M-Benz apresenta carro-conceito Vision inspirado no filme AVATAR

0
Postado 9 de janeiro de 2020 por bisponeto em
A Mercedes-Benz está presente, mais uma vez, na maior feira de tecnologia do mundo. Acontecendo em Las Vegas, nos Estados Unidos, desde a última segunda feira, dia 6, a Consumer Electronics Show (CES) apresenta as mais diversas inovações que as marcas projetam para o futuro.

Mantendo seu foco e estratégia global, a Mercedes-Benz apresentou o seu mais novo carro-conceito inspirado no filme AVATAR, o Mercedes-Benz VISION AVTR. O diretor do filme, James Cameron, esteve presente na avant première do modelo ao lado do Presidente do Conselho de Administração Daimler AG e Mercedes-Benz AG, Ola Källenius.

O Mercedes-Benz VISION AVTR remolda o conceito de luxo moderno da marca e carrega no seu nome o propósito da sua criação. O nome do inovador veículo conceito representa não apenas a estreita colaboração no desenvolvimento do veículo com a equipe AVATAR mas, também, a Transformação Avançada de Veículos, presente nos iniciais em Inglês de Advanved Vehicle Transformation.

A inspiração no filme AVATAR é resultado de uma parceria global inédita entre uma das marcas mais inovadoras da indústria do entretenimento e a oitava marca mais valiosa do mundo, a Mercedes-Benz, e mostra uma interação perfeita entre homem, máquina e natureza.

O Design UX – Interação Intuitiva

Os designers de UX (User Experience) da Mercedes-Benz moldam a relação entre homem e máquina e vice-versa. O foco está em oferecer operações mais simples e intuitiva aos usuários, como exibir as informações corretas no momento certo – e apenas enquanto for realmente necessário.

Controle intuitivo

O Mercedes-Benz VISION AVTR já responde à abordagem dos passageiros visualizando o fluxo de energia e informação do ambiente com neurônios digitais que fluem através da grade a partir das rodas para a área traseira. A primeira interação entre o homem e o veículo ocorre de maneira totalmente intuitiva por meio da unidade de controle: ao colocar a mão no console central, o interior ganha vida e o veículo reconhece o motorista pela respiração. Isso fica visível no painel de instrumentos e na mão do usuário. Assim, o VISION AVTR estabelece uma conexão biométrica com o condutor e aumenta sua conscientização sobre o meio ambiente.

O veículo como um espaço de experiência imersivo

A conexão visual entre passageiros e o mundo exterior é criada pelo módulo de exibição curvo, que substitui um painel convencional. O mundo exterior ao redor do veículo e a área circundante são mostrados em gráficos 3D em tempo real e, ao mesmo tempo, mostram o que está acontecendo na estrada diante do veículo. Combinadas com linhas de energia, essas imagens detalhadas em tempo real dão vida ao interior e permitem que os passageiros descubram e interajam com o meio ambiente de maneira natural, com diferentes vistas do mundo exterior.

Família como foco principal

O VISION AVTR detecta automaticamente quando uma família está a bordo e se adapta de acordo com suas funções. Por exemplo, os bancos dianteiros são conectados ao banco traseiro por meio da função Child Connect. Os monitores podem ser usados ​​para monitorar o bem-estar das crianças na parte traseira pelos pais, na frente. Como uma conexão adicional entre os bancos frontais e a traseira, o pulso dos passageiros da frente na parte de trás dos bancos é visualizado pela luz. Isso dá aos passageiross mais jovens, em particular, uma sensação de conexão e segurança nos bancos traseiros.

O exterior – linguagem formal biônica

Quando as fronteiras entre homem e máquina são consideradas, a Mercedes-Benz combina luxo e sustentabilidade com o objetivo de tornar os veículos o mais econômico possível. Com o VISION AVTR, a marca agora mostra como um veículo pode se misturar harmoniosamente com o ambiente e se comunicar com ele. No ecossistema do futuro, o luxo definitivo é a fusão do homem e da natureza com a ajuda da tecnologia. O modelo é, portanto, um exemplo de luxo sustentável no campo do design. Assim que você entra, o veículo se torna uma extensão do seu próprio corpo e uma ferramenta para descobrir o ambiente, assim como no filme, os humanos podem usar avatares para ampliar e expandir suas habilidades.

