COLUNA RETA OPOSTA

0
Postado 23 de novembro de 2018 por bisponeto em
Alfredinho Ibiapina corre no kartódromo Tutas Olsen

Campeão do Torneio de Inverno da Copa Super Paraná de Kart há duas semanas pela categoria Cadete o piloto Alfredinho Ibiapina (Embrasil) está motivado para a disputa do Campeonato Catarinense de Kart. O evento acontece a partir de quinta a domingo (25/11), em Caçador, no meio-oeste do estado.

Estreante no traçado do kartódromo Tutas Olsen, o piloto do kart numeral 8 terá dois dias de treinos para conhecer a pista e conferir o setup do equipamento. “Serão seis treinos livres que somam 1h25min em dois dias. Espero que eu consiga me adaptar rápido porque no sábado já teremos o treino de classificação e duas baterias, que irão definir o grid para a prova final no domingo. Não vai ser fácil, mas vamos pra cima”, informou Alfredinho Ibiapina. Mais informações sobre o piloto nas redes sociais www.alfredinhoibiapia ou no Instagram @alfredinhoibiapina.

Romullo Ribas estreia no Catarinense de Kart

Embalado pela conquista do título de campeão da Cadete Rookie no Torneio de Inverno da Copa SPK há 10 dias, Romullo Ribas estreia no Catarinense de Kart com entusiasmo. O Campeonato será disputado em etapa única, no kartódromo Tutas Olsen, em Caçador, meio-oeste do estado, e iniciou na quinta-feira (22/11), com os treinos livres e encerra no domingo (25/11), com as provas. Com pouco mais de um ano no kartismo, Romullo Ribas, conhecido como “Menino de Ferro” devido a vestimenta em alusão ao personagem da Marvel, conquistou três títulos regionais de campeão, um pela Mirim, no final de 2017 e dois pela Cadete em 2018. Agora ele e a equipe RVC, de Rodrigo Paixão, querem um título estadual.

Não vai ser fácil alcançar o nosso objetivo, mesmo porque, será a estreia do Romullo no traçado do kartódromo Tutas Olsen. Os pilotos da Cadete são todos de alto nível, mas corridas são corridas e vamos dar trabalho aos concorrentes”, comentou Rodrigo Paixão. Na sexta-feira serão realizadas as tomadas de tempos de todas as categorias e duas baterias classificatórias, que irão definir o alinhamento do grid para a prova final no domingo. Acompanhe o piloto pela rede social www.facebook.com/pilotoromulloribas.

Foz do Iguaçu encerra temporada com Copa Mercosul

A temporada de Kart de Foz do Iguaçu chega ao fim neste sábado (dia 24/11), quando será disputada a Copa Mercosul/Itaipu-Itamed, com quatro horas de duração. A largada está programada para às 18 horas no Adrena Kart e será ao estilo Le Mans.

A promoção e organização são do auto Automóvel Clube de Foz do Iguaçu e da Associação dos Pilotos de Kart de Foz do Iguaçu (AKAFI), com supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA). A prova terá no máximo 25 equipes (karts) inscritas, podendo cada uma ter dois ou três pilotos. Só será permitida a inscrição de um quarto piloto, caso dois estejam inscritos por outra equipe.

Leo Zettel e Fred Zettel vencem o Rally da Graciosa

Diferentes dos últimos anos, o Rally da Graciosa 2018 percorreu somente os caminhos históricos da Graciosa, na região de Quatro Barras, no Paraná. A prova foi realizada somente no sábado e contou com 126 km de trechos cronometrados. O clima estava perfeito para o evento, mas a dupla de Curitiba Leo Zettel/Fred Zettel enfrentaram problemas desde o início. Logo na primeira especial, foram os freios que superaqueceram, mesmo assim os irmãos já iniciaram a prova com vitória. Em seguida uma mangueira da direção hidráulica rompeu, deixando o carro bem mais pesado que o normal. Depois foi a vez da embreagem falhar. Na última especial quebrou um eixo traseiro. Por fim, já no Stop, o cambio deixou de funcionar corretamente. “Foi muito emocionante. Não apenas pelo primeiro lugar, mas tudo foi uma vitória”, conta o navegador Fred. “O maior desafio, depois de ganhar a prova, foi chegar no parque fechado. Foi emocionante! E finalmente o primeiro lugar de XRC na categoria RC2N”, completou o navegador.

