Richard Schwarzwald é diretor global da FCA

0
Postado 5 de outubro de 2018 por bisponeto em
Richard Schwarzwald é o novo diretor global de Qualidade da Fiat Chrysler Automobiles (FCA). O anúncio foi feito pelo CEO da FCA, Mike Manley, nesta segunda-feira (1.º/10). Com mais de 25 anos de experiência no setor automotivo, Richard liderava, desde maio de 2016, a diretoria de Qualidade para a América Latina.

“Gostaria de felicitar Richard e a sua equipe na América Latina pelas melhorias significativas alcançadas na Qualidade”, destacou Manley em comunicado oficial divulgado nesta segunda. Em sua nova função, Richard passa a integrar o Group Executive Council (GEC), a máxima instância executiva do grupo.

Richard nasceu em 1969, no Rio de Janeiro, e estudou Engenharia Mecânica na Escola Politécnica da USP, em São Paulo. É pós-graduado em Gestão de Produção e Operações Industriais, com mestrado em Gestão de Supply Chain. Para ele, o diferencial do seu trabalho foi liderar pessoas e processos para fortalecer o foco do cliente, por toda a cadeia de valor do produto. “O principal dever da área de Qualidade é estabelecer ações sob o ponto de vista do consumidor, para atingir os mais altos níveis de satisfação dos clientes e reconhecimento da marca”, afirma.

Richard sucede a Scott Garberding, que foi nomeado líder global de Manufatura. Scott tem 30 anos de experiência industrial na FCA, incluindo a liderança na produção na América do Norte, na unidade de Compras, durante sua passagem pela Itália, e, mais recentemente, na unidade de Qualidade global. Scott substitui Stefan Ketter, que também exerceu a função de líder da FCA para a América Latina, e comunicou à companhia no início deste ano seus planos de desligamento da FCA.

O cargo de diretor de Qualidade da FCA para a América Latina passa a ser ocupado por Geraldo Barra. Com 41 anos, Barra é formado em Engenharia Mecânica na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e tem pós-graduação em Logística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ingressou no Grupo Fiat, atual FCA, em 1997, e desde então acumula extensa experiência com atuação nas áreas de Manufatura, Engenharia e Qualidade. Desde janeiro de 2016, ocupava o posto de diretor-adjunto de Qualidade.

O anúncio desta segunda-feira também inclui as nomeações de Pietro Gorlier como Chief Operating Officer (COO) da região EMEA; Ermanno Ferrari como CEO da Magneti Marelli; Harald Wester para o comando da Maserati; Tim Kuniskis como responsável da marca Jeep na América do Norte; e Reid Bigland para o comando da marca Ram.

Confira abaixo o comunicado divulgado nesta segunda-feira pelo CEO Mike Manley:

“Nos últimos 60 dias, viajei entre as regiões da APAC, EMEA e NAFTA e pretendo ir até aos países da LATAM nas próximas semanas. Pude encontrar-me com muitos de vocês e discutir um roteiro para cumprir os compromissos do Plano de Negócios de cinco anos definido em 1º de junho. Com profundo envolvimento no desenvolvimento do plano, posso afirmar que ele foi criado sabendo que temos o talento e as capacidades de que precisamos para cumprir o objetivo de nos tornarmos um dos fabricantes de automóveis mais lucrativos do mundo.

Não estou dizendo que não temos desafios a superar. Os próximos cinco anos continuarão a ser extremamente desafiadores para o nosso setor, com regulamentos mais rígidos, concorrência intensa e, provavelmente, uma desaceleração do crescimento do setor no mundo. Independentemente disso, com foco na execução e flexibilidade contínua que permitirá que nos ajustemos à mudança das circunstâncias, que é uma de nossas características mais exclusivas e um dos nossos pontos fortes, temos uma visão clara para atingirmos as nossas ambições em cinco anos.

