Nissan ITAI e Parque Tecnológico de Itaipu desenvolvem mobilidade elétrica

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Postado 10 de fevereiro de 2019 por bisponeto em
A Nissan, o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) e o Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação (ITAI) assinaram nesta sexta-feira (8/2), em Foz do Iguaçu, um Memorando de Entendimento (MoU) para acelerar o desenvolvimento de soluções de mobilidade elétrica no país.

Com o acordo, a Nissan se torna parceira do PTI e do ITAI no desenvolvimento nacional de carregadores bidirecionais para veículos elétricos. Estes carregadores criam um novo ecossistema fazendo com que os carros funcionem como uma solução para compartilhamento de energia com a casa do consumidor, edifícios comerciais e a rede.

Os pesquisadores utilizarão dois Nissan LEAF para estudar também o impacto desses carregamentos na rede elétrica. O carro 100% elétrico mais vendido do mundo é o modelo ideal para a pesquisa e desenvolvimento destas novas tecnologias, por ser capaz de devolver energia para a rede, por meio do sistema Vehicle-to-Grid (V2G).

O acordo foi assinado pelo presidente da Nissan do Brasil, Marco Silva, o diretor técnico do Parque Tecnológico de Itaipu, Claudio Osako, e o diretor do Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação, Rodrigo Bueno Otto.

“A Nissan está comprometida em formar parceiras com o objetivo de integrar o carro elétrico à sociedade, gerando benefícios para o meio ambiente e o consumidor. O acordo com o PTI e o ITAI vai permitir o desenvolvimento de carregadores capazes de agregar benefícios aos proprietários de veículos elétricos e construir uma sociedade alimentada por energia limpa e sustentável”, disse Marco Silva, presidente da Nissan do Brasil. “Além disso, com o Nissan LEAF, os consumidores têm a possibilidade de gerenciar melhor seu consumo de energia, abastecendo sua casa em momentos de pico de energia ou de falta de luz, por exemplo”, completou.

O projeto do PTI, no qual a Nissan se insere agora, teve início em 2017, com duração de 48 meses. Os estudos buscam o desenvolvimento de uma estação de carregamento veicular capaz de gerenciar o fluxo de energia através da carga e descarga dos dispositivos conectados. O sistema é chamado bidirecional porque trata o veículo elétrico não apenas como receptor da carga, mas como fonte de energia em eventuais cenários. A ideia é ter uma produção local desse tipo de carregador.

Ciclo de vida completo
Se preparando para as vendas oficiais do modelo LEAF no Brasil – atualmente, em pré-venda –, a Nissan pensa no ciclo de vida completo do carro elétrico. No ano passado, por exemplo, a empresa e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) assinaram um memorando de entendimento com o objetivo de estudar soluções para o futuro das baterias usadas de veículos elétricos.

Durante o Salão de São Paulo, a Nissan e a UFSC demonstraram na prática uma das possibilidades de uso das baterias de segunda vida do Nissan LEAF. Os conjuntos foram utilizados no fornecimento de energia para a iluminação de uma área do estande da marca japonesa.

Nissan Energy
Parcerias e memorandos deste tipo, envolvendo universidades e empresas das áreas de energia e tecnologia, têm sido constantes para a Nissan mundo afora. Estas ações fazem parte da visão Nissan Energy, que busca conectar veículos elétricos a casas, empresas e redes de energia.

Além destes estudos conjuntos conduzidos pela Nissan do Brasil, a empresa já deu início a programas nos EUA, Japão e Europa, com o objetivo de criar um “ecossistema” em torno de sua linha de veículos elétricos, incluindo o Nissan LEAF. O plano Nissan Energy agrega estas iniciativas como parte da estratégia Nissan Intelligent Mobility, sob o pilar Intelligent Integration.

A Nissan Intelligent Mobility é a visão da marca que visa transformar a maneira como os carros são conduzidos, impulsionados e integrados na sociedade.

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