Nova Sprinter chega com inovações em segurança e mais interatividade

0
Postado 28 de setembro de 2019 por bisponeto em
A Mercedes-Benz do Brasil escolheu a cidade de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, para apresentar a Nova Sprinter 2020, à imprensa especializada do País. Ela fará a sua estreia para o público na Fenatran 2019, que acontece de 14 a 18 de outubro, no São Paulo Expo, na capital paulista. Robusta, inteligente, interativa e inovadora, a nova Sprinter começará a ser comercializada no Brasil até o final deste ano. Ela traz muitas novidades tecnológicas inéditas no País, o que consolida sua posição de líder em inovação no mercado de Large Vans (3,5 a 5 toneladas de PBT – peso bruto total).
“Nova Sprinter. 100 % PRA VOCÊ!” – este é o posicionamento mundial do produto que agora se estende também ao mercado brasileiro, destacando mais valor agregado aos clientes em tecnologia, interatividade, segurança, conforto e performance. Como resultado, a Sprinter oferece o melhor custo/benefício de sua categoria.

“Cada vez mais, a Sprinter se consolida no nosso País pela numerosa oferta de soluções de mobilidade para pessoas e cargas”, afirma Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Vans da Mercedes-Benz do Brasil. “Com sua agilidade e conforto de dirigibilidade, ela é ideal para entregas rápidas especialmente nos centros urbanos, cada vez mais congestionados e complicados. A Sprinter assegura facilidade dentro dessa complexidade, circulando com desenvoltura e versatilidade em todas as situações, seja nas vias centrais, no interior dos bairros, ladeiras e também nas curtas distâncias”.
Novamente, a Mercedes-Benz traz para o segmento de veículos comerciais leves inovações tecnológicas de segurança ativa, como os inéditos e exclusivos Assistente Ativo de Frenagem (ABA) e Assistente de Fadiga, além do Assistente de Subida em Rampa. “Com isso, o imbatível padrão de segurança da Sprinter, diferencial de mercado do produto, alcança um nível ainda mais alto, distanciando-se cada vez mais dos seus concorrentes”, diz Jefferson Ferrarez. “O ABA, por exemplo, revoluciona a segurança ativa no transporte urbano, com o padrão de segurança da Sprinter podendo ser equiparado ao de automóveis Mercedes-Benz, reconhecido mundialmente. Estamos assim alinhados com várias tecnologias utilizadas hoje na Europa e todas como itens de série”.

Salto de qualidade em interatividade e conforto

A nova Sprinter dá também um salto de qualidade e eficiência na interação do motorista com o veículo. A grande novidade é a introdução do exclusivo sistema multimídia MBUX com tela touch screen, espelhamento de aplicativos compatíveis do celular, operação mãos livres, entrada USB e câmera de ré na tela multimídia. Esse item opcional oferece mais praticidade para o dia a dia do motorista, além de conforto, segurança e produtividade.
Em termos de conforto, a nova Sprinter vai além. Seu cockpit é similar ao de um automóvel, com alto padrão de ergonomia e bem-estar a bordo. Nesse quesito, a marca inova com exclusivos recursos, como a direção elétrica e o Keyless Start, acionamento do motor sem o uso da chave. O volante também é semelhante ao de um carro de passeio, com design moderno e acabamento refinado, como, aliás, de todo o painel e dos novos bancos, ainda mais confortáveis.

Motores mais potentes para os novos modelos da linha Sprinter

O consagrado motor OM 651 CDI da Sprinter, amplamente reconhecido no mercado pela eficiência, durabilidade e excelente padrão de consumo, oferece outras vantagens aos clientes, com nova parametrização eletrônica que resultou em mais potência e torque. Com maiores potências, a Sprinter ganhou novos modelos para sua linha de vans de passageiros, furgões e chassis com cabina para transporte de carga: 314 CDI Street (motor de 143 cv a 3.800 rpm e torque de 33,7 kgfm entre 1.200 e 2.400 rpm), 416 CDI e 516 CDI (motor de 163 cv a 3.800 rpm e torque de 36,4 kgfm entre 1.200 e 2.400 rpm). A versão 416 CDI traz mais uma importante vantagem para os clientes: seu PBT chega agora a 4.100 kg, o que resulta em 220 kg a mais em relação ao atual 415, aumentando assim a capacidade de carga líquida do veículo.
Com o novo portfólio, a Sprinter continua oferecendo a maior linha de veículos comerciais leves para atender todos os clientes e todas as demandas do segmento. São 60 modelos à disposição do cliente, entre vans de passageiros, para transporte escolar, turismo, VIP, traslados e fretamento, furgões e chassis com cabina para distribuição urbana e transporte de carga e produtos, além da prestação de serviços.