Uma linguagem formal biônica inspirada na natureza caracteriza a aparência do VISION AVTR. Esse apelo sensual e inovador, com a linguagem de design “sem costura” típica do EQ, transforma o modelo em uma escultura de dentro para fora através de uma grande abertura oval em que o movimento espiral conecta o interior inseparavelmente ao exterior.

Fusão holística do exterior e do interior

As conchas das portas transparentes dão a impressão de leveza e eficiência da carroceria do veículo com aparência biônica. Ao mesmo tempo, eles abrem a visão do interior e, assim, sublinham a abordagem holística do design: a fusão do exterior, interior e UX. Todas as superfícies transparentes são enquadradas com a mais alta precisão por uma serigrafia decorativa. A espetacular abertura e fechamento das portas é inspirada nas asas de um banshee ou ikran, os montes voadores dos Na’vi da AVATAR.

O VISION AVTR impressiona com uma superfície prateada, além dos detalhes luminosos azulados, como na máscara frontal típica do EQ. Por outro lado, há o ouro rosa quente dos braços expressivos do aro, que também é característico da linguagem de design da marca de produtos e tecnologia EQ.

Comunicação e interação com o meio ambiente

O veículo se torna uma parte ativa de seu ambiente: 33 elementos de superfícies móveis multidirecionais na parte traseira do veículo permitem uma interação completamente nova do VISION AVTR com seus arredores. Esses “retalhos biônicos” lembram vários animais pandoranos e se comunicam por meio de movimentos naturais em gestos sutis. Tanto os “retalhos biônicos” quanto as linhas de luz neurais reagem à abordagem de fora e também refletem – conectando-se ao motorista – às emoções e atividades dos ocupantes. A energia natural flui visivelmente através do veículo. As “abas biônicas” mudam de orientação em sintonia, a fim de apoiar de maneira ideal o veículo durante as manobras e expressar a conexão entre o homem e o veículo também no exterior. Além disso, eles podem ser usados ​​como painéis solares.

Naturalmente dinâmico: Rodas inspiradas nas sementes da árvore sagrada

Os designers da Mercedes-Benz usaram os woodprites, as sementes da Árvore das Almas da AVATAR, como inspiração para o design das rodas, que incorporam a inteligência da natureza. Os degraus e os braços iluminados do aro se fundem em uma escultura de roda completamente nova que parece ter crescido organicamente. Os seis segmentos de aparência orgânica do aro são intercalados com guias de luz azul. Devido à sua forma quase esférica, as rodas permitem ao VISION AVTR experimentar novos movimentos de direção, bem como um pequeno círculo de giro e minimizar a superfície de contato dos pneus com o substrato. Todas as quatro rodas do veículo podem mudar de direção. Em combinação com a disposição dos eixos do VISION AVTR, é possível mover o veículo não apenas para frente e para trás, mas também na diagonal. Como resultado, o modelo alcança uma agilidade extremamente alta e o chamado “movimento do caranguejo” confere ao veículo-conceito uma aparência de animal, mesmo em seu movimento.

O interior – inspirado na natureza

Apesar de suas abordagens revolucionárias, o VISION AVTR segue a linguagem de design da marca de produtos e tecnologia EQ: A beleza, combinada com elementos digitais, cria tensão, as tecnologias do futuro distante sublinham a linguagem de design progressivo e luxuoso.

