Apresentação mundial: Edição exclusiva do Porsche 935

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Postado 5 de outubro de 2018 por bisponeto em Automóveis
A Porsche apresentou o novo modelo 935 aproveitando a ocasião do evento esportivo histórico “Rennsport Reunion” no circuito de Laguna Seca, na Califórnia. O carro de corrida de 515 kW (700 hp) com uma carroceria que remete ao legendário Porsche 935/78 será produzido numa edição limitada a 77 unidades. “Este carro espetacular é um presente de aniversário da Porsche Motorsport a seus fãs no mundo inteiro”, afirmou o Dr. Frank Steffen Walliser, vice-presidente da Motorsport e GT Cars. “Como o carro não é homologado, os engenheiros e designers não tiveram que seguir as normas usuais e, por isso, tiveram liberdade no desenvolvimento”.

A tecnologia do carro de corrida destinado a eventos particular fechados em pistas de corrida, se baseia no carro esportivo de alta performance 911 GT2 RS. Como seu histórico antecessor, a maior parte da carroceria foi substituída ou suplementada por peças de material composto de fibras de carbono (CFRP). Com sua traseira aerodinâmica alongada, o 935 tem 4,87 metros de comprimento total. A largura do exclusivo carro de corridas é 2,03 metros.

A aerodinâmica espetacular é fruto de um desenvolvimento completamente novo e homenageia o carro de competições Porsche 935/78 Le Mans, que os fãs batizaram de “Moby Dick” devido à sua forma alongada, grandes elementos aerodinâmicos e cor predominantemente branca. As exclusivas aberturas de ar nos arcos das rodas na carenagem dianteira, que também estão presentes no GT3 Porsche 911 GT3 R” de série, aumentam a força aerodinâmica sobre o eixo da frente. Com 1.909 milímetros de largura e 400 milímetros de profundidade, a asa traseira garante o equilíbrio aerodinâmico.

Muitos detalhes do exterior são uma saudação a outros veículos vencedores que fazem parte da história automobilística da empresa: Os aros das rodas com cobertura aerodinâmica se inspiram nos do 935/78, enquanto as lanternas traseiras nas placas das pontas da asa traseira foram reproduzidas do carro de corridas 919 Hybrid LMP1. Os espelhos laterais homenageiam o atual 911 RSR vencedor de Le Mans, enquanto as ponteiras aparentes do escapamento, de titânio, reproduzem as do Porsche 908 de 1968.

Essas referências também foram adotadas no cockpit. A manopla da alavanca de câmbio tem um design em madeira laminada inspirado em modelos de corrida como o 917, o 909 Bergspyder e o supercarro esportivo Carrera GT. O volante de fibra de carbono e o painel colorido por trás dele foram tirados da edição 2019 do 911 GT3 R. Uma forte gaiola de proteção combinada com um banco de corridas em concha e um cinto de segurança de seis pontos garantem o máximo de segurança. Um segundo assento, para o passageiro, é oferecido como opcional. O conforto térmico interno é garantido pelo ar-condicionado.

O novo 935 é movimentado por um motor bi turbo 3,8 litros no estado da arte, que é em grande parte idêntico à unidade de alta performance de série montada no 911 GT2 RS para uso em estrada. A força do motor traseiro é transferida através de uma transmissão Porsche Doppelkupplung (PDK) com dupla embreagem e sete marchas montada rigidamente junto ao eixo traseiro de 310 milímetros de largura. Como os modelos GT de estrada do 911, o piloto troca as marchas através das aletas posicionadas de forma prática no volante. Típica do 911, a distribuição do peso garante um excelente desempenho na tração e frenagem. Pinças monobloco de alumínio com seis pistões no eixo dianteiro, em combinação com discos de freios de aço ventilados e perfurados com 390 milímetros de diâmetro oferecem excelentes valores de desaceleração. O eixo traseiro é equipado com pinças de quatro pistões e discos com 355 milímetros de diâmetro.

Como o 911 GT2 RS de estrada, o 935, com 1.380 quilos de peso, é equipado com o sistema PSM (Porsche Stability Management – gerenciamento de estabilidade), que inclui o controle de tração, assim como o sistema de freios antibloqueio (ABS). Graças a um seletor de mapeamento, esses sistemas de assistência podem ser ajustados separadamente ou completamente desligados, dependendo da situação de condução.

O novo Porsche 935 já pode ser encomendado na por 701.948 euros, mais os impostos específicos de cada país. Os clientes receberão seus veículos a partir de junho de 2019, em eventos de entrega exclusivos.

Descrição técnica do Porsche 935 (Type 991, Gen. 2):
Conceito:

Carro de corrida não-homologado com banco único.
Base: Porsche 911 GT2 RS (991.2).

