Honda XRE 190 versão 2019: a versátil trail urbana

0
Postado 6 de outubro de 2018 por bisponeto em
A Honda XRE190 é, reconhecidamente, uma das mais versáteis motocicletas do mercado brasileiro. Seu grande destaque é a capacidade de oferecer um comportamento ideal nos mais diferentes tipos de utilização, além de proporcionar grande eficiência de frenagem graças ao freio ABS, exclusividade nos modelos do segment trail de entrada. Em sua versão 2019, as novidades ficam para as novas cores laranja e vermelho pérola, além da manutenção do prata fosco, com preço público sugerido de R$ 13.760,00.

DNA vencedor
É muito fácil entender a competência do modelo, cujo projeto foi inspirado em na “irmã” maior XRE300, a qual herdou o visual agressivo, exibindo um caráter próprio, mas que não renega sua linhagem. Trata-se de uma motocicleta ideal para iniciantes e também para motociclistas mais experientes, que enxergam nela uma escolha essencial, síntese perfeita entre as qualidades de uma moto pequena e capacidades de um modelo de cilindrada maior.

Em deslocamentos urbanos, a agilidade superior e facilidade de pilotagem a tornam praticamente imbatível. Nas vias expressas e trechos rodoviários, se destaca pela boa reserva de potência enquanto que nos terrenos com pavimentação ruim exibe a competência de uma verdadeira off-road. Ponto em comum em todas estas condições de uso, a segurança superior, robustez e a notória economia de combustível.

Motor econômico, freio ABS
Destaque na XRE190 é o motor, um monocilíndrico arrefecido a ar de 4 tempos, cujo comando único de válvulas no cabeçote (OHC – Overhead Camshaft) aciona balancins roletados, que proporcionam funcionamento suave e atrito reduzido. A capacidade cúbica é de 184,4 cm3 e o sistema de injeção de combustível é o consagrado PGM-FI (Programmed Fuel Injection) FlexOne, que permite o uso tanto de etanol como de gasolina.

A potência máxima é praticamente igual com um ou outro combustível: 16,4 cv com etanol e 16,3 cv com gasolina, sempre a 8.500 rpm. O mesmo ocorre com o torque máximo, 1,66 kgf.m com etanol e 1,65 kgf.m com gasolina, a 6.000 rpm, além de peso seco de apenas 127kg, que garante uma relação peso-potência mais favorável. O câmbio é de cinco marchas, com relações estudadas para oferecer acelerações e retomadas rápidas.

Grande diferencial da XRE190 é o freio ABS, sistema que atua apenas no disco da roda dianteira. Tal opção é a ideal em uma motocicleta que, como já assinalado, tem talento para rodar no asfalto e na terra: freadas fortes no asfalto seco ou molhado são mais seguras e proporcionam espaços de parada mais curtos por conta do ABS. Já o freio traseiro a disco permite modular a frenagem e especialmente em terrenos “soltos”– areia, terra e pedrisco –, possibilita a pilotagem ideal no fora-de-estrada.

O chassi tubular realizado em aço é do tipo berço semiduplo, a suspensão dianteira é telescópica e a traseira monoamortecida, ambas de longo curso. O preciso ajuste de suspensões aliado à bem estudada ergonomia e amplo assento em dois níveis faz da Honda XRE190 uma motocicleta muito confortável e acessível em função da altura do assento, contida a meros 836 mm de distância em relação ao solo.

Design e equipamentos de categoria superior
O design, inspirado na XRE300, agrega valor e oferece uma bem-vinda percepção de motocicleta de categoria superior. Confirma tal padrão elementos de design como a elegante ponteira de escape e o conjunto de carenagens laterais do tanque – de 13,5 litros de capacidade. As formas angulosas da agressiva carenagem do farol valorizam o característico prolongamento inferior, o bico, espécie de “marca registrada” da família XRE. Outros detalhes conciliam design superior com praticidade: bagageiro – preparado para instalação de baú – integrado à amplas alças laterais e o conjunto ótico posterior, com lanterna, suporte de placa e piscas elevados.

Uma modernidade da XRE190 é o “QR CODE” na carenagem frontal, através do qual por intermédio de um smartphone é possível ter acesso ao manual do proprietário digitalizado e outros conteúdos (sugestão de roteiros, dicas de manutenção e etc..), e capítulo à parte merece também o painel, totalmente digital, dotado de marcador de combustível, contagiros, velocímetro, hodômetro total e parcial e das luzes-alerta. Outro equipamento que se destaca é o par de rodas raiadas de aros com acabamento em cromo fumê, calçados com os pneus mistos Pirelli MT60.

A XRE190 é a escolha exata para quem quer algo mais em termos de desempenho com as mesmas e renomadas características de economia, robustez e facilidade de uso. O impactante visual da família XRE e a segurança da frenagem ABS são outros fatores que fazem do modelo uma motocicleta sem rivais à altura.

A Honda XRE190 2019 será oferecida nas cores vermelho pérola, prata fosco e na inédita cor laranja. Estará disponível nas concessionárias a partir do mês de outubro com preço público sugerido de R$ 13.760,00 base Estado de São Paulo, não inclusas as despesas com frete/seguro. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)