Porsche 718 Spyder e Cayman GT4 otimizados para a pista de corrida

0
Postado 22 de junho de 2019 por bisponeto em
A família 718 saúda seus novos membros: com o 718 Spyder e o 718 Cayman GT4, a Porsche apresenta dois modelos especialmente emocionantes e potentes para assumir a posição no topo desta série de modelos. Sua personalidade purista vai atrair os entusiastas por carros esportivos que apreciam o prazer de uma pilotagem sem restrições, um alto nível de agilidade e uma proximidade quase íntima com o centro gerador de força. Com um equilíbrio perfeito, o conceito de posicionamento central do motor proporciona tudo isso. Pela primeira vez, o 718 Spyder e o 718 Cayman GT4 compartilham a mesma base técnica. Isso inclui o recém-desenvolvido motor naturalmente aspirado de seis cilindros com quatro litros, juntamente com uma transmissão manual de seis velocidades. O motor boxer gera 309 kW (420 cv) em ambos modelos. Enquanto o GT4 representa o modelo GT para a estrada de entrada da Porsche, o Spyder é apropriado para todos os tipos de curvas. Os dois se apoiam numa aerodinâmica altamente eficiente, um completo chassi GT e freios poderosos.

Motor naturalmente aspirado de alta rotação e altamente emocionante
No coração de ambos modelos está o novo motor de quatro litros e seis cilindros. O motor naturalmente aspirado é baseado na mesma família dos motores turbo da atual série de modelos 911 Carrera. O novo motor de alta rotação gera 309 kW (420 cv), ou seja, 35 cv mais que nos modelos GT4 anteriores. A terceira geração do Spyder tem 45 cv a mais. Ele entrega um torque máximo de 420 Nm entre 5.000 e 6.800 rpm. Com transmissão manual, os dois carros podem superar a barreira dos 300 km/h: o 718 Spyder tem uma velocidade máxima de 301 km/h, enquanto o 718 Cayman GT4 pode atingir 304 km/h. Ambos os modelos aceleram da imobilidade até 100 km/h em 4,4 segundos. O consumo dos dois carros esportivos com motor central é de 10.9 l/100 km, de acordo com o Novo Ciclo de Condução Europeu (NEDC). A fascinante personalidade desse motor naturalmente aspirado combina um sistema controle de filtragem de partículas da gasolina com a entrega de força linear e a resposta imediata de um motor GT. Ele tem uma rotação máxima de 8.000 rotações por minuto. A sonoridade única dos motores boxer permanece intocada. Novos itens incluem destaques tecnológicos como o controle adaptativo dos cilindros: em operação sob carga parcial, ele interrompe temporariamente o processo de injeção numa das bancadas de cilindros, reduzindo assim o consumo de combustível.

Pela primeira vez, injetores piezoelétricos são usados para a injeção direta de combustível num motor de alta rotação. Eles dividem o processo de injeção em até cinco aspersões individuais. Isso contribui para um completo processo de combustão, reduzindo consequentemente as emissões. Um sistema de admissão variável com duas válvulas de ressonância assegura uma ótima troca de gases no interior dos cilindros.

Eficiência aerodinâmica: mais aderência e o mesmo arrasto
Entre as características mais marcantes do 718 Cayman GT4 se destaca o conceito aerodinâmico, amplamente aperfeiçoado. Ele gera até 50 por cento mais força vertical sem afetar de forma negativa o arrasto – uma prova de sua impressionante eficiência. A aerodinâmica dos dois modelos se beneficia enormemente do silenciador traseiro de câmera única em arco, que abre espaço na parte traseira do carro para a instalação de um difusor funcional que responde por cerca de 30 por cento da força vertical sobre o eixo traseiro do 718 Cayman GT4. A asa traseira fixa também se caracteriza pela maior eficiência: ela produz aproximadamente 20 por cento mais força vertical, em comparação com sua antecessora. A 200 km/h, isso corresponde a uma força vertical adicional de 12 quilogramas. A seção frontal, que é otimizada no estilo GT, mantém o equilíbrio aerodinâmico com uma grande lâmina defletora e as chamadas cortinas de ar. Essas últimas suavizam o fluxo de ar ao passar pelas rodas dianteiras.

Porsche 718 Spyder: um carro esportivo para a estrada com capota conversível de baixo peso
O novo 718 Spyder é uma máquina exclusiva para o prazer de dirigir, com uma capota conversível leve que pode suportar grandes velocidades. Ela dá continuidade à história de roadsters famosos, tais como o Porsche 550 Spyder e o 718 RS 60 Spyder. Com o teto aberto ou fechado, ele emociona por sua silhueta cativante. A capota é própria para o uso cotidiano e pode ser armazenada sob a tampa do porta-malas em poucos passos. Diferentemente do GT4, o 718 Spyder tem um defletor traseiro que se ergue automaticamente a 120 km/h. Graças ao difusor funcional, ele é o primeiro modelo da família Boxster a gerar força vertical aerodinâmica sobre o eixo traseiro.

Chassi de alto desempenho: otimizado para maior dinamismo
Pela primeira vez na história, o 718 Spyder se beneficia do chassi de alta performance do 718 Cayman GT4. Com seu dinamismo superior nas curvas, ele proporciona uma emocionante experiência de direção. Seus eixos dianteiro e traseiro, com suspensão com torres estruturais, utilizam tecnologia proveniente das pistas. A conexão direta ao chassi é feita parcialmente por juntas esféricas. O sistema de gerenciamento ativo da suspensão (Porsche Active Suspension Management), com a suspensão rebaixada em 30 mm, baixa o centro de gravidade do carro e aumenta o potencial de dinamismo lateral. Ele foi projetado especificamente para uso na pista de corridas e torna mais precisas as características de dirigibilidade do 718 Cayman GT4. O 718 Spyder também foi beneficiado por essa concepção. O gerenciamento de estabilidade (PSM – Porsche Stability Management) trabalha com sensibilidade e precisão ainda maiores, mas também pode ser desativado em apenas dois passos. O vetoreamento de torque (Porsche Torque Vectoring), com bloqueio mecânico do diferencial traseiro, aumenta ainda mais o dinamismo longitudinal e lateral, o desempenho nas curvas e o prazer de dirigir. O GT4 também vem com a opção de um pacote Clubsport, que inclui uma barra anticapotagem (santantônio) traseira de aço, um extintor de incêndio manual e cinto de segurança de seis pontos para o motorista.

Aderência: freios poderosos e pneus de ultra alta performance
O sistema de freios de alto desempenho do 718 Spyder e do 718 Cayman GT4 garante frenagens consistentes e apropriadas para a condução na pista, graças às grandes pinças de freios fixas em monobloco de alumínio. O freio composto de cerâmica (PCCB Porsche Ceramic Composite Brake) também é disponibilizado, como opcional. Uma nova característica é que o 718 Spyder agora roda sobre pneus de ultra alta performance (UHP), especialmente adaptados pela Porsche. Eles fazem parte de um pacote mais amplo, que fez o 718 Cayman GT4 voar no Nordschleife (Laço Norte) de Nürburgring: seu tempo de volta na clássica pista de corrida é mais de dez segundos mais rápido que o do seu antecessor.

O novo Porsche 718 Spyder e o 718 Cayman GT4 já estão disponíveis para encomendas. Na Alemanha, os preços começam em EUR 93.350, pelo Spyder, e EUR 96.206 pelo Cayman GT4 – incluindo o imposto sobre valor adicionado (VAT) e equipamento específico para o país. Ambos estão previstos para o mercado brasileiro, porém a data de lançamento bem como pacote de opcionais e preço estão em definição.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)