COLUNA RETA OPOSTA – Por Bispo Neto:

0
Postado 2 de setembro de 2020 por bisponeto em
Biel Daum vive as primeiras emoções na Copa SPR Light

O jovem piloto de 8 anos, Biel Daum (AD Móveis), viveu as primeiras experiências de uma competição durante a 2ª etapa da Copa SPR Light de Kart, realizada no último sábado (29), no kartódromo Beto Carrero, em Penha-SC. O calouro da Cadete mostrou que vai dar trabalho aos concorrentes marcando tempo muito próximo dos veteranos da categoria no treino classificatório: 1:00.736, marca que o colocou no 8º lugar do grid composto por 15 participantes. Na primeira bateria, Biel Daum tratou de defender a posição. No meio da prova, a disputa ficou mais acirrada, caiu para a 11ª colocação e na última volta conseguiu recuperar uma, recebendo a bandeira quadriculada em 10º lugar. Biel marcou seu primeiro ponto no kartismo na corrida de estreia. Na bateria seguinte, o piloto fez boa largada e ganhou dois postos. Faltando duas voltas para o final, um incidente ocasionado na disputa pela posição o empurrou para fora da pista. Biel Daum foi o 12º piloto a cruzar a linha de chegada.
“Considerando todos os fatores a estreia do Biel foi boa. Disputou, brigou por posições, fez ultrapassagens, perdeu, ganhou, foi pra fora, voltou… foi uma experiência e tanto. Ele tem talento, precisa agora ganhar experiência e desenvolver melhor suas habilidades, e isso virá somente com a prática nas competições”, comentou Rodrigo Paixão, preparador de Biel Daum (AD Móveis). No próximo sábado, o piloto volta para o mesmo local de estreia, mas com novo desafio: o Sul-brasileiro de Kart. A competição, que reúne pilotos de todo o país, será realizada de 5 a 7 de setembro.

 

Collet volta à pista e defende liderança em Nurburgring

Após um intervalo de 40 dias, pilotos e equipes da Fórmula Renault Eurocup voltam a acelerar para a disputa da terceira etapa em rodada dupla da temporada 2020. Após duas etapas na Itália, a categoria desembarca na Alemanha tendo o brasileiro Caio Collet na liderança do campeonato. Nas provas em Monza e Ímola, Collet conquistou uma vitória, um segundo, um terceiro e um quinto lugar. Com os resultados, o piloto, que integra o Renault Sport Academy, soma 68 pontos na tabela, 14 de vantagem em relação ao vice-líder Franco Colapinto e 18 à frente do espanhol David Vidales, terceiro colocado.

A pista alemã de 5.148 metros e 16 curvas não será novidade para o brasileiro, que no ano passado, em sua temporada de estreia na Fórmula Renault Eurocup, foi ao pódio na segunda corrida em Nurburgring, com um terceiro lugar. Durante a pausa no calendário, o brasileiro participou de atividades na sede da equipe Renault de F-1, em Enstone, na Inglaterra, vivenciando a rotina de alguns departamentos da fábrica. Também esteve em Viareggio, na Itália, onde intensificou seu programa de treinos físico e mental na Fórmula Medicine.

 

Escapamento prejudica João Bortoluzzi na Copa SPR

Depois de mais de cinco meses sem competições, João Bortoluzzi retorna para a 2ª etapa da Copa SPR Light de Kart, disputada no sábado (29/8), no kartódromo Beto Carrero, em Penha-SC. Os bons tempos marcados pelo piloto nos treinos oficiais criaram boas expectativas na equipe DDM Kart Racing. Mas, a quebra da ponteira do escapamento sucumbiu as chances de Bortoluzzi brigar pelas primeiras posições na etapa. Largando do 5º lugar do grid da categoria Graduados, João Bortoluzzi disputava a 3ª posição quando o kart perdeu rendimento e obrigou o piloto a abandonar a prova na 5ª volta. Na bateria seguinte, Bortoluzzi largou bem e assumiu a vice-liderança.

Conseguiu manter o ritmo até a penúltima volta, e terminou no terceiro lugar. Com a soma dos pontos João Pedro Bortoluzzi levou o troféu de 5º lugar e ocupa a 4ª posição na classificação da Copa SPR Light de Kart. No próximo sábado, Bortoluzzi retorna a mesma pista, desta vez para disputar o título do Sul-brasileiro, competição em que foi vice-campeão por duas vezes. Os treinos e a tomada de tempos serão realizados no sábado. As duas baterias classificatórias estão programadas para o domingo, e o resultado delas definirá o grid de largada para a corrida final, no feriado de 7 de setembro.

