COLUNA RETA OPOSTA – Por Bispo Neto:

0
Postado 11 de setembro de 2020 por bisponeto em
Biel Daum exalta experiência no Sul-brasileiro de Kart

A segunda competição de kart do piloto Biel Daum (AD Móveis), de 8 anos, foi de âmbito nacional. Na 23ª edição do Sul-brasileiro de Kart, encerrada no feriado da independência, no kartódromo Beto Carrero, em Penha-SC, o novato enfrentou um grid com 19 concorrentes na categoria Cadete, pista seca, molhada, incidentes e gostou da experiência. “Bem legal competir na chuva, é emocionante. Eu acho que aprendi bastante nestas corridas e o pessoal não tá de brincadeira, não. Eles vão pra cima mesmo! Mas eu vou treinar muito e em pouco tempo quero brigar lá na frente também”, comentou empolgado o jovem aprendiz.

Biel Daum fez boa largada na primeira bateria classificatória. Do 13º lugar foi para o nono posto. Na terceira volta, rodou na pista, perdeu posições e foi o 12º piloto a cruzar a linha de chegada. Na segunda bateria, com a pista estava lisa devido à garoa, apresentou boas disputas e terminou na 10ª posição, mas os comissários entenderam que ele forçou uma ultrapassagem, e acrescentaram 5 segundos ao seu tempo, posicionando o piloto no 12º lugar. Na corrida final a disputa foi mais acirrada e a condição da pista ainda era adversa. Na largada caiu do 12º para o 16º posto. Biel Daum foi administrando a pilotagem na pista escorregadia e encerrou a competição no 14º lugar. “O Biel é arrojado, e as diversas condições de pista desta competição serviram como parâmetro para termos noção do potencial dele. O importante é que agora ele sabe que precisa de treino, muito treino, e está determinado a aprender e a desenvolver suas habilidades”, comentou Rodrigo paixão, preparador de Biel Daum (AD Móveis).

 

Nove pilotos do Parané correm etapa da Copa Shell HB20

Quem for do Paraná terá muitas opções para torcer na quarta etapa da Copa Shell HB20, que acontece neste fim de semana em Londrina. O Estado tem nada menos que nove representantes no grid de largada da categoria, que disputará duas corridas com transmissão ao vivo do canal Acelerados no YouTube e do Facebook oficial do campeonato.

São eles: Edson Reis, Romulo Molinari, Caito Carvalho, Lucas Bornemann, Chris Bornemann, Thaline Chicoski, Pedro Perdoncini, Edgar Favarin e Marcos Ramos. No ano passado, foi de Favarin uma das vitórias no fim de semana, feito que ele tem todas as chances de repetir, uma vez que ele foi um dos que subiram ao lugar mais alto do pódio na etapa anterior, em Goiânia. Além das opções para acompanhar ao vivo, o Band Sports exibe um VT da rodada após a etapa da Fórmula Indy no domingo.

 

Bruno Baptista prevê prova mais difícil em Londrina

A quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car 2020, que será realizada com duas provas seguidas, neste domingo (13/9), a partir das 12h30, em Londrina (PR), deve quebrar duas invencibilidades, ao mesmo tempo, na atual temporada: a dos novos carros Toyota Corolla e a dos três ex-pilotos da Fórmula 1 na categoria, que venceram, até agora, as quatro provas realizadas. Sem a presença de público e com rígido protocolo de segurança sanitária, as corridas no autódromo terão transmissão, ao vivo, da SportTV2. O Toyota Corolla ganhou as duas provas da 1ª etapa, em Goiânia, onde na primeira foi com o ex-piloto de F-1, o paranaense Ricardo Zonta, de 44 anos e, na segunda, com o paulista Rubens Barrichello, de 48 anos, até hoje, o piloto com o recorde de maior número de participações nos 70 anos de história da principal categoria do automobilismo mundial. Manter qualquer uma dessas duas invencibilidades em Londrina vai ser muito difícil, conforme revela o jovem piloto Bruno Baptista, de apenas 23 anos, que também corre de Toyota Corolla e ocupa atualmente o 11º lugar do campeonato.
“No automobilismo tudo pode acontecer. Porém, é certo que os oito pilotos que competem com o Corolla terão o desempenho um pouco prejudicado porque o carro recebe os pacotes técnicos de equalização entre as marcas quando passa a ter mais de 30 pontos de vantagem sobre o concorrente no Ranking de marcas. Na somatória de todos os pontos obtidos, levando-se em conta os dois melhores carros de cada marca, em cada prova, o Toyota Corolla traz 201 pontos contra 151 do Chevrolet Cruze. Assim, o meu Corolla, como os demais, terão posicionamento de asa traseira e spoiler dianteiro com menos pressão aerodinâmica do que os do Cruze e maior diferença de altura mínima do solo”, explica Bruno Baptista, piloto da equipe Toyota RCM Racing, atualmente apoiada pelas empresas Webmotors, HERO, Pro Automotive, Loctite e NGK do Brasil.

