Novo Nissan LEAF chega ao mercado brasileiro

0
Postado 21 de julho de 2019 por bisponeto em Automóveis
A Nissan inicia oficialmente no Brasil – e também na Argentina, Chile e Colômbia – as vendas da segunda geração do Nissan LEAF, o veículo 100% elétrico mais comercializado do mundo. O modelo, que representa um novo patamar para o mercado de carros elétricos produzidos em larga escala, chega à América Latina totalmente reinventado para oferecer ainda mais autonomia, design diferenciado e moderno, e uma série de tecnologias avançadas. E tudo isso com emissão zero.

Seu preço sugerido é de R$ 195 mil, valor que inclui o kit completo de equipamentos de recarga para casa e rua, com o carregador homologado pela Nissan, que já vem com a instalação, um cabo de recarga de emergência e um adaptador para plug do tipo 2.

Vendido em 50 países, o Novo Nissan LEAF é o ícone da Nissan Intelligent Mobility, visão da marca que busca transformar a maneira como os veículos são conduzidos, impulsionados e integrados à sociedade. Com ela, a Nissan incorpora em seus veículos um conjunto de tecnologias avançadas que cria uma forma completamente nova de direção. Esta visão tem três pilares: Nissan Intelligent Drive, Nissan Intelligent Power e Nissan Intelligent Integration.

Seguindo o conceito dos três pilares e graças à maior autonomia e a sistemas como o e-Pedal, o Novo Nissan LEAF fortalece a liderança da Nissan em veículos elétricos e promove a expansão do segmento globalmente – já são mais de 400 mil LEAF vendidos em todo o mundo desde o lançamento da primeira geração, em 2010. Além disso, o novo modelo traz atributos importantes que serão vistos em futuros lançamentos da Nissan.

No Brasil, o Novo Nissan LEAF ainda chega com uma solução completa para a mobilidade elétrica do consumidor e conta com um kit com equipamentos de recarga para casa e rua. Este kit tem como principal destaque o carregador residencial homologado pela Nissan e que já vem com a instalação incluída. Os clientes também receberão um cabo de recarga de emergência e um adaptador para plug do tipo 2, que deixam bem amplas as possibilidades de recarga (o LEAF tem como padrão o chamado Tipo 1, também denominado J-1772).

Nissan Intelligent Driving: a experiência na condução

Entre os destaques das tecnologias de condução inteligente do Novo Nissan LEAF está o e-Pedal. Esta inovação permite ao motorista simplificar movimentos na hora de acelerar, desacelerar e parar o carro, pois pode utilizar somente o pedal do acelerador para todas essas ações – algo revolucionário e que representa uma nova maneira de dirigir.

O funcionamento é extremamente simples: soltando o pedal do acelerador, o carro irá parar de forma gradual e suave, sem necessidade de se pressionar o pedal do freio. Com taxa de desaceleração de até 0,2 g, o e-Pedal elimina a necessidade de os motoristas moverem constantemente o pé do pedal do acelerador para o de freio para reduzir a velocidade ou parar o veículo completamente, ajudando, assim, a diminuir o estresse e aumentando o prazer de dirigir.

Estudos realizados pela Nissan no Japão, na Europa e nos EUA mostraram que o e-Pedal reduz consideravelmente o número de vezes que o motorista aciona os freios quando o trânsito está congestionado. Embora o pedal de freio convencional ainda deva ser usado em situações de frenagens mais bruscas, o sistema permite que os motoristas acionem apenas um pedal em 90% das necessidades de direção.

Além do e-Pedal, o Novo Nissan LEAF está equipado com um conjunto de tecnologias avançadas de segurança que forma o Nissan Intelligent Safety Shield. Esse “escudo inteligente de segurança” integra sistemas como: Alerta Inteligente de Mudança de Faixa, Sistema Inteligente de Prevenção de Mudança de Faixa, Assistente Inteligente de Frenagem de Emergência, Controle Inteligente de Velocidade, Sistema de Advertência de Ponto Cego, Visão 360° Inteligente com Detector de Movimento, Alerta Inteligente de Atenção do Motorista, Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus e Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro.

Somados a itens como seis airbags, controles de estabilidade e tração, freios ABS com distribuição de força, sistema Isofix de cadeiras infantis e uma carroceria reforçada (que levou o modelo a conquistar 5 estrelas no EuroNcap), o Nissan Intelligent Safety Shield ajuda o carro e o motorista a monitorar o movimento em torno do veículo, responder a ações inesperadas e a se proteger.
Os sistemas identificam se o carro está saindo da faixa sem que se perceba, se há pessoas ou objetos atrás do veículo durante uma manobra, veículos em pontos cegos no retrovisor; sinais de fadiga do condutor, entre outras ações preventivas. A condução também fica mais segura com o controlador automático de velocidade inteligente, que monitora a distância do carro da frente (que pode ser definida no painel) e freia o Novo Nissan LEAF caso necessário, checa constantemente a pressão dos pneus, além, claro, da visualização de todo o entorno do veículo com o uso das quatro câmeras que formam a Visão 360º na tela do sistema multimídia.

