Com 700 ônibus para Bogotá, Volvo fecha maior negócio de BRT da década

0
Postado 3 de novembro de 2018 por bisponeto em
São 402 biarticulados e 298 articulados da marca para a renovação da frota da capital da Colômbia. Os veículos serão fabricados no Brasil e vão dobrar a produção de chassis na fábrica da Volvo em Curitiba (PR). Entregas iniciam em 2019 e seguem em 2020.

Foi divulgado em audiência pública na noite dessa sexta, 02/11, o resultado da licitação para a renovação da frota de ônibus do Transmilênio, nome do BRT da capital da Colômbia. E novamente a Volvo será o maior fornecedor de veículos para o sistema, considerado um dos mais avançados do mundo em transporte de passageiros. “A Volvo ajudou a desenvolver os principais BRTs da América Latina. Inventamos o primeiro ônibus biarticulado comercialmente viável do mundo. Nossos veículos são projetados para esses sistemas de grande capacidade, com diferenciais de eficiência e produtividade. Estamos entusiasmados em continuar contribuindo para a mobilidade urbana de Bogotá”, afirma Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America.

Referência para o mundo

O Transmilênio transporta atualmente 2,5 milhões de passageiros/dia em Bogotá e cidades vizinhas. “Com os novos veículos, mais modernos, seguros, confortáveis e maiores, a capacidade do sistema aumentará em 25%”, afirma Silvia Gerber, diretora geral da Volvo Buses Colômbia. Criado em 2001, o Transmilênio é considerado até hoje uma referência em sistemas BRT para o mundo. Ao utilizar ônibus articulados e biarticulados de forma planejada, representou um salto em qualidade no transporte de passageiros de Bogotá, reduzindo o tempo e melhorando a qualidade do deslocamento dos habitantes da cidade.

Inspirado no sistema de vias dedicadas e embarque em nível de Curitiba (PR), Bogotá foi além. “A cidade já contemplou, desde o início, corredores maiores, onde os ônibus podem ultrapassar uns aos outros para maior fluidez. Com 60% dos ônibus articulados e biarticulados, a Volvo tem forte presença no BRT de Bogotá”, assegura Alexandre Selski, diretor de vendas estratégicas da Volvo Buses no continente.

Mais limpos

Os novos ônibus Volvo do Transmilênio receberão um exclusivo sistema de filtro de materiais particulados, tornando-os muito mais limpos do que os veículos das gerações anteriores. “Comparando com os ônibus atuais da cidade (padrão Euro II), a redução chega a 96% em materiais particulados. É a primeira vez na America Latina que haverá veículos equipados de fábrica com esta tecnologia. O ganho ambiental para a população será enorme, já que o filtro tem altíssima eficiência. O ICCT – International Council on Clean Transportation, classifica está tecnologia como livre de fuligem (soot-free)”, afirma Fábio Lorençon, diretor comercial da Volvo Buses na Colômbia.

A renovação da frota comtempla a substituição de centenas de ônibus com motores antigos.

Chassis brasileiros

Os chassis dos novos Volvo de Bogotá serão produzidos na planta da marca em Curitiba (PR). Para se adequar ao grande pedido, a fábrica dobrará sua produção diária de chassis. “Toda a nossa força produtiva será organizada para atender a esse pedido dentro do prazo e com a qualidade esperada, sem prejuízo à produção regular de ônibus para todos os demais clientes”, ressalta Fabiano Todeschini. As carrocerias dos novos veículos de Bogotá serão fornecidas pela fabricante de carroceria colombiana Superpolo.

Conectividade total

Além dos ganhos ambientais, os novos ônibus Volvo de Bogotá trarão a mais alta tecnologia de conectividade em ônibus da marca. Serão equipados com sistemas avançados que monitoram a operação de cada veículo, permitindo interação remota com a frota em tempo real. Destacam-se os sistemas Fleet Management (permite monitoramento por telemetria em tempo real, acessando dados como aceleração, frenagem, velocidade, consumo de combustível etc), I-coaching (espécie de treinador virtual de motoristas) e o Serviço de Controle de Velocidade por Conectividade (por meio de geolocalização, limita automaticamente a velocidade máxima do ônibus em pontos críticos de segurança – próximo a escolas, dentro de terminais etc). O Grupo Volvo é líder mundial em conectividade em veículos comerciais, com mais de 600 mil caminhões, ônibus, equipamentos de construção e motores marítimos conectados.

Liderança absoluta em BRTs

Considerando toda a América Latina, o novo negócio com a Colômbia mantém a liderança Volvo em BRTs, com mais de 50 % de participação de frota nesses sistemas. Além de Bogotá, os articulados e biarticulados da marca operam em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Cidade da Guatemala, San Salvador, Quito, Cidade do México, Guayaquil, Manaus, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Cali, Bucaramanga, Santiago e Curitiba.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)