Um elemento fundamental no plano é garantir que a equipa de liderança esteja alinhada com nossos objetivos daqui para frente. Temos uma equipa notável aqui na FCA, com muita experiência e um registo de sucesso excecional. Hoje, conforme começamos a implementar o novo plano, tenho o prazer de anunciar a seguinte evolução nas funções de liderança:

Pietro Gorlier foi nomeado Chief Operating Officer (COO) da região EMEA. Pietro tem um registro comprovado de experiência comercial e industrial com a FCA. É um operador com experiência global e é a segunda geração de funcionários da sua família, pois o pai trabalhou na Fiat na Itália. Pietro traz um grande respeito e conhecimento de nossas operações na Europa. Pietro também assumirá a função de responsável da Mopar globalmente. Steve Beahm assumirá as responsabilidades pela Mopar na região da América do Norte, continuando sua função como responsável das marcas Chrysler, Dodge e Fiat na América do Norte.

Ermanno Ferrari foi nomeado CEO da Magneti Marelli. Ermanno recentemente atuou como responsável da divisão de iluminação da Magneti Marelli, que é a maior unidade comercial da empresa. Anteriormente, trabalhou em várias linhas de negócio da Marelli, incluindo funções de nível sênior nas unidades de Amortecedores e Suspensões. Na sua nova função, Ermanno participará do Group Executive Council (GEC).

Harald Wester foi nomeado Chief Operating Officer da Maserati. Harald manterá as suas funções como Chief Technology Officer. Ele tem um profundo conhecimento do mercado das marcas premium e a sua nomeação também permitirá a aplicação das tecnologias mais avançadas na nossa marca premium, a Maserati.

Tim Kuniskis foi nomeado responsável da marca Jeep na América do Norte. Tim manterá suas responsabilidades como responsável global da Alfa Romeo e aplicará as suas comprovadas competências na produção e comercialização de duas das marcas mais apreciadas do setor, ambas com ambição de crescimento significativo no plano de cinco anos.

Reid Bigland foi nomeado responsável da marca Ram. Reid liderou anteriormente a marca Ram em 2013 e 2014, que, sob sua liderança, registou um crescimento nas vendas de aproximadamente 50%. Reid tem os produtos certos e as competências para levar a Ram até ao próximo nível. Reid manterá suas funções de liderança nas operações no Canadá e de vendas nos EUA.

Scott Garberding foi nomeado Global Chief Manufacturing Officer. Scott tem cerca de 30 anos de experiência industrial na FCA, incluindo a liderança na produção na América do Norte, na nossa unidade de Compras global quando estava baseado na Itália e, mais recentemente, na unidade de Qualidade global. Scott tem um profundo conhecimento e entendimento de nosso sistema de produção mundial e das pessoas que trabalham em nossas unidades.

A Comau e a Teksid reportarão diretamente a Scott, garantindo que estamos otimizando a aplicação de produtos e serviços nas operações de fabricação. Scott substitui Stefan Ketter que, no início deste ano, nos informou sobre os seus planos de exoneração de seu cargo na FCA. Em nome de todos os colegas com os quais ele trabalhou em proximidade, quero expressar meus profundos agradecimentos a Stefan pela sua valiosa contribuição ao longo dos anos.

Richard Schwarzwald foi nomeado responsável global de Qualidade. Richard sucede a Scott Garberding na função e traz mais de 25 anos de experiência em qualidade automotiva e qualidade dos fornecedores. Richard liderou recentemente a nossa unidade de Qualidade na América Latina e ocupou anteriormente posições de liderança sênior em várias OEMs e fornecedores do setor automóvel. Gostaria de felicitar Richard e a sua equipe na América Latina pelas melhorias significativas alcançadas na Qualidade, especialmente na Jeep, incluindo atingir o 1.º quartil para o Jeep Renegade numa pesquisa de classificação independente recente. Em sua nova função, Richard participará do Group Executive Council (GEC). Em mudanças relacionadas, Mark Champine assume a responsabilidade pela Qualidade na América do Norte, e Geraldo Barra assume a responsabilidade pela Qualidade na América Latina.

Os meus parabéns aos líderes que estão assumindo as novas funções. E agradeço a todos a dedicação permanente às tarefas diárias para garantir que a FCA continue a satisfazer e mesmo exceder as exigências e expectativas dos nossos clientes em todo o mundo”, concluiu Mike Manley.

 

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)