Ases do Volante

Com festa, Clube Elas comemora 16 anos

0
Postado 14 de dezembro de 2019 por bisponeto em
Não é o caso, infelizmente, de algo comum em se tratando de Brasil: a existência de um clube que congrega mulheres que nutrem, não com tanta potência como ocorre no caso dos homens, uma afinidade, uma admiração, entusiasmo, um afeto até, para com os automóveis antigos. Pessoa menos avisada poderia dizer: “Qual é, cara. Automobilismo é coisa de homem”. Eu responderia: “nem tanto”, justificando. Nas décadas de 1940/50, no nosso país, já eram realizadas competições automobilísticas com a participação de mulheres, lado a lado com os então “Ases do Volante” masculinos. Mais recentemente, no Autódromo de Pinhais/PR, tivemos a participação de mulheres nas provas de Arrancadas.

Pois bem, queremos escrever sobre o Clube Feminino de Veículos Antigos e Especiais do Paraná – ELAS – com sede em Curitiba/PR, que está acabando de completar 16 anos de existência, não só no papel, mas, presente em todos os cantos da cidade com intensas atividades sociais, reunindo centenas de adeptos do antigomobilismo, realizando exposições de veículos, desenvolvendo campanhas no sentido de proporcionar benefícios a entidades de assistência a pessoas carentes e muito, mas, muito mais.

Há 16 anos – no dia 19 de novembro de 2002 – Glenys Bessler, Mirian Buso, Ivone Imai e outras mulheres curitibanas decidiram fundar o ELAS, clube que hoje é conhecido nos meios automobilísticos de todo o país pelos feitos que concretiza, reunindo antigomobilistas de todo o Brasil em torno de uma causa. Uma das últimas promoções do clube neste ano foi um passeio noturno de carros antigos pelas ruas da capital paranaense, realizado no dia 6 de novembro com a presença de Mamãe e Papai Noel, um sucesso.

A fim de comemorar o aniversário do ELAS, antigomobilistas reuniram-se no Parque Barigui, em Curitiba, dia 1º do corrente mês de dezembro, oportunidade em que Glenys Bessler ressaltou, entre outras coisas, que “O ELAS não é um clube de pessoas ricas, que praticam antigomobilismo somente para se divertir, mas, sim de pessoas de todas as classes sociais que tem, entre outros, um objetivo comum, ou seja, trabalhar em pról do próximo, sobretudo o carente. Mesclamos a beleza estética dos veículos antigos, com atos de caridade, fazendo o bem sem ver a quem.

Entre outras pessoas de destaque do setor, esteve presente à comemoração o presidente da Federação Nacional dos Clubes de Veículos Antigos – Altair Manoel – e sua esposa senhora Eloisa, vindos da cidade de Florianópolis/SC. Por outro lado, o antigomobilista curitibano Edson Santos entregou a Glenys Bessler uma placa comemorativa, em nome do MP Lafer Clube de Veículos Antigos do Paraná, enquanto que, Mariane Buso – filha do piloto de carreteira Paulo Buso, entregou à presidente do ELAS um bonito buquê. No flagrante, uma plêiade de integrantes do ELAS clube posa para a posteridade nos lindos jardins do Parque Barigui. Valeu! (Ari Moro).

 

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)