 

Fábio Fogaça estreia no Endurance Brasil em Curitiba

A 2ª etapa do Endurance Brasil, a ser disputada neste sábado, em Curitiba, no Paraná, terá como uma de suas novidades a estreia de Fábio Fogaça. O piloto da Copa Truck irá disputar a categoria P1, correndo pela equipe Sigma e tendo como parceiros os pilotos Jindra Kraucher e Aldo Piedade.

Segundo Fábio Fogaça, esta será uma nova experiência em sua carreira. “Só tenho a agradecer o convite do Jindra e da equipe Sigma. Participar do Endurance será uma nova experiência em minha carreira. Será uma corrida longa, com pit stops e os carros são protótipos. Estou ansioso pelos primeiros treinos e confiante em uma boa estreia”, destaca Fábio Fogaça.

 

Família Carta, 46 anos de automobilismo no Paraná

Ao participarem da etapa de abertura do Campeonato Paranaense de Marcas no próximo sábado e domingo, em Cascavel, os irmãos Andrei e Ruslan Carta Filho estarão escrevendo mais um capítulo da história da família nas pistas. Eles estarão iniciando a 46ª temporada dos Carta no automobilismo. Toda a história começou com o patriarca Ruslan Carta, em 1974, quando participou como navegador de uma prova de rali. De lá cá um Carta esteve presente em competições de rali, velocidade na terra, kart ou velocidade no asfalto.

Ruslan competiu, venceu e conquistou títulos no Paranaense, nas 500 Milhas de Londrina, Mil Milhas Brasileiras, Paranaense de Velocidade na Terra, onde defendeu nos anos 80 a famosa equipe Atlantic, que além dele na tinha Xandy Negrão no Brasileiro de Marcas, Hélio Seikel na Fórmula Ford e Luiz Evandro Águia no Rali.

Ao sentir o interesse dos filhos pelo esporte motor, Ruslan foi aliviando o pé e dando mais apoio aos garotos. Assim Andrei, com seis anos; e Ruslan Filho, com oito, estrearam no kart, competindo na categoria Cadete. De lá para cá os garotos cresceram, evoluíram e hoje não estrelas do automobilismo paranaense, com projetos para na próxima temporada passar para categorias nacionais. “Não estou mais acelerando, mas estou sempre presente nas pistas, estou sempre por perto, auxiliando no que é possível. Há 10 anos, a Stumpf de Cascavel cuida da parte técnica e assim Andrei e Ruslan Filho estão sempre na luta por títulos”, acentua Ruslan Carla, orgulhoso pelo desempenho de seus herdeiros.

 

Alfredinho Ibiapina conquista pódio no Beto Carrero World

As expectativas de uma equipe para uma competição são sempre as melhores possíveis. Afinal, é para isso que os pilotos treinam, condicionam o corpo, se preparam física e psicologicamente. Mas, nem sempre o resultado depende só do kart e do esforço de quem compete. Imprevistos acontecem. E foi assim a 2ª etapa da Copa SPR Light de Kart para o piloto Alfredinho Ibiapina (Orcali). Realizada no último sábado, no kartódromo Beto Carrero, em Penha-SC, a competição na categoria Júnior Menor, que reuniu 12 competidores, foi acirrada desde a tomada de tempos. A diferença entre o primeiro e o sexto colocado foi de apenas 0.405 s e Alfredinho Ibiapina marcou o terceiro melhor tempo, à 0.071s do pole position. Ainda na primeira volta da corrida 1, Ibiapina foi surpreendido por uma colisão na traseira do kart que o fez rodar e cair para o final do grid. Distante dos primeiros colocados conseguiu recuperar algumas posições e cruzar a linha de chegada no 7º lugar.

Na corrida 2, Alfredinho Ibiapina (Orcali) precisou defender a posição nas primeiras voltas e recebeu a bandeirada final no 4º posto. Com o resultado das duas provas o piloto finalizou a etapa com os pontos do 4º lugar, ocupando a 3ª posição na tabela de classificação do campeonato. “Quando a gente não ganha a corrida nesta fase da carreira, a gente tem que ficar contente com o aprendizado. O meu kart estava ótimo, mas incidentes acontecem. Nas duas baterias eu tive erros e acertos, e vou levar o melhor resultado disso tudo para as próximas competições. Desafio, é isso que nos move, né? Vamos para o Sul-brasileiro motivados porque sabemos que temos condições e equipamento para brigar pelo título”, comentou Alfredinho Ibiapina, que disputará a 23ª edição do Sul-brasileiro, no Beto Carrero, de 5 a 7 de setembro.

