Alunos do Programa Ford de Educação para Jovens no Desafio de Robótica

0
Postado 20 de novembro de 2019 por bisponeto em
Adrenalina foi o que não faltou durante o Desafio de Robótica Ford, promovido no sábado (9/11), com a participação dos 50 alunos do Curso de Robótica do Programa Ford de Educação para Jovens. Entre eles estava Murilo Oliveira dos Santos, 15 anos, que nunca tinha ouvido falar de robótica, mas que depois do curso passou a pensar em como pode melhorar o mundo usando o conhecimento adquirido. Veja o vídeo no link: https://www.youtube.com/watch?v=y-hWEnOLXcw&feature=youtu.be.

Realizado no Shopping Boulevard Camaçari (BA), o evento marcou o encerramento das atividades do curso, que é promovido pelo Ford Fund – braço filantrópico da Ford Motor Company –, em parceria com o SESI e apoio da Secretaria Municipal de Educação.

Os estudantes participaram com muito entusiasmo e clima de cooperação. Além de apresentarem projetos com o tema “Cidades Inteligentes”, utilizando a metodologia LEGO Mindstorms, eles colocaram seus robôs em ação para cumprir uma série de missões em “rounds”.

O ponto alto ficou por conta do Desafio Final, que definiu como vencedora a equipe The Eagles. “É muito bom saber que todo o nosso empenho e dedicação tenham nos consagrado como campeões. Agora vamos nos dedicar para conquistar o torneio regional no ano que vem”, disse Lorrany Urbana Costa, líder do The Eagles.

Para o professor de Robótica, Pedro Martinez Batista, ver o sucesso dos alunos na disputa é muito gratificante. “Acompanhar a evolução da turma me deixa muito feliz. Nas primeiras aulas os alunos não sabiam o que era Robótica e hoje eles brilharam, mostraram que realmente aprenderam”, conta.

O evento contou com a presença de Magnólia Borges, supervisora de Assuntos Corporativos da Ford, Maria Aparecida Castro, diretora pedagógica da Secretaria de Educação de Camaçari, Cléssia Lobo, gerente de Educação do Sesi Bahia e Mauro Guimarães, superintendente do COFIC (Comitê de Fomento Industrial de Camaçari).

O Curso de Robótica é oferecido, gratuitamente, a jovens selecionados em escolas públicas de Camaçari com idades entre 14 e 16 anos. A capacitação, que está em sua segunda edição e integra o Programa de Responsabilidade Social da Ford, ocorreu durante dois meses, com uma carga horária de 160 horas. O objetivo é estimular os estudantes a desenvolverem habilidades e competências voltadas ao trabalho em equipe, comunicação, pensamento crítico, liderança, gerenciamento de tempo, planejamento, pesquisa e a tomada de decisões. A robótica representa um aprendizado multidisciplinar, relacionando o estudo com diversas áreas, como matemática, física, eletrônica, mecânica e arquitetura.

 

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)