Porsche apresenta nova tecnologia de impressão 3D para bancos tipo concha

0
Postado 17 de março de 2020 por bisponeto em
A Porsche está revolucionando os bancos esportivos: a empresa vai expor uma inovadora alternativa para o estofamento convencional dos bancos tipo concha no Salão Internacional de Genebra, entre 5 e 15 de março, com o estudo conceitual de um “assento integral com formato do corpo impresso em 3D”. A parte central desse banco ou, em outras palavras, as almofadas do assento e das costas, é produzida parcialmente por uma impressora 3D. No futuro, os clientes poderão optar entre três níveis de firmeza (duro, médio ou macio) para a camada de conforto. Com essa nova tecnologia, a fabricante de carros-esporte está mais uma vez enfatizando sua estreita ligação com o automobilismo esportivo: o banco esportivo personalizado segue os princípios do acabamento personalizado do banco para cada piloto, normal no automobilismo.

“O banco é a interface entre o ser humano e o veículo e, por isso, é importante para uma dirigibilidade precisa e esportiva. É por isso que as estruturas de assento customizadas para o piloto têm sido o padrão em carros de corrida já faz um longo tempo”, explica Michael Steiner, membro do Conselho Executivo da Porsche para Pesquisa e Desenvolvimento. “Com o ‘assento integral tipo concha com o formato do corpo impresso em 3D’, mais uma vez estamos dando aos nossos clientes de produtos feitos em série a oportunidade de experimentar a tecnologia trazida do automobilismo esportivo. Além de uma adaptação ergonômica semelhante à encontrada no automobilismo, esse banco também traz um design único, menor peso, maior conforto e controle climático passivo.

“O assento integral tipo concha com o formato do corpo” é baseado no banco concha integral da Porsche e possui uma estrutura de construção tipo sanduíche: uma base de apoio feita de polipropileno expandido (EPP) é colada a uma camada de conforto respirável consistindo numa mistura de materiais à base de poliuretano feita com a utilização de manufatura aditiva – em outras palavras, usando uma impressora 3D. A camada externa do assento conceitual é feita de “Racetex” e apresenta um padrão de perfurações específico para o controle da climatização. Painéis de janela proporcionam uma vista de componentes coloridos na estrutura espacial impressa em 3D e dão ao banco concha integral um design inconfundível.

O “assento integral tipo concha com o formato do corpo impresso em 3D” será disponibilizado pela Porsche Tequipment como banco para pilotos para as linhas 911 e 718 já a partir de maio de 2020. A fabricação será limitada inicialmentea 40 protótipos de bancos para uso em pistas de corrida na Europa, em combinação com um cinto de segurança de seis pontas. O retorno sobre a experiência de uso dado pelos clientes será incorporado no processo de desenvolvimento. Como próximo passo, “assentos integrais tipo concha com o formato do corpo impresso em 3D” em três diferentes níveis de firmeza e cores serão disponibilizados de fábrica pela Porsche Exclusive Manufaktur a partir da metade de 2021. No longo prazo, essa tecnologia permitirá também soluções completamente personalizadas, caso um número suficiente de clientes demonstre interesse. Juntamente com uma grande gama de cores, os bancos adaptados individualmente para o contorno específico do corpo de cada cliente serão então desenvolvidos e oferecidos.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)