BMW Group: sete milhões de veículos elétricos ou híbridos Plug-in até 2030

0
Postado 14 de agosto de 2020 por bisponeto em
Com um plano traçado sobre sustentabilidade para os próximos 10 anos, o BMW Group reforça seu compromisso com os objetivos do Acordo de Paris (sobre mudanças climáticas), com foco principal na expansão da mobilidade elétrica. As metas de sustentabilidade do BMW Group visam colocar mais de sete milhões de veículos com sistemas de propulsão eletrificados nas estradas em todo o mundo até 2030. Dois terços deles versões 100% elétricas. Como resultado da expansão massiva da mobilidade elétrica, as emissões produzidas pelos veículos do BMW Group por quilômetro rodado serão reduzidas em cerca de 40% até o ano de 2030.

Hoje, as marcas BMW e MINI com sistemas de acionamento totalmente elétricos e híbridos Plug-in representam aproximadamente 13,3% de todos os novos registros na Europa (Fonte: IHS Markit New Registrations Relatório de julho de 2020). Este número é 50% maior que a participação média de todas as marcas, que gira em torno de 8%. A empresa espera que esse número suba para 25% em 2021, mais de 30% em 2025 e para 50% em 2030.

Os veículos BMW e MINI eletrificados atualmente são oferecidos em 74 mercados em todo o mundo, onde mais de 500 mil unidades eletrificadas foram vendidas até o final de 2019. Até o fim de 2021, esse número provavelmente aumentará para mais de um milhão. Apesar das restrições relacionadas à pandemia, mais veículos eletrificados do BMW Group foram vendidos durante o primeiro semestre de 2020 do que no período correspondente do ano anterior. No Brasil, o número de veículos BMW e MINI eletrificados já é maior em 2020 do que o registrado no ano anterior. Mais de 400 unidades foram emplacadas no país entre janeiro e julho contra 300 em todo o ano de 2019. O BMW Group também investe em infraestrutura e possui aproximadamente 200 pontos de recarga em todo o território nacional, além de ter a única rede inteligente de pontos de recarga em atuação no país, localizada em São Paulo.

Poder de escolha: abordagem eficaz para sustentabilidade global

A atual ofensiva de mercado está abrindo caminho para esse objetivo, com a empresa seguindo a abordagem do “poder de escolha” para atender às necessidades dos clientes e aos requisitos legais nos mercados automotivos globais. O BMW X3 é o primeiro modelo disponível em opções com motores a combustão de diferentes combustíveis altamente eficientes, incluindo versões com tecnologia híbrida moderada de 48 volts, com sistema de acionamento híbrido Plug-in ou sistema 100% elétrico.

No futuro, outros modelos de série, com sistemas de acionamento eletrificados e convencionais, serão construídos em uma única linha de produção. Por exemplo, a próxima geração de sedãs de luxo do BMW Série 7, que será oferecida como uma versão puramente elétrica. Além disso, as séries de grande volume BMW Série 5 e BMW X1 serão lançadas no mercado, não apenas com motores convencionais de combustão interna e sistemas híbridos plug-in, mas também com unidades de tração totalmente elétricas.

A eletrificação é parte integrante do futuro como exemplificado no acrônimo D-ACES (Design, Autônomo, Conectado, Eletrificado e Serviços / Compartilhado) definido pelo BMW Group em sua estratégia NUMBER ONE> NEXT. Hoje, o BMW Group já oferece a mais ampla seleção de veículos correspondentes em todo o mundo.

O melhor dos dois mundos: modelos híbridos plug-in da BMW e MINI

Graças à interação coordenada de forma inteligente entre os dois sistemas de direção, os modelos híbridos Plug-in BMW e MINI combinam o melhor de dois mundos. Eles facilitam a direção puramente elétrica no tráfego urbano e ao se deslocar entre a casa e o local de trabalho, bem como em deslocamentos mais longos como numa viagem, por exemplo. A autonomia elétrica é aumentada por intermédio de um sistema de regeneração intensiva durante as fases de desaceleração. Além disso, o gerenciamento inteligente de energia oferece a possibilidade de economizar bateria especificamente para uma condução local sem emissões em áreas urbanas. O pré-condicionamento do interior é padrão e garante um conforto otimizado em qualquer estação graças ao aquecimento e ao ar condicionado auxiliares.

Para o futuro, o BMW Group está desenvolvendo um ciclo de material reutilizável sustentável para células de bateria. As principais commodities (cobalto e lítio) são originadas exclusivamente de fornecedores que atendem a padrões rigorosos de sustentabilidade ecológica e social. Eles são obtidos pelo BMW Group e repassados para os produtores de células de bateria. O motor elétrico da última geração do BMW eDrive é produzido sem matérias-primas das chamadas ‘terras raras’. Além disso, a eletricidade de fontes renováveis é usada exclusivamente para a produção de todos os componentes da tecnologia BMW eDrive de última geração. Como resultado, cerca de 10 milhões de toneladas de emissões de CO2 serão evitadas nos próximos dez anos.

No geral, a partir deste ano, todos os locais de produção do BMW Group em todo o mundo serão abastecidos com eletricidade 100% verde. A empresa também aumentará substancialmente a proporção de materiais secundários usados em seus novos veículos. No futuro, a continuação do uso e reciclagem de baterias de alta tensão se tornará ainda mais relevante. Depois de ser usado em veículos com sistemas de propulsão eletrificados, pode servir como unidade de armazenamento estacionárias para energia eólica e solar, o que é atualmente o caso nas instalações da fábrica da BMW em Leipzig. Uma reciclagem eficiente de matérias-primas não ocorre até depois disso.

Embora uma cota de reciclagem de 50% seja exigida atualmente em toda a Europa, o BMW Group e a Duesenfeld (especialista alemã em reciclagem) desenvolveram em conjunto um processo no qual estima-se uma cota de reciclagem superior a 95%.

 

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)