 

O sonho do título no Sul-brasileiro de Kart virou pesadelo

Com dois vice-campeonatos Sul-brasileiro, a expectativa de João Pedro Bortoluzzi era brigar pelo título máximo da categoria Graduados em 2020, já que no ano passado, em que a competição foi realizada em três etapas, ele escapou por 3 pontos. A equipe DDM Racing preparou bem o kart numeral 80, mas alguns contratempos dificultaram o alcance do objetivo. Com a corrida final disputada no feriado da independência, no kartódromo Beto Carrero, em Penha-SC, João Pedro Bortoluzzi encerrou a 23ª edição do Sul-Brasileiro de Kart na sexta colocação da Graduados A.

“Na primeira bateria classificatória eu larguei do nono lugar do grid. Com a pista molhada meu kart escorregou para fora da pista, voltei e quando percebi um mecânico estava empurrando o meu kart. Fiz uma boa prova, terminei na sexta posição, mas como o regulamento não permite ajuda externa, fui desclassificado. Na prova seguinte, largando do final do grid com 12 participantes e com a pista ainda muito molhada, eu bati e o kart quebrou ainda na primeira volta. Tive que abandonar. Na corrida final larguei de último de novo, depois de algumas voltas choveu muito. A corrida teve que ser interrompida com bandeira vermelha e eu estava em sexto lugar. A chuva parou, o asfalto continuou encharcado e foi difícil pra todo mundo manter o kart no traçado, e para quem estava no meio do pelotão, a condição da pista não dava chance nenhuma de avançar. Seguimos para a próxima, e o sonho do título Sul-brasileiro fica para 2021”, concluiu João Pedro Bortoluzzi.

 

Pedro Aizza tenta a quinta vitória seguida na temporada

O jovem piloto Pedro Aizza (Promax Bardahl / GM Motorsport / Rufato Distribuidora) encara nesta semana sua quarta competição em quatro semanas seguidas. O desafio da vez é a sexta etapa da Copa São Paulo Light de Kart, em Interlagos, onde o curitibano de 15 anos tentará um feito e tanto: garantir sua quinta vitória consecutiva na Graduados B.
“Sabemos que na categoria Graduados, a briga entre as fábricas de chassis é muito grande. Cada uma tem os pilotos profissionais que as representam, então o objetivo é irmos até o final do ano desenvolvendo um trabalho, para que eu possa ter um equipamento à altura para competir e concorrer pelo título do Campeonato Brasileiro no final do ano”, complementa Pedro Aizza, piloto do kart n.º 35.
A programação da Copa São Paulo Light de Kart, como é de costume, vai de quinta a sábado (10 a 12), no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos. Se na quinta os pilotos da graduados fizeram dois treinos, nesta sexta (11) eles repetirão duas sessões, para às 16h45 participarem da tomada de tempo. No sábado, a partir das 11h45, serão realizadas as duas baterias que definirão os vencedores.

 

Slim Curitiba será o hotel oficial do Paranaense de Kart

Os pilotos e equipes que disputarão o Campeonato Paranaense de Kart na próxima semana, nos dias 18 e 19, no Kartódromo Raceland Internacional, em Pinhais, já podem fazer suas reservas de hospedagem com desconto. Nesta sexta-feira os administradores do Raceland divulgaram o fechamento de uma parceria com o hotel Slim Curitiba, distante cerca de 14 quilômetros do kartódromo, onde os participantes do Paranaense terão tarifas especiais.

Desta forma, o quarto “single” terá o custo de R$ 148,00 (+5%) e o quarto duplo custará R$ 160,00 (+5%). As reservas podem ser feitas pelo telefone (41) 3040-2100 ou pelo e-mail reservas.slct@slimhoteis.com.br. O Slim Curitiba faz parte do Grupo Slaviero Hotéis e pode ser melhor conhecido através de seu site https://www.slavierohoteis.com.br/hoteis/slim-curitiba-av-das-torres/. Inscrições com desconto terminam hoje – O Campeonato Paranaense de Kart está com suas inscrições abertas e até esta sexta-feira, dia 11 de setembro, os pilotos poderão se inscrever com desconto de 10%. Acesse http://www.kartmotor.com.br/inscricao/paranaense-2020, preencha o formulário e aguarde o e-mail automático com as instruções de depósito.

 

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)