Ao final de 8 especiais, o resultado da prova foi: 1.º) Leo Zettel/Fred Zettel, Peugeot XRC, 1:12:48; 2.º) Luis Facco/Francis Herrero, Peugeot 208 Maxi, 1:14:13; 3.º) Ulysses Bertholdo/Marcelo Dalmut, Mitsubishi Lancer EVO X, 1:26:12. O Rally da Graciosa encerrou a temporada 2018 de rally, mas apesar do ótimo resultado nas duas últimas provas, as primeiras comprometeram a classificação dos irmãos Zettel no campeonato brasileiro, deixando a dupla com o terceiro lugar no certame. 1.º) Paulo Nobre/Gabriel Morales, Mitsubishi Lancer EVO X, 52 pontos; 2.º) Luis Facco/Francis Herrero, Peugeot 208 Maxi, 45; 3.º) Leo Zettel/Fred Zettel, Peugeot 207 XRC, 36 pontos. “Foi um ano de aprendizado, e essa era a proposta. Acho que evoluímos muito na pilotagem do XRC, então um terceiro lugar foi muito bem vindo”, declara o piloto Leo Zettel. Agora a equipe começa o planejamento para a temporada 2019 de rally.

Kartódromo de Cascavel é vistoriado pela CBA

A CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) vistoriou o Kartódromo Delci Damian, em Cascavel, no Oeste do Paraná, para a elaboração do Caderno de Encargos para o Campeonato Brasileiro de Kart, que será disputado no circuito cascavelense de 15 a 27 de julho do próximo ano. Os trabalhos foram comandados por Pedro Sereno, presidente da CNK (Comissão Nacional de Kart), órgão da CBA que cuida do kartismo de todo o Brasil.

Ao terminar os trabalhos, Pedro Sereno explicou com agora será elaborado o Caderno de Encargos com todos os itens que precisam ser feitos para a realização do Brasileiro e encaminhado ao Kart Clube de Cascavel e à Federação Paranaense. Mas o dirigente adiantou que são tens de fácil execução e que alguns já estão sendo feitos pelo clube. “Os itens mais delicados é a construção de uma cerca separando o Parque Fechado da área de trailers das equipes, e a recolocação dos pneus nas áreas de segurança, que precisarão seguir um padrão”, adiantou Pedro Sereno. Também ficou definido que a CBA fará uma nova vistoria nos dias 15 e 16 de março, quando será disputada a 2ª etapa do Campeonato Metropolitano de Cascavel. Nesta vistoria será analisado o que já foi executado, o andamento de tudo o que precisa ser feito e também será feito uma análise do circuito em condições de corrida.

Suptitz e Ortolan são campeões do Brasileiro de Rali

O 32º Rali da Graciosa, disputado no último dia 17 de novembro, em Quatro Barras, no Paraná, foi cercado de emoções e de motivo de muita festa para a dupla paranaense formada pelo piloto Sandro Suptitz e Eduardo “Lobinho” Ortolan, da equipe Rali Cascavel Motorsport. A dupla de Cascavel precisou apenas do quarto lugar nas duas provas disputadas com o Rali da Graciosa para se sagrar campeã da categoria RC4 no Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade. A dupla vencedora das duas provas foi Maurício Neves/Leandro Ferrari. O título de Suptitz e Ortolan foi confirmado logo na Primeira Especial, quando a dupla Emerson Cavassin/Leonil Zanoelo tiveram problemas mecânicos. Com os concorrentes diretos fora da briga, Suptitz e Ortolan passam a competir com o regulamento, buscando concluir as duas etapas e foi o que aconteceu.

O Rali da Graciosa é o único no Brasil disputado em asfalto. “No asfalto os modelos Peugeot levavam vantagem, mas conseguimos fazer boas provas e garantir o título. Agora é comemorar e pensar no próximo ano”, frisa Suptitz. Eduardo Ortolan destaca todo o trabalho desenvolvido, que envolveu muitas pessoas ligadas ao rali de Cascavel. “Tivemos apoio de muitas pessoas, que se desdobraram, ajudaram, incentivaram. O apoio de todos foi fundamental. O Rene Bordignon realizou um grande trabalho e tivemos o investimento de muitas empresas que acreditaram no nosso projeto. O titulo é de todos”, completa Ortolan.

 

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)