Novos faróis valorizam o design e aumentam a proteção do conjunto

O design externo da Sprinter está cada vez mais moderno e reforça seu clássico perfil, destacando-se por suas linhas harmônicas, pela estrela de grandes proporções no centro da grade frontal e por suas linhas aerodinâmicas aprimoradas, o que resulta em melhor coeficiente de resistência, impactando em menor consumo de combustível.
Os novos faróis agregam valor estético e econômico aos clientes. A altura do farol, numa posição elevada, mantém a elegância e beleza do design ao mesmo tempo em que oferece mais proteção contra pequenos impactos, muito comuns no tráfego intenso e locais estreitos. Isso aumenta a durabilidade do conjunto de faróis e reduz os custos de reposição de peças. Com os faróis em posição elevada, o parachoque ganha uma aparência mais robusta, realçando a imagem de força e resistência para a severa operação diária no trânsito urbano.

Mercedes-Benz é inovadora e líder absoluta em tecnologia de segurança

A introdução do ABA, do Assistente de Fadiga e do Assistente de Subida em Rampa amplia ainda mais o notável padrão de segurança ativa da Sprinter, que já é destaque no Brasil por tecnologias exclusivas como o programa eletrônico de estabilidade ESP Adaptativo 9i® e o Assistente de Vento Lateral (Crosswind Assist). Também compõem o pacote de segurança ativa da Sprinter as Luzes de Circulação Diurna (DRL – Daytime Running Light).

Sprinter recebe o ABA

A Sprinter traz para o Brasil o Assistente Ativo de Frenagem (ABA – Active Brake Assist), tecnologia exclusiva da Mercedes-Benz que identifica objetos estáticos e móveis na via e também pedestres e ciclistas. À medida em que a Sprinter se aproxima do veículo à frente, o ABA emite sinais de alerta ao motorista (visual e sonoro) para que ele diminua a velocidade a fim de evitar uma eventual colisão.

Se o motorista não reage aos sinais de alerta, o sistema reduz a velocidade do veículo e dá início à frenagem emergencial de maneira autônoma, chegando até à parada total, se necessário.
O ABA reduz os riscos de colisões ou diminui suas consequências, oferecendo assim um alto nível de segurança para o motorista, para a Sprinter, passageiros, carga, outros veículos da via e pedestres. Além de diminuir o risco de acidentes, o sistema aumenta a disponibilidade do veículo, otimizando a operação de transporte.

Assistente de Fadiga reconhece sinais de sonolência

O Assistente de Fadiga (Attention Assist), outra tecnologia exclusiva da Mercedes-Benz no segmento de veículos comerciais leves no Brasil, é um sistema de segurança capaz de reconhecer sinais típicos de sonolência e perda de atenção, indicando ao motorista, por meio de alertas sonoro e visual, a necessidade de fazer uma pausa.
O sistema pode ser desativado, voltando a se ativar novamente assim que o motorista desliga e liga o motor. Fica ativo aproximadamente a uma velocidade de 50 km/h. O Assistente de Fadiga oferece assim mais conforto e segurança para o motorista, especialmente quando ele percorre longas distâncias ou dirige à noite.

Assistente de Subida em Rampa garante conforto e segurança

Para maior conforto de dirigibilidade, a nova Sprinter passa a contar com o Assistente de Subida em Rampa (HSA – Hill Start Aid). Essa tecnologia auxilia o condutor nas partidas em aclives. A Sprinter permanece com o sistema de freio acionado por até 3 segundos até que se acelere o veículo. Isso traz mais segurança para o motorista e para os demais veículos que estão atrás. Outra grande vantagem é a redução no consumo de embreagem e de combustível.

Pioneiro ESP Adaptativo 9i® é um diferencial da marca

Este programa de estabilidade é um dos principais diferenciais tecnológicos da Sprinter, que foi a primeiro veículo comercial leve a trazer essa inovação para o Brasil em 2012. O ESP reduz significantemente o risco de derrapagem e capotamento, mesmo em situações críticas, além de garantir maior estabilidade do veículo. Além de suas 9 já conhecidas funções, o ESP ganhou 4 novos sistemas como o MRS (Controle de torque de saída), o TSM (Redução de Oscilação do Trailer), ELC (Mudança de faixa com conforto) e EUC (Controle Aprimorado de Subviragem) que juntamenete com os demais itens do ESP visam reduzir ao máximo o tempo de reação do sistema de freios para iniciar a desaceleração do veículo.

