Pedro Aizza é campeão Sul-Americano de kart

0
Postado 3 de junho de 2019 por bisponeto em
“Um dia espetacular. Vai demorar para cair a ficha, porque foi um desempenho extraordinário”. Assim o curitibano Pedro Aizza resumiu a fase decisiva do Campeonato Sul-Americano de Kart (CODASUR Karting), disputada no Kartódromo de Velopark, em Nova Santa Rita (RS). A conquista inédita na carreira do piloto Promax Bardahl veio realmente de uma forma que será inesquecível para o jovem de 14 anos: após bons treinos na quinta-feira (30/5), Aizza foi o mais rápido na tomada de tempo e nas duas classificatórias de sexta-feira (31/5). Neste sábado (1º/6), venceu as duas baterias, pré-final e final, completou a “quina” e levantou o troféu de campeão da CODASUR Junior.

Após as seis baterias de treino na quinta-feira, com bastante chuva em Velopark, no dia seguinte o tempo se manteve inconstante e a pista voltou a ficar molhada. Aí Aizza começou a construir sua vantagem. Foi o mais veloz da tomada de tempo, cravando 1min15seg039, e ficou 0seg909 à frente do segundo colocado, o argentino Lucas Bohdanowicz. Na primeira classificatória do dia, venceu com 9seg485 de vantagem para Samuel Cruz. Na segunda, a diferença foi menor, 3seg690 mais rápido do que Lucas Staico.

No dia decisivo, o piloto curitibano mostrou porque o título de campeão sul-americano está nas mãos certas. Mais duas vitórias contundentes conquistadas. A primeira completando dez voltas em 10min59seg807, 2seg812 mais rápido que Lucas Staico. Na prova final, garantiu o título após 17min28seg291 em 17 voltas completadas, a 7seg996 do mesmo rival, que ficou com o vice-campeonato. A terceira colocação foi do argentino Lucas Bohdanowicz, seguido do também argentino Felipe Bernasconi e de Samuel Cruz, quarto e quinto colocados, respectivamente.

“Estava muito confiante. Nas duas primeiras provas, na sexta, tive uma liderança mais livre. Porém, no dia da decisão, as disputas foram intensas”, comentou Aizza. “Na pré-final, fui ultrapassado pelos segundo e terceiro, foi realmente difícil vencer. Tive que manter a calma e pensar bastante, porque era uma corrida determinante para a final. Fiz as ultrapassagens, assumi a liderança e ganhei. Na final, a estratégia era ter um carro com alto desempenho após algumas voltas. Dei sorte que só um adversário conseguiu me passar, mas após três voltas retomei a posição. Na hora que meu carro atingiu o ápice de performance, aí deslanchei e fui embora”, contou o campeão.

O foco do piloto Promax Bardahl passa a ser o Campeonato Brasileiro de Kart, que será disputado em julho, em Cascavel (PR). “Conquistado esse título inédito e muito especial em minha carreira, as atenções voltam todas para o Brasileiro. Estou feliz demais, até me faltam palavras para explicar esse sentimento de ser campeão sul-americano. Mas, agora, é colocar os pés no chão e voltar a treinar na segunda-feira (3), porque faltam só 45 dias para o principal torneio nacional do País”, finalizou o dono do kart #35, que no CODASUR de Karting competiu com o numeral 127, definido pela organização de acordo com as inscrições.

Temporada 2019 – Pedro Aizza já disputou nove provas neste ano, com o título Sul-Americano sendo a sua quinta conquista. Antes, venceu o Metropolitano de Kart de Cascavel e foi vice na segunda etapa da Copa SPR Light, em Penha (SC). Pedro competiu nas quatro corridas da Copa SP Light de Kart, na qual tem, até o momento, uma vitória na segunda etapa. Ele somou ainda uma segunda, uma terceira e uma sétima colocações nas demais disputas da Copa SP. O piloto Promax Bardahl esteve também nas aberturas da Copa Interlagos de Kart (CIK) e do Campeonato Sul-Brasileiro, ambas vencidas por ele, em fevereiro e abril, respectivamente.

Campeonato Sul-Americano de Kart 2019:

Pré-final:

1.º) Pedro Aizza (BRA), 10 voltas em 10min59s807;
2.º) Lucas Staico (BRA), a 2s812;
3.º) Mayke Naderer (BRA), a 7s912;
4.º) Nicolas Fabris (BRA), a 10s429;
5.º) Emilio Stang (ARG) a 21seg982.

Final:

1.º) Pedro Aizza (BRA), 17 voltas em 17min28s291;
2.º) Lucas Staico (BRA), a 7s996;
3.º) Lucas Bohdanowicz (ARG), a 11s491;
4.º) Felipe Bernasconi (ARG), a 13s557;
5.º) Samuel Cruz (BRA), a 17s466.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)