Família F1: eficiência dos motores FPT Industrial move o Iveco Daily

0
Postado 7 de maio de 2020 por bisponeto em Caminhões
Referência em sua categoria, o novo Iveco Daily conta com os atributos da família F1 da FPT Industrial. Produzidos na fábrica da marca da CNH Industrial em Sete Lagoas (MG), os motores FPT F1A, de 130 cv, e FPT F1C, de 150 cv e 170 cv, entregam o que há de mais moderno para a gama do utilitário, aliando alta performance, robustez e baixo consumo de combustível.

A família F1 representa a longa trajetória de mais de 35 anos da FPT Industrial na produção de motores para veículos comerciais leves. Pioneira em tecnologias como o turbo de geometria variável e a injeção Common Rail, a marca já entregou mais de 2 milhões de unidades da família em todo o mundo. “Nossos motores carregam o DNA inovador, a confiabilidade e a experiência da FPT Industrial, líder no segmento, com mais de 300.000 unidades da família F1 produzidas ao ano”, afirma o diretor de Engenharia da FPT Industrial, Alexandre Xavier.

Economia operacional aliada a baixo consumo

Os motores FPT F1 dispõem de quatro válvulas por cilindro, duplo eixo comando, sistema de regulagem válvula hidráulica que dispensa manutenção e sistema de admissão de ar com modernos turbocompressores. A distribuição de potência e torque é feita de forma inteligente, para que o desempenho e a economia de combustível sejam privilegiados em qualquer situação. O sistema EGR recircula os gases de escape, sendo a solução mais adequada para os veículos comerciais leves, atendendo todos os limites estabelecidos pelas normas de controle de emissões, conforme o Proconve L6/Euro 5. Em termos econômicos, por não requerer a utilização do Arla 32, associada ao baixo consumo de combustível, a família de motores FPT F1 possui um dos menores custos de operação da categoria.

Os turbocompressores são configurados para cada aplicação proporcionando a melhor performance com reduzido consumo combustível. “Os motores FPT da família F1 representam o que há de mais moderno para as missões de veículos comerciais em todo o mundo. Seguimos desenvolvendo novas tecnologias e soluções que atendam aos diferentes nichos e aplicações do mercado”, reforça o presidente da FPT Industrial para a América do Sul, Marco Rangel.

Compacto com máximo rendimento

Um dos produtos mais vendidos pela FPT Industrial no mundo, o motor FPT F1A foi desenvolvido seguindo todos os critérios de máximo rendimento, conforto e confiança. Compacto, já consagrado na Europa e mais adequado a ciclos urbanos, o propulsor de 2,3 litros entrega 130 cv de potência, com injeção Common Rail de última geração e sistema EGR, que dispensa o uso de Arla 32. O motor F1A do novo Iveco Daily utiliza correia dentada com duplo comando de válvulas no cabeçote. Essa formatação gera leveza ao motor, bem como a redução do nível de ruído.

Ficha Técnica:
Motor FPT F1A:
Iveco Daily City:

Cilindrada: 2.3L;
Número de cilindros: 4 em linha;
Número de válvulas: 16;
Aspiração: Turbo com Intercooler;
Tipo de turbo: WG – Wastegate;
Tipo de comando de válvulas: DOHC;
Potência [cv]: 130 cv a 3.600 rpm;
Torque [Nm]: 320 Nm de 1.800 rpm;
Sistema de injeção: Eletrônico – Common Rail;
Combustível: Diesel – S10;
Tipo de bloco: Não estrutural;
Nível de emissões: Euro 5;
Tecnologia para controle de emissões: EGR;
Peso [Kg]: 222.

Maior densidade de potência e torque

O motor FPT F1C é líder em densidade de potência e torque na categoria. Aplicável a diferentes missões, o propulsor de 3,0 litros, de 150 cv a 170 cv de potência, conta com injeção Common Rail de última geração e sistema EGR, entregando o tempo mais curto até atingir o torque máximo. Todas as funcionalidades do motor F1C foram desenvolvidas para melhorar a confiabilidade, a durabilidade e a facilidade de manutenção do novo Iveco Daily.

Ficha Técnica:
Motor FPT F1C:

Iveco Daily 35-150:

Cilindrada: 3.0L;
Número de cilindros: 4 em linha;
Número de válvulas: 16;
Aspiração: Turbo com Intercooler;
Tipo de turbo: WG – Wastegate;
Tipo de comando de válvulas: DOHC;
Potência [cv]: 150 cv a 3.500 rpm;
Torque [Nm]: 350 Nm a 1.400 rpm;
Sistema de injeção: Eletrônico – Common Rail;
Combustível: Diesel – S10;
Tipo de bloco: Não estrutural;
Nível de emissões: Euro 5;
Tecnologia para controle de emissões: EGR;
Peso [Kg]: 260.

Motor FPT F1C:
Iveco Daily 45-170/55-170/65-170/70-170:

Cilindrada: 3.0L;
Número de cilindros: 4 em linha;
Número de válvulas: 16;
Aspiração: Turbo com Intercooler;
Tipo de turbo: 2ST – Duplo Estágio;
Tipo de comando de válvulas: DOHC;
Potência [cv]: 170 cv a 3.500 rpm;
Torque [Nm]: 400 Nm a 450 Nm a 1.400 rpm;
Sistema de injeção: Eletrônico – Common Rail;
Combustível: Diesel – S10;
Tipo de bloco: Não estrutural;
Nível de emissões: Euro 5;
Tecnologia para controle de emissões: E-EGR;
Peso [Kg]: 268.


0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)