnológicos do novo extrapesado é o Controle de Cruzeiro Preditivo.

Trata-se de um piloto automático, que utiliza GPS para determinar a localização exata do caminhão, bem como as condições de carga do veículo e relevo esperados até os próximos dois quilômetros. Dessa forma, é possível usar as informações para determinar a velocidade ideal dentro de um intervalo especificado, com a correta escolha de marcha e utilização da própria inércia do veículo em conjunto com seu torque e potência.

A tecnologia DAF permite que o motorista usufrua de todos os recursos do Controle Preditivo de Cruzeiro mesmo se o caminhão nunca tiver passado por aquela via. Isso é possível pela combinação das informações provenientes do GPS e o mapeamento prévio das rodovias, processadas por um computador de bordo de última geração.

“Esta tecnologia se encaixou perfeitamente à realidade das condições de operação no Brasil. Nosso país tem um relevo muito diverso, com vários trechos de rodovias repletos de aclives e declives, que exige muita precisão no controle da velocidade e troca de marchas, para que não haja um consumo excessivo de combustível. Este é o ponto-chave da nossa tecnologia, com diversos benefícios para o caminhoneiro e o transportador”, explica Alan Messias, Gerente de Projeto da DAF Caminhões Brasil.

Tecnologias

Dentro de seu conjunto tecnológico, o novo XF também conta outros importantes recursos para melhorar a dirigibilidade e a segurança do motorista. Um deles é o Assistente de Performance do Condutor, um computador de bordo que interage com o motorista, fornecendo dicas e dando notas para a sua condução. Desta maneira, é possível dirigir o caminhão explorando o máximo desempenho.

O modelo também é equipado com sensores de pressão dos pneus, informando na cabine se houver uma calibragem inadequada ou temperatura excessiva que possa interferir no desgaste, atrito e até mesmo na segurança da operação. Este sensor é um grande aliado na manutenção do custo operacional do caminhão, já que os pneus representam um valor importante na manutenção do caminhão.

O monitor de nível de energia da bateria é outro recurso que auxilia o motorista. Com essa função, é possível sinalizar quando a carga estiver abaixo do adequado. Outro benefício é que o dispositivo ajuda a aumentar a vida útil da bateria e dos demais componentes do sistema elétrico.

O Sistema de Frenagem de Emergência Avançada é outro aliado na direção, já que freia automaticamente o caminhão em caso de possível colisão frontal. O Controle de Estabilidade do Veículo corrige possível perda de estabilidade do caminhão, evitando acidentes e o L da carreta (“efeito canivete”).

Outro importante recurso é o Sistema de Aviso de Saída da Faixa. O dispositivo alerta o motorista se o veículo começar a sair da faixa de rodagem, mostrando erros de condução, sonolência ou distração do motorista. Já o Controle de Cruzeiro Adaptativo ajusta automaticamente a velocidade do caminhão para manter uma distância segura do veículo à frente.

“O novo XF, disponível em todas as concessionárias da marca, traz inúmeras novidades que contribuem para melhor dirigibilidade, segurança do motorista, e robustez. Foram quatro anos para desenvolvimento e adaptação às necessidades brasileiras. Certamente, esse modelo será referência entre os transportadores em nosso país”, comenta Alan Messias.

 

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)