O programa integra os sistemas ABS (Sistema Antibloqueio de Freios), ASR (Sistema de Controle de Tração), BAS (Servofreio de Emergência), EBD (Distribuição Eletrônica da Força de Frenagem), LAC (Controle de Carga Adaptativo), ROM (Controle de Rolagem), RMI (Interação de Movimento de Rolagem), EBP (Pré-carga Eletrônica de Freio) e BDW (Limpeza dos Discos de Freio).

Assistente de Vento Lateral ajuda a manter o veículo em sua trajetória

Exclusividade da Mercedes-Benz já conhecida no mercado brasileiro, o Assistente de Vento Lateral (Crosswind Assist) faz o acionamento unilateral dos freios para amenizar o efeito de ventos laterais, fazendo com que o veículo permaneça em sua trajetória sem a intervenção do motorista. O motorista é informado que o sistema está ativo por meio de uma mensagem no painel. O sistema é ativado a partir de uma velocidade de cerca de 80 km/h, utilizando os sensores do ESP para detectar fortes rajadas de ventos laterais.
As correções da trajetória são realizadas automaticamente pelo sistema, evitando assim que as rajadas de vento possam produzir um deslocamento lateral repentino do veículo. O sistema é ativado por meio de frenagem das rodas do lado que o veículo recebe a rajada de vento, reduzindo significativamente a mudança de trajetória.

Luzes de Circulação Diurna aumentam a segurança na via

Também já disponível na Sprinter, as Luzes de Circulação Diurna (DRL – Daytime Running Light) ligam-se automaticamente assim que o motor entra em funcionamento, desde que o interruptor das luzes esteja na posição de desligado. Com isso, é mais fácil que a Sprinter seja vista por outros usuários da via durante sua circulação ou viagem, oferecendo mais segurança para o motorista, passageiros, carga e outros veículos da via.

Câmera de ré com visor no display MBUX

Novidade para vans e furgões da nova Linha Sprinter. Disponível para a configuração com display MBUX, a câmera de ré traz mais conforto e praticidade para o motorista nas manobras. Isso resulta em mais proteção contra pequenas batidas, preservando o veículo, outros carros e objetos.

Um pacote de segurança ainda mais abrangente

A nova Sprinter receberá também diversos outros itens já disponíveis na linha atual, reforçando o alto padrão de segurança do veículo: freios a disco, airbag duplo, sistema SRS (tensionador do cinto de segurança), luzes de freio adaptativas e piloto automático com limitador de velocidade. Além disso, a nova Sprinter passa a sair de fábrica com alarme na chave, o que resulta em mais segurança para o veículo e a carga.

Conceito monobloco garante a robustez estrutural do veículo

A estrutura da Sprinter foi desenvolvida para a preservação da vida dos ocupantes e isso está presente também na nova linha. O conceito de absorção de impactos, minuciosamente integrado ao projeto da estrutura monobloco, transfere as forças oriundas de eventuais colisões, tanto frontal quanto lateral, para a estrutura inferior do veículo. Em caso de acidente, reduz a deformação do habitáculo e aumenta a segurança do motorista, acompanhantes e passageiros. Numa eventual colisão, o motor é deslocado para baixo do veículo, reduzindo os efeitos do impacto contra os passageiros.

Excelente padrão de conforto em todas as aplicações

Em termos de conforto, a nova Sprinter traz duas inovações exclusivas para o mercado brasileiro: o Keyless Start e a direção elétrica. O Keyless Start permite a partida do veículo sem o engate da chave. Basta o motorista estar dentro da Sprinter e com a chave do veículo (no bolso, por exemplo) para ligá-lo sem a necessidade de colocar a chave no contato. Essa tecnologia traz conforto e praticidade para o motorista, além de mais segurança, porque o sistema automaticamente tranca o veículo assim que o motorista se afasta.

Já a direção elétrica se caracteriza por uma operação mais leve, com conforto similar ao de um automóvel. Isso se traduz em maior facilidade e praticidade de condução e manobras, aliviando esforços do motorista.A nova Sprinter inova com um sistema de ar condicionado mais eficiente, com dois compressores para todas as versões. Com mais capacidade (11 kW), está disponível também para furgões com vidros. Para melhor organização dos espaços porta-objetos no interior do veículo, a Sprinter oferece novos compartimentos, oferecendo mais facilidade e praticidade para o dia a dia do motorista.

