Duster 2021 tem novo design, motor 1.6 e mais equipamentos

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Postado 6 de março de 2020 por bisponeto em
A Renault do Brasil apresentou em Foz do Iguaçu (PR), para a imprensa especializada, o novo Duster 2021, que chega ao mercado brasileiro para dar continuidade a uma história de sucesso. Por fora, o design é completamente novo, com linhas mais musculosas, que transmitem imponência e robustez. Agora os faróis apresentam a assinatura luminosa característica da gama Renault com luzes diurnas de LED em formato de “C”. O novo para-choque se associa às linhas marcantes do capô transformando completamente à percepção do cliente. Mais aerodinâmico, o modelo reduziu o ângulo do para-brisa e aumentou sua linha de cintura, diminuindo assim a área envidraçada.

No interior, uma verdadeira revolução, com mais qualidade percebida e melhor ergonomia. Entre as novidades estão o painel de instrumentos mais moderno e funcional, a central multimídia Easy Link de 8’’, os bancos com novas espumas e novo revestimento, o sistema de ar-condicionado e uma série de materiais que compõem o design do veículo.

A terceira geração do Renault Duster reúne robustez e conforto para garantir satisfação em qualquer terreno urbano ou off-road. Com os maiores ângulos de entrada (30°) e saída (34°5’) do segmento e a maior altura do solo (237 mm), o Duster encara obstáculos com facilidade. Além disso, o veículo mantém o maior porta-malas da categoria, com 475 litros, e oferece amplo espaço interno. O modelo também apresenta um aumento de 12,5% em sua rigidez torcional, se comparado ao modelo anterior, o que permite encarar terrenos irregulares com tranquilidade.

Mais moderno e tecnológico para facilitar a vida do cliente, o SUV traz a nova central multimídia Easy Link, com tela capacitiva de 8’’ com Android Auto e Apple Carplay. Com layout personalizável para até cinco usuários diferentes, a tela se ajusta ao desejo de cada consumidor. Pela central multimídia também é possível visualizar imagens das quatro câmeras do novo sistema Multiview, que permite enxergar os quatro lados do veículo para auxiliar em situações off-road. Trazendo mais segurança, o Duster também recebe alerta de ponto cego e o sensor crepuscular para acendimento automático dos faróis.

O veículo chega em quatro versões: Zen (R$ 71.790), Zen CVT X-Tronic (R$ 77.790), Intense CVT X-Tronic (R$ 83.490) e Iconic CVT X-Tronic (R$ 87.490).
Sistema Multiview
Uma importante novidade do Duster 2021 é o sistema Multiview, que consiste em quatro câmeras, sendo uma dianteira, duas laterais e uma traseira, permitindo ao condutor alterar a visualização entre as imagens pelo Easy Link para obter uma visão de todas as direções do veículo. O sistema garante mais conforto e segurança para o motorista vencer situações em terreno off-road.

Tecnologia para segurança

Para garantir maior segurança aos ocupantes, o novo Duster recebeu reforços estruturais, novo cinto traseiro central de três pontos e cintos dianteiros com pré-tensionadores. O veículo apresenta um aumento de 12,5% em sua rigidez torcional, se comparado ao modelo anterior, o que permite encarar terrenos irregulares com tranquilidade.
Outro importante equipamento incorporado ao Duster 2021 é o alerta de ponto cego, que acende uma luz nos retrovisores externos quando um veículo se encontra na zona cega do motorista. Para auxiliar nas manobras e no estacionamento o condutor também conta com um sensor de estacionamento composto por quatro sensores.

Além disso, o novo Duster traz em 100% da gama tecnologias para aumentar a segurança no trânsito: ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade), que ajuda o motorista a manter o controle do veículo em mudanças bruscas de trajetória ou perda de aderência em curvas, freios ABS com AFU (Auxílio à Frenagem de Urgência) e o HSA (Assistente de Partida em Rampa), que mantém o veículo parado até dois segundos após a liberação dos freios em subidas.

Motor 1.6 SCe        
No motor 1.6 SCe, a grande novidade é a tecnologia Start & Stop, adicionada inclusive às versões equipadas com câmbio CVT X-Tronic. Desenvolvido pela Renault Tecnologia Américas (RTA) e produzido no Complexo Ayrton Senna, no Paraná, o motor se destaca pelo maior desempenho e prazer ao dirigir. O propulsor traz duplo comando de válvulas variável na admissão, injetores posicionados no cabeçote que garantem alta eficiência e bom desempenho desde as baixas rotações. O motor é flex e com etanol atinge a potência máxima de 120 cv e o torque é de 16,2 kgfm.
A Renault aproveita o “know-how” adquirido nas pistas da Fórmula 1, categoria na qual a marca já conquistou 12 títulos mundiais de construtores, para garantir a máxima eficiência de seus motores. Das pistas, veio a tecnologia ESM (Energy Smart Management) e a bomba de óleo com vazão variável, que reduzem o consumo de combustível.

Câmbio CVT X-Tronic    
O câmbio CVT X-Tronic proporciona o máximo conforto, especialmente para grandes centros urbanos. Um de seus diferenciais é um software de gerenciamento que dá a opção ao condutor de reproduzir seis marchas virtualmente. A transmissão CVT X-Tronic oferece, em todas as versões, a possibilidade de troca manual na alavanca de câmbio. Ao motorista cabe posicionar a manopla à esquerda para assumir o controle. A opção traz vantagem em performance, especialmente nas ultrapassagens e arrancadas.

As acelerações do CVT X-Tronic são constantes e eficientes. O desenvolvimento desta transmissão foi baseado em três pilares: linearidade, agilidade e dirigibilidade. O efeito pode ser percebido em retomadas de velocidade ou saídas de semáforo, por exemplo. Para os passageiros, a sensação é de conforto, sem que haja qualquer tranco.

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