De Betim a Milão, três jovens tiveram o apoio do Instituto Árvore da Vida

0
Postado 17 de junho de 2020 por bisponeto em
Criado em 2004, como projeto social da Fiat e independente desde 2017, o Instituto Árvore da Vida (IAV) é hoje uma associação sem fins lucrativos composta e gerida por membros da comunidade do Jardim Teresópolis, localizada nos arredores do Polo Automotivo Fiat, instalado em Betim (MG).

Desde o seu surgimento, a iniciativa proporciona desenvolvimento socioeconômico por meio de atividades culturais e educativas. Em seu espaço, são oferecidas oficinas de violão, percussão, canto coral, dança, formação humana e iniciação no mundo do trabalho. Tudo isso pensado para impulsionar o desenvolvimento de aspectos como autoestima, relações interpessoais e inserção dos jovens no mercado de trabalho. Em seus mais 15 anos de história, o projeto floresceu e mudou a trajetória de muita gente.

“Sempre com muito orgulho celebramos os frutos deste trabalho de qualidade que o Árvore da Vida realizou em seus mais de 15 anos de existência. Por não ser uma intervenção pontual, mas uma transformação consistente junto à comunidade do Jardim Teresópolis, esta iniciativa consegue o êxito de já ter transformado a trajetória de milhares de jovens da região”, disse Fernão Silveira, Diretor de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da FCA para o América Latina.

Websérie

Para contar um pouco de algumas das mais de 22 mil vidas que foram mudadas pelo projeto, a FCA (Fiat Chrysler Automóveis) compartilha nesta sexta-feira (19), o primeiro episódio de uma websérie dividida em três partes. Feita em parceria com produtora Conspira+, a série mostra a história de três jovens que tiveram a sua trajetória transformada.

Com quatro minutos, o capítulo inaugural apresenta os três protagonistas: Natiele Alves (25 anos), jovem que saiu de saiu de Betim para desfilar pela Dolce & Gabanna em Milão; Douglas Rodrigues da Silva (14 anos), garoto autodidata em música que utilizava celular para emular o som do piano até começar nas oficinas de música do IAV; e, Laiza Gonçalves Serpa (15), atleta que começou a praticar a atividade nas oficinas de esportes do Árvore da Vida e já alcançou excelentes resultados em competições de rendimento.

Nas próximas três semanas, às terças-feiras, os novos episódios serão disponibilizados no YouTube, Instagram e Facebook da FCA Latam. Além disso, a história do projeto e produção também serão compartilhadas nos canais oficiais do IAV e no FCA Latam Stories, página mantida pelo grupo para dividir relatos inspiradores.

Vale lembrar que todas a captações de imagens, entrevistas e produções externas foram feitas antes da pandemia.

Veja neste link o episódio de estreia: https://www.youtube.com/watch?v=nMCTPQotH1Y.

Números da transformação

Símbolos das alterações potencializadas pela iniciativa, os três protagonistas representam alguns índices que o IAV tem ajudado a modificar. De acordo com pesquisas, os jovens que passam pelas atividades do Instituto têm 3,6 vezes mais chances de continuar a estudar e uma probabilidade 4,8 vezes maior de se formar em um curso superior.

“Uma das maiores lições aprendidas por todos os envolvidos nesta iniciativa ao longo destes anos é o grande poder da construção colaborativa. Como FCA, nunca nos colocamos como voz preponderante e sim uma ponte a serviço da comunidade. Por isso, o instituto é hoje autónomo, gerido e protagonizado pela própria comunidade”, ressalta Luciana Costa, Coordenadora de Sustentabilidade da FCA para a América Latina.

Sobre o Árvore da Vida

O desenvolvimento social da comunidade do Jardim Teresópolis, região localizada em frente ao Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG), é o que move o Instituto Árvore da Vida, que nasceu como projeto social da FCA em 2004. O projeto criou raízes sólidas e agora cresce de forma autônoma. Desde 2017, seguindo um percurso de amadurecimento e protagonismo, o projeto transformou-se no Instituto Árvore da Vida (IAV), uma associação sem fins lucrativos composta e gerida por membros da própria comunidade.

Desde 2004, o Árvore da Vida beneficiou mais de 22 mil moradores, com atividades sócio culturais, de capacitação profissional, apoio ao empreendedorismo e ao desenvolvimento comunitário.

Veja as ações do Instituto Árvore da Vida pelo @institutoarvoredavida.

Acompanhe a FCA pelos canais:

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCjCSfbDjULqJ8MfW1zmebjQ;

Instagram: https://www.instagram.com/fcalatam/?hl=en;

Facebook: https://www.facebook.com/fcalatam/.

Ficha Técnica:

Árvore da Vida:

Personagens: 

Douglas Rodrigues;

Natiele Alves;

Laíza Serpa.

Equipe: 

Carla Carneiro;

Duane Vilarino;

Fábio Pontes;

Helen Isolani;

Hiago Dias;

Ilmar Soares;

Maiara Wenceslau;

Regina Alves.

Conspira+:

Equipe:

Renata Brandão – CEO;

Rodrigo Guimarães – Produtor Executivo;

Cacá Roscoe – Direção;

Luciana Laborne – Coordenação de Produção;

Karine Porto – Coordenação de Criação;

Helder Navarro – Coordenação de Pós-produção;

Rafael de Mendonça – Roteirista;

Clarissa Rodrigues – Roteirista;

Marcelo Gabrich – Produtor Assistente;

Welington Pinto – Financeiro/Administrativo;

Geraldinho Neves – Cinegrafista;

Tiago Maia – Cinegrafista;

Carlos Peru Maciel – Cinegrafista;

Raul Kind – Cinegrafista;

Marquinho Mikk Jagger – Assistente de set;

Glaydson – Técnico de Som;

Oswaldinho – Técnico de Som;

Tobias Bahia – Editor;

Leandro Preisser – Editor;

Luiz Victor – Editor;

André Oliveira – Motion Designer;

Sérgio Oliveira – Motion Designer;

Bruno Furiatti – Finalizador;

Nilce Jesus – Serviços Gerais.

FCA – FIAT CHRYSLER AUTOMÓVEIS:

Presidente para América Latina: Antonio Filosa;

Diretor de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade: Fernão Silveira;

Líder de Sustentabilidade: Luciana Costa;

Líder de Eventos: Gustavo Lages;

Líder de Imprensa: Roberto Baraldi;

Líder de Relações Públicas: Mariana Cordeiro;

Líder de Planejamento Financeiro: Fernanda Souza;

Equipe: Aline Galdino, Ana Luiza Veloso, André Barreto, Ellen Dias, Fernando Elias, Patrícia Duarte, Ricardo Dilser, Rodrigo Tramontina, Simone Santos, Tatiana Carvalho e Walter Júnior.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)