Mesclagem interior e exterior

Pela primeira vez, a Mercedes-Benz trabalhou com uma abordagem de design completamente nova no design do VISION AVTR. O conceito holístico combina as disciplinas de design interior, exterior e UX desde o primeiro esboço. A percepção humana é o ponto de partida de um processo de design de dentro para fora. O processo de design começa com a experiência dos passageiros e concentra-se conscientemente na percepção e nas necessidades de cada um deles. O objetivo foi criar um veículo que prolongasse a percepção de seus ocupantes. Era também uma questão de criar um espaço de experiência imersivo no qual os passageiros se conectassem com o veículo e o seu redor de uma maneira única.

A estrutura distinta de dentro para fora do VISION AVTR combina o interior e o exterior para criar um todo emocional. A abertura lateral da linha externa percorre o interior e cria uma estrutura de loop muito generosa, inspirada na conexão entre os Na’vi no filme AVATAR e seu ambiente natural em Pandora.

Inspirado pela Mãe Natureza

A natureza serve como a principal fonte de inspiração para o interior do VISION AVTR: toda a estrutura é projetada a partir de uma linha e assume formas orgânicas. Elementos florais e tecidos suaves do interior contrastam com contornos dinâmicos. As faixas de luz nos assentos encontram sua extensão óptica em projeções no console central. O interior é animado com linhas de energia e gráficos em tempo real. A experiência do usuário como elemento central do VISION AVTR é comparável a um organismo simbiótico. Assim que os passageiros embarcam e se sentam, eles se fundem com o veículo e podem literalmente sentir o mundo ao seu redor e experimentá-lo ainda mais conscientemente. Elementos técnicos e funcionais podem ser operados intuitivamente. Este veículo não possui botões ou interruptores visíveis, as funções são projetadas no corpo ou na mão do condutor ou do passageiro – um novo nível de fusão homem-máquina. A tecnologia só é visível quando o motorista realmente precisa e deseja uitlizá-lo. O design do painel destaca essa experiência natural com uma aparência atmosférica e luminosa.

Materiais sustentáveis ​​para um ambiente luxuoso e sustentável

Grandes áreas, como a concha traseira do banco e o céu, são decoradas com um tecido que muda de cor, inspirado no mundo das cores do mar. Dependendo da luz, o tecido muda de cor de azul escuro para um sutil azul claro. Estes assentos são refinados pelo couro vegan DINAMICA®. DINAMICA® é a primeira e única microfibra que garante a sustentabilidade ambiental ao longo de todo o ciclo de produção. Trata-se de um material reciclado feito a partir de roupas velhas, bandeiras e garrafas de plástico PET. Durante a produção é dada atenção às baixas emissões de poluentes e ao baixo consumo de energia. Graças à sua versatilidade, desempenho máximo e alta qualidade, o DINAMICA® é adequado para uso em interiores de automóveis de luxo. Também garante resistência ao deslizamento para os passageiros nos assentos. A suavidade do material dá aos ocupantes uma sensação de “bem-vindo em casa”.

No branco cristalino, DINAMICA® é impresso um gráfico abstrato com um gradiente sutil que visualmente fortalece a conexão com a natureza mais uma vez. O piso é decorado com uma madeira inovadora chamada Karuun®. O material fornece calor interior e irradia naturalidade. A combinação de materiais técnicos e naturais cria um clima interno agradável.

“Para mim, a inspiração no filme traz uma perspectiva muito ampla para um futuro sustentável. O mundo do AVATAR é um cosmos cheio de novas formas e cores, e essas inspirações são indiscutivelmente inspiradoras para os designers. Basta pensar em todos os ambientes extraordinários, formas de vida e também na cultura dos habitantes indígenas Na’vi. O mundo da Pandora está intimamente relacionado à nossa filosofia de design de sensual purity e à versatilidade das nossas marcas. Os Na’vi, como seres vivos altamente inteligentes, desenvolveram formas de transporte fascinantes e até aventureiras. AVATAR também é um filme em que a mobilidade e as dimensões desempenham um papel central e a conexão dos seres humanos com a natureza foi, obviamente, uma grande inspiração para nós”, conclui Gorden Wagener, Chief Design Officer do Grupo Daimler.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)