Desempenho da Porsche após um ano eletrizante, inovador e bem sucedido

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Postado 25 de março de 2020 por bisponeto em
O balanço das atividades da Porsche em 2019 mostrou um conjunto de excelentes resultados no Brasil e no mundo. A marca cresceu vinte e oito por cento no mercado brasileiro em relação a 2018 e estabeleceu um novo recorde com 1.849 automóveis comercializados entre janeiro e dezembro. Em nível mundial, a Porsche aumentou as entregas, o faturamento com vendas e o resultado operacional.

Desde 2015, ano em que a Porsche estabeleceu sua subsidiária no Brasil, a marca apresenta um crescimento constante, sustentado por uma linha de produtos atraente e pela ampliação da rede de concessionários. Em 2020, serão abertos três novos pontos de venda: Goiânia, Fortaleza e uma segunda unidade em São Paulo.
Todos os modelos tiveram aumento nas entregas no mercado brasileiro em 2019. O Cayenne teve crescimento de sessenta e seis por cento em relação a 2018 (total de 575 unidades), impulsionado pelo lançamento da versão E-Hybrid (híbrido plug-in). O Macan teve 495 unidades comercializadas, ou dezesseis por cento a mais que em 2018. A linha 718 respondeu pela maior parte das entregas de esportivos: 223 Boxster (trinta por cento a mais que em 2018) e 103 Cayman (aumento de vinte e cinco por cento). As entregas do icônico 911 cresceram treze por cento, chegando a 238 automóveis. Por fim, foram vendidas 189 unidades do Panamera (sedã e Sport Turismo), dois por cento a mais que em 2018.
No ano financeiro de 2019, a Porsche AG aumentou as entregas, o faturamento com vendas e o resultado operacional a novos níveis recorde. A empresa entregou mais de 280.800 veículos aos clientes em 2019, correspondentes a uma elevação de dez por cento em comparação com o ano anterior. O faturamento com vendas subiu onze por cento, para € 28,5 bilhões, enquanto o resultado operacional aumentou três por cento ante o ano passado, atingindo € 4,4 bilhões. O retorno em vendas foi de 15,4 por cento. No mesmo período, a força de trabalho cresceu dez por cento, para um total de 35.429 empregados.
“Como pioneira da mobilidade sustentável, a Porsche tem implementado importantes medidas nos últimos anos. 2019 foi palco da introdução de muitos novos produtos emocionantes. Entre outras coisas, lançamos o Taycan, nosso primeiro carro espotivo totalmente elétrico”, comentou Oliver Blume, presidente do Conselho Executivo da Porsche AG. “Graças à nossa atraente gama de produtos, que consiste de carros eficientes movidos a gasolina, híbridos plug-in de alta performance e agora também carros esportivos puramente elétricos, nossas entregas voltaram a crescer no ano fiscal de 2019”. Segundo Blume, porém, o sucesso do ano passado é bem mais do que apenas uma situação instantânea. “Nosso objetivo primário é o crescimento com criação de valor. Nos últimos cinco anos, aumentamos nossos resultados em mais de 60 por cento. Isso nos permite criar os pré-requisitos para atender plenamente nossas responsabilidades empresariais nas áreas econômica, ecológica e social”.

“Em 2019, alcançamos novos valores recordes em termos de faturamento com vendas e lucros. O crescimento dos lucros se deve, particularmente, ao forte aumento dos volumes, assim como o desenvolvimento positivo de nossos outros campos e divisões de negócios. Ao mesmo tempo, altos custos fixos, ocasionados por nosso crescimento, significativos investimentos em eletrificação e digitalização e efeitos do câmbio tiveram um impacto negativo nos resultados”, afirma Lutz Meschke, vice-presidente do Conselho Executivo e membro do Conselho Executivo para Finanças e Tecnologia da Informática na Porsche AG. “Mesmo assim, voltamos a superar nossos objetivos estratégicos com um retorno em vendas de 15,4 por cento e um retorno de 21,2 por cento sobre os investimentos”.

O problema do diesel resultou em despesas especiais somando € 0,5 bilhão no segundo trimestre de 2019. Assim, o resultado operacional da Porsche AG no ano fiscal de 2019, antes

Maior crescimento na Alemanha e Europa
As séries de modelos Cayenne e Macan, em particular, foram responsáveis por um significativo aumento nas vendas: 92.055 veículos Cayenne – consequentemente, 29 por cento mais que no ano anterior – foram entregues aos clientes. Um total de 99.944 veículos Macan foi entregue a clientes – um aumento de 16 por cento, em comparação com 2018. No mercado doméstico da empresa e no mercado europeu como um todo, a Porsche gerou o mais forte crescimento em 2019, com um acréscimo de 15 por cento em cada caso. 31.618 foram vendidos na Alemanha e 88.975 em toda a Europa. A fabricante de carros esportivos também registrou crescimento em seus dois maiores mercados: na China, 86.752 veículos foram entregues aos clientes, resultando num crescimento de oito por cento em comparação com 2018. Nos Estados Unidos, a Porsche também aumentou o número de veículos entregues em oito por cento, para 61.568 unidades. Consequentemente, a fabricante de carros esportivos conseguiu desafiar a situação econômica em enfraquecimento nesses dois mercados.
Consistentemente sustentável
A eletromobilidade é uma criadora de vagas de trabalho na Porsche: cerca de 2.000 novos postos foram criados para o Taycan e a empresa lançou uma abrangente campanha de qualificação. A produção do carro esporte elétrico na fábrica principal em Zuffenhausen é neutra em emissões de carbono. Desde o início de 2020, a Porsche converteu totalmente o abastecimento de energia dessas instalações para fontes neutras em carbono. Novos prédios são eficientes energeticamente e a eletricidade vem de fontes renováveis. A empresa gera calor em suas novas usinas combinadas de força e calor (CHP), acionadas por biogás produzido a partir de materiais residuais e lixo.
Altos investimentos
Até 2024, a fabricante de carros esportivos investirá cerca de € 10 bilhões em hibridização, eletrificação e digitalização de seus carros e continuará reforçando consistentemente sua oferta na área da eletromobilidade. O próximo modelo a ser lançado será o primeiro derivado do Taycan, o Cross Turismo. A nova geração do SUV compacto Macan também será movida a eletricidade e, portanto, a segunda série de modelos da Porsche totalmente movida a baterias. A empresa está prevendo que, em torno do meio desta década, metade de sua gama de produtos já será oferecida como modelos totalmente elétricos e híbridos plug-in parcialmente elétricos.
“Já recebemos aproximadamente 30.000 pedidos de compra firmes para o Taycan antes de nossa apresentação mundial em setembro”, diz Blume. “Mais de 15.000 clientes até agora já assinaram seus contratos de compra. Estamos confiantes de que poderemos gerar uma alta demanda em 2020 como resultado da atratividade do Taycan e de nossos 911, 718 e derivados do Cayenne”.

“Ao longo dos próximos meses, vamos encarar um ambiente econômica e politicamente desafiador, especialmente tendo em vista a incerteza relacionada ao coronavírus”, afirma o CFO Meschke. Apesar do alto investimento na eletrificação da linha de produtos, digitalização e expansão e renovação das instalações da empresa, a companhia visa continuar a cumprir sua meta de altos ganhos, acrescentou Meschke. “Com medidas que irão aumentar a eficiência e através do desenvolvimento de novas e lucrativas áreas de negócios, queremos continuar alcançando nosso objetivo estratégico de um retorno de 15 por cento sobre as vendas”, enfatizou Meschke.

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