Peso/dimensões:
Peso: aprox. 1.380 kg;
Comprimento: 4,865 mm;
Largura: 2.034 mm (incl. espelhos laterais);
Altura total: 1.359 mm;
Distância entre eixos: 2.457 mm.

Motor:
3.800 cm³, seis cilindros horizontais tipo boxer, bi turbo, bloco de alumínio, resfriado a água montado na traseira com fixação rígida; curso 77,5 mm, diâmetros 102 mm; aprox. 515 kW (700 hp); 4 válvulas por cilindro com ajuste dos eixos de comando e levantamento de válvulas variável Vario-Cam Plus; Gerenciamento eletrônico do motor (Continental SDI 9); Conversor catalítico com 100 células aprovado pela DMSB
Silenciador traseiro Heritage Design com ponteiras duplas montado no centro.

Transmissão:

Caixa de câmbio PDK com sete velocidades com fixação rígida e curso curto
Volante de dupla massa; Lubrificação pressurizada internamente com resfriamento ativo do óleo; Diferencial com deslizamento limitado otimizado para corrida.

Carroceria:

Carcaça com peso otimizado em alumínio e aço com peças adicionais de fibra de carbono e Kevlar para melhorar a aerodinâmica e estabilidade; Asa traseira com lanternas incorporadas às placas laterais; Entradas de ar aumentadas com lanternas de LED integradas de quatro pontos; Escotilha de escape no teto, conforme a norma FIA Art. 275ª; Espelhos externos com aerodinâmica otimizada; Célula de combustível de segurança FT3 de 115 litros com válvula de corte de segurança de acordo com a norma FIA Art. 253 na dianteira, com acoplamento para abastecimento rápido opcional
Gaiola de segurança soldada internamente; Banco de corrida em concha Recaro com regulagem longitudinal e sistema de estofamento de acordo com a regulamentação FIA Standard 8862/2009; Cinto de segurança com seis pontos; Sistema de macacos pneumático (três macacos); Sistema extintor de incêndio com unidade de disparo eletrônica.

Suspensão:
Eixo dianteiro: Torres McPherson, braços de suspensão forjados, rigidez otimizada com juntas esféricas de alto desempenho, porcas de fixação das rodas centrais; amortecedores de corrida de três vias, barra de amarração reforçada; direção assistida eletromecânica com redução variável, barra antirrolagem laminar.

Eixo traseiro: Torres McPherson, braços de suspensão forjados, rigidez otimizada com juntas esféricas de alto desempenho, porcas de fixação das rodas centrais; barra antirrolagem laminar.

Freios:

Sistema de frenagem: Dois circuitos de frenagem independentes para os eixos dianteiro e traseiro; sistema de regulagem da distribuição de força de frenagem;

Eixo dianteiro: Pinças monobloco em alumínio de corrida com seis pistões e molas de pistões especiais; discos de freios em aço, com ventilação interna e 380 mm de diâmetro, pastilhas de freios de competição e dutos de ventilação otimizados;

Eixo traseiro: Pinças monobloco em alumínio de corrida com quatro pistões e molas de pistões especiais; discos de freios em aço, com ventilação interna e 355 mm de diâmetro, pastilhas de freios de competição e dutos de ventilação otimizados.

Sistema elétrico:
Painel de instrumentos COSWORTH ICD com mostrador de dados integrado, cronometro Sport Chrono e mostrador da pressão dos compressores com acabamento vintage;
Volante multifuncional CFK com limitador de velocidade nos boxes e desacoplamento rápido; Sistema PSM (Porsche Stability Management – gerenciamento de estabilidade) com ABS, Controle de Tração e Controle Eletrônico de Estabilidade (com possibilidade de desligamento total); Console central com ajuste de mapas para o ABS, ESC, TC e ajuste para adequação às circunferências dos pneus em uso; Porsche Track Precision Race App; Disparador de volta integrado; Bateria leve de íons de lítio (Li-Fe-Po) com 60 Ah, a prova de vazamento, montada na área dos pés do passageiro; Interruptor de emergência no cockpit e externo na lateral esquerda do para-brisa; Monitoramento da pressão dos pneus (TMPS); e Ar-condicionado.
Aros/Pneus:
Eixo dianteiro: Rodas de liga leve forjadas em peça única 11.5J x 18 offset – 15,3 com porca de fixação central; pneus de transporte Michelin 29/65-R18;

HA: Rodas de liga leve forjadas em peça única 13J x 18 offset -10 com porca de fixação central; pneus de transporte Michelin 31/71-R18;

Cor:
Pintura a base de água cinza ágata, opcionalmente com as cores da Martini.

Preço:
Preço na Eutopa: 701.948 euros, mais impostos específicos de cada país. Entrega a partir de junho de 2019.


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