Nissan apresenta IMQ concept no Salão do Automóvel de Genebra

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Postado 6 de março de 2019 por bisponeto em
A Nissan revelou na terça-feira (5/3), no Salão do Automóvel de Genebra 2019, o novíssimo IMQ concept. Com design e tecnologias avançadas, o veículo sinaliza a direção da próxima geração de crossovers da marca.

De forma sutil, o IMQ associa a tecnologia de ponta centrada no ser humano à tradição japonesa. O crossover-conceito incorpora as últimas inovações que dão vida à Nissan Intelligent Mobility – a visão da marca para o futuro do transporte automotivo –, refletindo o papel da Nissan como pioneira e líder em crossovers, com um visual impactante que sai do lugar comum para o segmento na Europa.

No coração do IMQ se encontra a última geração do e-POWER, um sistema de motor 100% elétrico que entrega uma aceleração instantânea e linear. Ele foi desenvolvido a partir da tecnologia e-POWER disponível nos atuais modelos campeões de vendas no Japão, o Nissan Note e o Serena. No IMQ, ele entrega potência total de 250 kW (ou 340 cavalos) e 71,38 kgfm de torque.

A potência elevada é dirigida a um novo sistema multimotor de tração nas quatro rodas, que proporciona controle preciso e independente de cada roda. A associação do e-POWER à tração integral é ideal nas condições de baixa aderência, como, por exemplo, nas estradas alpinas cobertas de neve nos arredores de Genebra.

O IMQ dá várias pistas sobre a visão da tecnologia da Nissan. O crossover é equipado com uma versão de protótipo avançado do sistema de assistência à condução ProPILOT da Nissan, que pode oferecer uma capacidade maior de condução autônoma. O modelo também conta com a tecnologia Invisible-to-Visible (I2V), que foi revelada pela Nissan durante a CES (Consumer Electronics Show), realizada em Las Vegas, em janeiro.

Exterior e interior se fundem em um design único

As dimensões do IMQ o colocam no segmento C de crossovers da Europa. O exterior e o interior formam design único, limpo e despretensioso, que fica ainda mais surpreendente nas linhas fora da cabine, que foram desenhadas para dar a impressão de uma superfície única contínua.

O IMQ apresenta uma nova e ousada direção para a linguagem do design da Nissan. Ele tem como foco o logo da Nissan integrado à grade V-motion, que está deliberadamente mais sutil. Ela se estende verticalmente pelo capô e horizontalmente pelo para-choque dianteiro, criando cantos proeminentes nas extremidades. Já o capô apresenta surpreendentes recortes com molduras cromadas, com o para-choque se estendendo das passagens de rodas em direção à parte central.

Na traseira, uma linha vertical marcante sai do conjunto ótico formando um spoiler lateral, melhorando a performance aerodinâmica. A parte superior traseira é integrada em uma nova e elegante interpretação do conjunto ótico em formato de bumerangue da Nissan. Formando uma peça única, a tampa traseira se estende até os para-lamas traseiros, repetindo o design do capô.

Um olhar mais atencioso revela o amplo uso de vincos tridimensionais nas áreas escurecidas da parte inferior da carroceria. Estas camadas detalhadas – conhecidas como lamelas (estrutura fina e achatada encontrada muito próximas umas às outras em órgãos respiratórios de alguns animais) – remetem ao design tradicional japonês e se estendem por todo o contorno do crossover.

Completam o exterior as rodas de liga leve de 22 polegadas, com exclusivos pneus Bridgestone Connect, que passam informações ao motorista por meio de interface gráfica. Os dados transmitidos incluem a pressão dos pneus, carga, temperatura, nível de aderência, desgaste e condição em geral, ajudando o IMQ a calibrar automaticamente os sistemas embarcados de controle, para que eles funcionem em seu nível ideal.

A temática do design japonês continua do lado de dentro, associada a tecnologias contemporâneas. As portas do IMQ são articuladas pelas extremidades externas e, quando abertas, revelam um interior espaçoso e futurístico, composto por bancos individuais que se erguem suavemente do assoalho revestido por lamelas, proporcionando uma harmonia visual em relação à parte externa.

O já conhecido painel de instrumentos em formato de “asa planadora” domina a frente da cabine, de onde parte o console central que se estende em direção aos bancos dianteiros e traseiros.

Cada banco esculpido tem acabamento em tecido tecnológico em 3D de dois tons, com corte a laser em um design geométrico inspirado na arte japonesa de trabalhar a madeira, conhecida como kumiko. Esta estampa aparece novamente no painel de instrumentos, revestimentos das portas e bandeja do porta-malas, assim como no acabamento metálico rígido dos encostos dos bancos.

Uma demonstração de tecnologias

O IMQ é equipado com a tecnologia Invisible-to-Visible (I2V) da Nissan, uma interface 3D onde o “mundo real” converge com o mundo virtual. Desenvolvido pela Nissan, o sistema I2V ajuda os ocupantes do veículo a ver o que estaria normalmente invisível, aumentando a segurança e o prazer da experiência de dirigir. Esta oportunidade para “ver o invisível” é possível graças à tecnologia Omni-Sensing da Nissan, que conecta o IMQ às informações do mundo real dentro e fora da cabine, combinadas a informações do mundo virtual, sendo exibidas para o motorista e o passageiro, para uma rica experiência de realidade mista.

Esta tecnologia pode ajudar os motoristas a ver além da curva, visualizar informações precisas sobre congestionamentos – inclusive as causas – e determinar rotas alternativas para um trajeto sem estresse. Os motoristas podem até mesmo desfrutar da companhia de um passageiro virtual, que se apresenta como um avatar de realidade aumentada em 3D dentro do carro. O compromisso da Nissan com um futuro autônomo é apresentado na visão da Mobilidade Inteligente da Nissan, que também se reflete no IMQ. O carro é equipado com um protótipo avançado do sistema de assistência ProPILOT, que auxilia o condutor em ruas urbanas e vias rápidas suburbanas. Isso é possível graças a uma série de câmeras, radares e sensores avançados distribuídos ao redor do veículo, que podem interpretar sinais de informações do trânsito e da pista, proporcionando uma condução mais suave e segura.

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