Empreendedorismo: últimos dias para jovens se inscreverem em concurso

0
Postado 2 de novembro de 2018 por bisponeto em
Quem empreende sabe o quanto as oportunidades devem ser aproveitadas, sejam elas diretamente ligadas ao desenvolvimento dos negócios, aprendizado ou ampliação da rede de relacionamentos. Por isso, o concurso cultural Geração Empreendedora – Desafio Paraná, uma iniciativa desenvolvida pela Volkswagen e a organização social Aliança Empreendedora, com apoio do Governo do Estado do Paraná, oferece todas essas oportunidades no mesmo projeto.

O concurso, que oferece inscrições e capacitação totalmente gratuitas, já está em sua 3ª edição e tem como objetivo proporcionar conhecimento e mentoria para jovens empreendedores, além de ampliar a rede de contatos dos participantes e reconhecer os vencedores com investimento em certificados de barras de ouro. Podem participar do concurso microempreendedores informais ou já formalizados, com idade entre 18 e 35 anos, que residam no Paraná. É possível se inscrever em uma das quatro categorias do concurso: Ideia de Negócio (empreendimentos com menos de seis meses de existência), Negócio (empresas com mais de seis meses de existência), Negócio com Tecnologia (com mais de seis meses de existência e que envolva tecnologia em alguma de suas atividades) e Impacto Social (com mais de seis meses de existência e cujo serviço ou produto impacte positivamente a comunidade).

“Por meio do programa Geração Empreendedora, queremos incentivar a inclusão de muitos jovens paranaenses ao mercado de trabalho como empreendedores capacitados a gerenciar e ampliar seus negócios”, destacou o diretor da fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais, Marcos Ruza.

Na primeira etapa do concurso, os empreendedores participam de um treinamento on-line por meio de webséries dirigidas de acordo com o perfil do empreendedor. Quem completar a capacitação e questionários sobre o conteúdo recebe certificado de conclusão e concorre às vagas na próxima etapa, que contempla encontros presenciais regionais com treinamentos realizados pela equipe da Aliança Empreendedora e rodada de pitchs (apresentações curtas e diretas dos negócios). Além da capacitação e feedback presenciais, os participantes concorrem a 10 vagas (por categoria) para receber mentoria e participar da grande final, que acontece em dezembro, em Curitiba (PR).

“Todo o processo do concurso disponibiliza conhecimento aos empreendedores, por meio de conteúdo desenvolvido por grandes profissionais da área de gestão. Um benefício importante que poderá ser aplicado nos negócios dos participantes”, comenta Barbara Rouze, coordenadora da 3ª edição do Desafio Paraná. O resultado dessa capacitação reflete-se no sucesso dos empreendimentos e, até mesmo, na ampliação da rede de beneficiados. “Eu recebi um curso gratuito, mentoria com empresários mais experientes, enfim todo o passo a passo para fazer meu negócio crescer”, revela Adriano Stella, vencedor da categoria Negócio com Impacto Social em 2016, que atualmente mantém quatro empreendimentos e ministra aulas sobre empreendedorismo para a comunidade.

Além das etapas que envolvem capacitação, no evento de encerramento serão revelados os ganhadores (1º e 2º lugares) de cada uma das quatro categorias e que serão premiados com certificados de barras de ouro nos valores R$ 7 mil e R$ 3,5 mil, respectivamente. O prêmio também pode ajudar a alavancar o negócio, como revela Taísa Montibeller Caraça, sócia-proprietária da Annora Alimentos e vencedora do 1º lugar na categoria Negócios em 2017: “Investimos o valor do prêmio na compra de uma câmara fria que permitiu aumentar nosso estoque e capacidade de produção e, consequentemente, ampliar nossas vendas para outros estados”. Quem quiser participar tem até o próximo domingo (04/11) para se inscrever através do site www.desafioparana.com.br.

Acessibilidade

O concurso também adotou recentemente ferramentas para tornar o site e webséries acessíveis a pessoas com deficiência visual ou auditiva. O curso Empreender MODO ON – 2ª temporada e o site para inscrições receberam a ferramenta Hand Talks com um avatar que utiliza Libras para expor o conteúdo. Já pessoas com deficiência visual podem contar com um áudio para descrição do site e conteúdo do curso Empreender MODO ON – 2ª Temporada completamente adaptada. “A missão da Aliança Empreendedora é promover a inclusão e o desenvolvimento econômico e social. Com essas ferramentas será possível disponibilizar a oportunidade de participação no Desafio Paraná a todos”, comenta Caroline Meira, analista de comunicação da Aliança Empreendedora.

Serviço:

Geração Empreendedora – Desafio Paraná:

Público-alvo: empreendedores formalizados ou não, com idade entre 18 e 35 anos, que residam no Paraná;

Inscrições: gratuitas;

Período de inscrições: até 4 de novembro;

Regulamento e inscrições: www.desafioparana.com.br.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)