Mercedes-Benz forma nova turma de aprendizes do “Estrelas do Amanhã”

0
Postado 27 de janeiro de 2020 por bisponeto em Caminhões
A Mercedes-Benz do Brasil realizou na sexta-feira, 24 de janeiro, em sua fábrica de São Bernardo do Campo (SP), a cerimônia de formatura de mais 25 jovens aprendizes do projeto “Estrelas do Amanhã”. Essa iniciativa tem o objetivo de desenvolver profissionalmente os aprendizes que ingressam na Empresa pelo Centro de Formação e Integração Social (CAMP) ou pelo Centro de Integração Empresa Escola (CIEE).

“Com os 25 formandos de 2019, já são mais de 180 jovens aprendizes profissionalizados pelo projeto Estrelas do Amanhã em seis anos”, diz Fernando Garcia, vice-presidente de Recursos Humanos da Mercedes-Benz América Latina. “A educação é o caminho para o desenvolvimento da sociedade. Contribuir para a profissionalização faz parte do nosso compromisso. Por isso, o Estrelas do Amanhã está inserido no pilar de Educação & Esporte da estratégia de Responsabilidade Social da Mercedes-Benz do Brasil já há alguns anos”.

Durante a entrega dos diplomas, também foram anunciados os ganhadores do curso de inglês para o período de um ano. Os aprendizes vencedores foram premiados pelo seu melhor desempenho durante todo o projeto.

Como novidade para este ano, além das 30 vagas para aprendizes do CAMP e CIEE, também serão abertas 12 vagas para jovens da ONG AZO, instituição apoiada pela Mercedes-Benz desde 2013. “Isso nos traz mais satisfação e alegria, porque estamos criando oportunidades para mais estudantes. Aliás, investir em educação e na qualificação de pessoas faz parte de nossa história, com a forte parceria com o SENAI, desde quando iniciamos as atividades no Brasil. Por isso, esse projeto tem uma importância especial para a nossa Empresa”, diz Fernando Garcia.

Inovação e criatividade para os novos tempos de Indústria 4.0

A cerimônia de formatura reuniu cerca de 100 pessoas entre aprendizes e familiares, colaboradores da Mercedes-Benz, parceiros sociais e os professores do SENAI. A fim de celebrar e também motivar os participantes, foi realizada uma palestra inspiradora por Denilson Shikako, empresário, tecnólogo, músico, consultor empresarial e CEO da Fábrica de Criatividade, projeto social que oferece a moradores do Capão Redondo, na comunidade de São Paulo, aulas sobre arte, sustentabilidade, teatro e música.

Em sua palestra, Denilson Shikako falou sobre criatividade, inovação, geração de ideias, mudanças e muitos outros aspectos, apoiado na crença de que todo mundo pode ser mais criativo para enfrentar e superar desafios.

“Os conceitos abordados são essenciais para os jovens, que estão diante do avanço da Indústria 4.0 no País e no mundo. Aliás, eles já vivenciam essa realidade na fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo, pioneira no setor com a implantação de processos de produção da 4ª revolução industrial”, afirma Luiz Carlos Moraes, diretor de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais da Mercedes-Benz do Brasil, e responsável pelo Comitê de Responsabilidade Social da Empresa.

Qualificando para o futuro

O Estrelas do Amanhã surgiu em 2014, idealizado por um grupo de trainees da própria Empresa e oferece cursos profissionalizantes nas áreas de Planejamento e Controle de Produção, Assistente Administrativo e Assistente de Recursos Humanos.

O projeto tem parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que capacita jovens para o mercado de trabalho na área administrativa e industrial.

As aulas acontecem todos os sábados, das 8h às 15h, na planta de São Bernardo do Campo (SP). Os jovens passam por um processo seletivo coordenado pela área de Recursos Humanos da Mercedes-Benz do Brasil.

Atualmente, a Companhia tem cerca de 300 aprendizes do CIEE e do CAMP, que estão cursando o Ensino Médio ou o Fundamental, atuando nas áreas administrativas da Empresa. Todos eles podem se inscrever e concorrer ao processo seletivo do “Estrelas do Amanhã”, que, aliás, já selecionou os jovens que farão parte da turma de 2020.

Além dos cursos, a Mercedes-Benz oferece uma linha de ônibus exclusiva (fretamento) para os estudantes, almoço nos restaurantes da fábrica e a participação em eventos culturais. Os aprendizes recebem orientação sobre carreira, que abrangem informações sobre cursos universitários; sites disponíveis para o envio de currículos; bolsa emprego e postura a ser adotada durante entrevistas para concorrer às vagas no mercado de trabalho.


0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)