Ônibus Citaro da M-Benz transformado em UTI móvel

0
Postado 7 de maio de 2020 por bisponeto em
Em apenas três semanas, a Daimler Buses, em sua fábrica de Neu-Ulm na Alemanha, transformou um ônibus urbano intermunicipal num veículo especial para o transporte de pacientes com Covid-19. O Mercedes-Benz Citaro, agora a maior ambulância do tipo UTI móvel do país, será usado pela Unidade de Serviços Médicos de Emergência da Cruz Vermelha Alemã (DRK) de Heidenheim-Ulm, parceira neste projeto. Inicialmente, o ônibus será disponibilizado para utilização por um período de seis meses.

Essa iniciativa conta com apoio do Hospital Universitário da cidade de Ulm, que fornece o corpo médico especializado. A SWU – Stadtwerke Ulm/Neu-Ulm GmbH, empresa de serviços públicos, também participa, fornecendo motoristas e profissionais de manutenção. “As equipes dos hospitais e do atendimento de saúde estão trabalhando incansavelmente e merecem todo respeito. Por isso, estamos felizes em poder apoiar a DRK fornecendo capacidade de transporte”, diz Till Oberwörder, chefe da Daimler Buses. “Como fabricante de ônibus, desejamos contribuir para a luta contra a pandemia da Covid-19 na nossa região. Além disso, uma gama diversificada de atividades na fábrica de Neu-Ulm mostra que existem boas iniciativas e estratégias de nossos colaboradores”.

Da ideia à implementação

David Richter, diretor executivo da DRK de Heidenheim-Ulm, teve a ideia de transformar um ônibus para fazer frente à necessidade de aumentar a capacidade de transporte por UTI móvel, atualmente tão necessária em muitos lugares. A Daimler Buses conseguiu oferecer seu apoio de maneira rápida com uma equipe de 12 colaboradores da área de produção de ônibus de Neu-Ulm, que converteu o ônibus em uma ambulância do tipo UTI móvel de alta capacidade em somente 15 dias úteis.

Tanto a transformação, quanto o fornecimento de equipamentos médicos, foram concluídos em estreita colaboração com a Cruz Vermelha de Heidenheim-Ulm. “A ambulância tipo UTI móvel de alta capacidade faz com que a DRK e os médicos do Hospital Universitário de Ulm consigam aliviar com eficiência os hospitais em que há escassez de leitos para cuidados intensivos”, ressalta David Richter.

Ambulância para pacientes que precisam de cuidados intensivos

O Mercedes-Benz Citaro produzido em 2019 como ônibus intermunicipal, de 45 assentos e com espaço para 40 pessoas em pé, foi ocupado com quatro leitos completos de UTI para sua nova função. Graças a este ônibus reconfigurado, a Cruz Vermelha Alemã de Ulm possibilitará um rápido transporte dos pacientes que precisam de cuidados intensivos para outros hospitais. As viagens serão supervisionadas por dois médicos de UTI do Hospital Universitário de Ulm. Três paramédicos e dois profissionais da DRK também estarão a bordo.

Equipamentos médicos para a UTI móvel de alta capacidade

Esse ônibus Citaro especial é equipado com quatro macas de rodas eletro-hidráulicas, quatro respiradores de UTI, quatro telas de monitoramento, uma unidade de ultrassonografia, bem como um dispositivo de análise de gasometria arterial. A equipe da Daimler Buses também criou espaço suficiente para armazenamento de objetos, medicamentos, equipamentos de enfermaria e de respiração, além de roupas de proteção. As janelas laterais foram laminadas para garantir a privacidade. O ônibus também foi equipado com luz azul e sirene de alarme.

Compartimento interno protegido de maneira higiênica

Como o ônibus servirá para o transporte de pacientes da Covid-19, as exigências quanto à higiene desempenharam um papel importante durante a transformação. Por exemplo, um spray desinfetante pode ser usado no compartimento de pacientes assim que cada operação de transporte for concluída. A área do motorista está separada do compartimento de pacientes por meio de uma parede e o sistema de ventilação também foi modificado. Como resultado, o motorista não tem contato com os pacientes e não fica exposto à contaminação.

Gunter Czisch, prefeito de Ulm, faz elogios à iniciativa: “Representados pela SWU – Stadtwerke Ulm/Neu-Ulm, estamos orgulhosos de participar deste projeto piloto tão especial. O veículo da fábrica da Daimler Buses de Neu-Ulm demonstra claramente as inovações que a região de Ulm/Neu-Ulm consegue realizar”.

Klaus Eder, diretor executivo da SWU, acrescenta: “A SWU tem dado apoio a várias iniciativas e projetos de ajuda na região sob o slogan #WirFürEuch (#NósporVocês). Para nós, organizar o pessoal para realizar o transporte dos pacientes pela UTI móvel, assim como para os reparos e manutenção do veículo, é uma boa oportunidade de colaborar. Afinal, nós transportamos mais de 40 milhões de passageiros com segurança e confiabilidade todo ano”.

Transportes interestaduais

A UTI móvel será disponibilizada para o sistema de transporte médico dentro do estado de Baden-Württemberg, mas poderá ser utilizada para operações interregionais e interestaduais. A frequência e as regiões em que a UTI de alta capacidade irá operar dependerão principalmente da forma como a pandemia da Covid-19 continuará nos próximos dias.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)