Inovação em interatividade para facilitar o dia a dia do motorista

A nova Sprinter dá um salto marcante em interatividade. A grande novidade é o MBUX, sistema multimídia exclusivo da Mercedes-Benz, item opcional para os clientes. O MBUX utiliza uma tela touch screen de 7 polegadas, com controle por touch screen e também por botões no painel. Além de um novo rádio AM/FM, conta com entrada USB tipo “C” (para ocupantes da frente e passageiros) e caixas de som de duas vias na parte dianteira. Outras inovações que chegam para a Sprinter com o MBUX são o espelhamento de aplicativos de smartphones (compatível com Apple CarPlay™ e Android Auto), a função “hands-free” (mãos livres) com telefone e transmissão de áudio via Bluetooth® e câmera de ré na tela do MBUX.
Como item de série, a nova Sprinter sai de fábrica com o Mercedes-Benz Audio System, com o novo rádio AM/FM. Este modelo de rádio de entrada oferece excelente custo/benefício ao cliente. Os principais recursos e funcionalidades são a entrada USB tipo “C” (para ocupantes da frente e passageiros), 2 alto-falantes, operação pelo uso dos botões localizados no rádio, telefone no som do veículo e transmissão via Bluetooth®. O Audio System é compatível com o sistema de rádio digital DAB (Digital Audio Broadcasting). Todas as funções do painel de instrumentos e do MBUX podem ser utilizadas pelos botões do volante multifuncional, inclusive o piloto automático (TEMPOMAT).

Sprinter oferece muito mais valor para os clientes

A nova Sprinter chegará ao mercado brasileiro pouco mais de um ano após seu lançamento no mercado europeu. Ela potencializa ainda mais os consagrados diferenciais da Sprinter no País, como o seu alto padrão de qualidade, agilidade, tecnologia, segurança, conforto e robustez. Também reforça a excelência em custo operacional, com mais rentabilidade para os clientes. Reconhecidamente, a Sprinter é o veículo mais desejado da categoria.A Mercedes-Benz oferece serviços especializados e customizados para clientes do segmento, como o Plano de Manutenção Mercedes-Benz ServiceCare, o Mercedes-Benz Service24 Horas e os atrativos financiamentos do Banco e do Consórcio da própria marca.
A Rede de Concessionários Mercedes-Benz está presente em todos os estados do Brasil, prestando atendimento e apoio total aos clientes, oferecendo assim segurança e confiabilidade. A Rede conta hoje com o Van Center (estrutura totalmente dedicada para os modelos Sprinter, atualmente com sete pontos de atendimento: três no Rio de Janeiro, dois em Belo Horizonte, um em São Paulo e um em Curitiba) e 36 Centros Especializados, além da comercialização dessas linhas de produtos em todos os concessionários de veículos comerciais no País.

Com Sprinter, Mercedes-Benz projeta liderança em vendas em 2019

“Por todas as inovações tecnológicas e novidades, a Sprinter traz para o Brasil um padrão ainda alto de veículos comerciais leves, oferecendo mais valor aos clientes, com soluções para todas as demandas do mercado”, ressalta Jefferson Ferrarez. “Além de atender frotistas e autônomos, temos nos aproximado cada vez mais dos empreendedores, levando a eficiência e a versatilidade da Sprinter para uma série de aplicações, ajudando o cliente a obter o menor custo operacional em sua atividade de transporte, visando a rentabilidade desejada e o sucesso em seus negócios”.
De acordo com o executivo, o empreendedorismo tem avançado muito no Brasil, ajudando a economia a crescer, e a Mercedes-Benz, com a linha Sprinter, sempre está ao lado de quem movimenta o País. “Nesse sentido, intensificamos a parceria com as empresas implementadoras, buscando oferecer soluções ideais para cada aplicação do mercado, com a qualidade e a confiabilidade típicas da marca”, diz Jefferson Ferrarez. “Isso nos deixa confiantes em manter a liderança de mercado da Sprinter em Large Vans, categoria extremamente competitiva, o que aumenta o significado da nossa conquista”.
Com a linha Sprinter, a Mercedes-Benz lidera as vendas no segmento de Large Vans em 2019, liderança que foi retomada em 2017, após 10 anos. No acumulado de janeiro a agosto deste ano, essa liderança superou 35% de participação de mercado, com 7.517 unidades emplacadas e 58% de crescimento no volume de vendas em comparação com o mesmo período de 2018. A Sprinter é líder destacada na categoria de vans de passageiros com mais de 48% de participação. Em furgões, o market share é de 33% e em chassis com cabina, possui quase 20%.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)