 

Guki Toniolo é vice-campeão da 2ª etapa da Copa SPR

O Kartódromo Beto Carrero, em Penha, litoral catarinense, recebeu no último sábado a 2ª etapa da Copa SPR Light de Kart. Dos 118 pilotos inscritos, 14 participaram da Cadete, categoria na qual Guki Toniolo (DVA/Bento Turismo) conquistou o segundo lugar na rodada e segue como vice-líder na classificação do campeonato. As disputas foram acirradas desde o treino classificatório, em que Guki Toniolo marcou o terceiro melhor tempo, à 0.204s do pole position. Na primeira bateria, o piloto da DVA/Bento Turismo caiu para a sétima posição na largada. Ainda no final da primeira volta recuperou três postos e foi buscar os três pilotos que brigavam pela liderança. Na volta de número oito, Guki Tonilo ocupou o terceiro lugar e se manteve muito próximo dos dois primeiros. Na última curva o piloto conseguiu uma ultrapassagem e garantiu o segundo lugar.

Na bateria seguinte, Guki Toniolo assumiu a liderança na largada e manteve até a sexta passagem. Ocupando a segunda posição, passou a última volta revezando na liderança. Na curva derradeira, a poucos metros da bandeirada, tentou a ultrapassagem por dentro e o concorrente fechou “a porta”. Guki Toniolo cruzou a linha de chegada à 0.146s do primeiro colocado, Luca Waltrick, e levou o troféu de vice-campeão da etapa. “Foram duas corridas muito disputadas e deu pra ver que não ser fácil conquistar o título do Sul-brasileiro na semana que vem. Mas, eu e a minha equipe Speed Kart estamos prontos e confiantes em um bom resultado”, comentou Guki Toniolo. O Sul-brasileiro inicia no próximo sábado com treinos oficiais a tomada de tempos. No domingo (06) serão realizadas as duas primeiras baterias e na segunda-feira, feriado nacional de 7 de setembro, a prova final.

 

Firás Fahs acumula experiência pro Sul-Brasileiro de Kart

Quebras e falta de ritmo foram fortes “adversários” do paranaense Firás Fahs no Open do Sul-Brasileiro de Kart. A competição, também válida pela 2ª etapa da Copa SPR, foi disputada sábado no kartódromo Beto Carrero World, em Penha, Santa Catarina.

Firás decidiu testar um chassi novo, já visando o Campeonato Sul-Brasileiro, que será disputado de sábado a segunda-feira, no Beto Carrero. O piloto de Foz do Iguaçu pouco andou nos treinos, enfrentando quebras. Nas duas baterias ele sentiu a falta de ritmo, pois está há seis meses sem competir, em função da pandemia do coronavírus, e ficou fora da zona de pontuação. “Treinos são diferentes de corridas. Estamos estreando na categoria Júnior Menor e sentimos a falta de ritmo. Fizemos muitos testes com o chassi e foi uma boa experiência para o Sul-Brasileiro. Iniciaremos os treinos no próximo sábado já com várias opções de acertos”, conclui Firas Fahs, piloto da equipe Cellshop/SOS Proteção.

 

Schilipack faz sucesso nas pistas como piloto e preparador

Com quatro anos no automobilismo, Carlos Eduardo Schilipack, o Caca, já tem história e faz sucesso nas pistas como piloto e como preparador. Vice-campeão paranaense e campeão do Metropolitano de Curitiba na categoria Turismo B no ano passado, Schilipack decidiu subir de categoria e será uma das feras da categoria Marcas B neste ano. A temporada será aberta em Cascavel, nos dias 5 e 6 de setembro. A prova terá promoção e organização do Automóvel Clube de Cascavel, com supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA).

Schilipack ingressou no automobilismo em 2016, com 33 anos de idade, quando disputou o Campeonato Paranaense de Velocidade na Terra e se sagrou campeão da categoria Super Chevy B. Em 2017, com a não realização da Velocidade na Terra, migrou para o asfalto, quando começou a preparar seu próprio carro e correndo em dupla com Arthur Bailo Neto. No meio da temporada passaram a competir cada um com seu carro e o sucesso de ambos fez com que muitos outros pilotos o procurassem para preparar seus carros. Schilipack vendeu sua empresa de autopeças e montou uma oficina especializada em preparação de carros de corridas. Hoje prepara os carros de Artur Bailo Neto, Paulo Barbosa, Fernando Kasmirski Zatta, Alcione Eduardo Weiss, Ivécio de Almeida, Marcelo Bonato e Richard Bailo na categoria Turismo. Os carros de Caca também fazem sucesso na arrancada, onde tem mais de uma dezena de pilotos. “Cada vez mais os pilotos me procuram para preparar seus carros. O maior número é na arrancada. Estou feliz com a opção que fiz e hoje fiz o meu esporte e a minha profissão”, afirma Schilipack.

 

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)