Nissan Intelligent Power: condução limpa e eficiente

A estrela deste pilar é, sem dúvida, o e-powertrain, que oferece maior eficiência energética e maiores torque e potência em relação à geração anterior do Novo Nissan LEAF. O conjunto atualizado de baterias de íon-lítio de 40 kWh proporciona desempenho linear e estimulante ao entregar potência equivalente a 149 cavalos (110 kW), 37% mais do que a geração anterior, e torque de 32,6 kgfm (26% maior), resultando em acelerações ainda melhores. É mais desempenho com emissão zero.

Esta nova bateria de íon-lítio oferece autonomia de 389 km no ciclo WLTP e 240 km no ciclo americano, satisfazendo as necessidades de condução da maioria dos proprietários.

Nissan Intelligent Integration: interação veículo-pessoa-infraestrutura

O Novo Nissan LEAF conecta motoristas, veículos e pessoas por meio de sua central multimídia inteligente A-IVI, de fácil utilização, com tela sensível ao toque e colorida de 8 polegadas. O equipamento permite o uso de aplicativos muito requisitados atualmente como Waze, Spotify, Deezer, Google Maps, WhatsApp, Car Play e Android Auto, além de muitos outros.

Com o aplicativo Door-To-Door instalado em um telefone móvel é possível ter um GPS diferenciado e muito mais ágil. Com ele, pode-se inserir um destino no aplicativo antes de entrar no veículo. Quando estiver dentro do Novo Nissan LEAF pronto para sair, telefone e central sincronizam e traçam automaticamente a rota para agilizar o processo. Fácil e simples. Já o sistema Over The Air permite a atualização do software da central utilizando apenas uma rede de Wi-Fi, sem necessidade de ir ao concessionário para a troca do cartão SD.

Utilizando Car Play ou Android Auto, o motorista pode contar com a assistência de voz, que ajuda a responder mensagens de texto, traçar rotas no GPS utilizando os contatos do telefone, e muitas outras funções.

Quando a Nissan fala de integração, ela vai além da relação homem-máquina. O Novo Nissan LEAF é o único carro elétrico com a tecnologia Vehicle-to-Grid (V2G), que permite carregamento bidirecional. Na prática, ela transforma o carro em uma bateria sobre rodas, pois permite que o carro seja carregado e devolva energia à rede ou a uma casa, se necessário.

Um carro 100% elétrico e completo

O Novo Nissan LEAF vendido no mercado brasileiro é importado do Reino Unido, onde é fabricado na unidade de Sunderland, na Inglaterra. No Brasil será vendido em uma versão única, que conta com um excelente pacote de itens de série.

Além dos sistemas inteligentes do e-Pedal e do Nissan Intelligent Safety Shield, o Novo Nissan LEAF é equipado com controles de tração e estabilidade; sistema de partida em rampas; controle dinâmico de chassi (disponível no Kicks também e que reúne os controles inteligentes de freio e curvas e o estabilizador de carroceria); vidros elétricos; volante com revestimento sintético e comandos de som, telefone e computador de bordo; encosto do banco traseiro bipartido (60/40); porta-luvas com iluminação; luzes diurnas de led (DLR); rodas de liga leve aro 17; modo de condução ECO; bancos dianteiros com aquecimento; ar-condicionado automático; seis airbags (laterais, dianteiros e de cortina); multimídia A-IVI com tela colorida sensível ao toque, entre outros.

Campeão de vendas no mundo

O Nissan LEAF tornou-se o primeiro carro elétrico da história a ultrapassar, em março, as 400 mil unidades vendidas, consolidando a posição de liderança do modelo 100% elétrico na mudança global para uma mobilidade mais sustentável.

Lançado em 2010 como o primeiro veículo 100% elétrico produzido em grande escala, o Nissan LEAF introduziu a tendência de tornar a praticidade e a empolgação da condução elétrica acessível a clientes além do segmento de luxo. Há menos de uma década, os carros elétricos eram vistos como modelos de produção reduzida e os clientes do LEAF eram principalmente os early adopters (aqueles que são os primeiros clientes a adquirir um produto inovador, de ruptura).

Hoje, um número crescente de consumidores afirma que seu próximo carro poderá ser elétrico. De acordo com estudo encomendado pela Nissan na América Latina, por exemplo, 8 em cada 10 pessoas da região estão abertas a comprar um veículo elétrico.

Desde 2010, os mais de 400 mil proprietários do Nissan LEAF em todo o mundo já percorreram mais de 10 bilhões de quilômetros. O número de veículos LEAF vendidos desde 2010 é suficiente para economizar 3,8 milhões de barris de petróleo por ano.

Atualmente, o Novo Nissan LEAF é produzido em três fábricas – Oppama, no Japão; Sunderland, na Inglaterra; e em Smyrna, Tennessee, nos EUA – e é comercializado em mais de 50 mercados.


0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)