Volvo Cars lança o XC60 a diesel no Brasil

0
Postado 11 de setembro de 2018 por bisponeto em
A Volvo Cars reuniu a imprensa especializada automotiva do Sul do Brasil em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, para apresentar mais uma novidade da linha 2019 de seu utilitário esportivo mais vendido na história. A partir deste mês de setembro, as 32 concessionárias da marca no Brasil passam a comercializar o XC60 D5.

Com a motorização a diesel em duas versões de acabamento, Momentum e Inscription, a fabricante sueca reforça seu posicionamento no segmento e aumenta a gama do modelo, que na região Sul apresentou crescimento de 20,7% nas vendas de janeiro a agosto deste ano comparado ao mesmo período de 2017. O SUV premium já acumula 1.760 unidades emplacadas em 2018. O XC60 D5 Momentum é vendido por R$ 275.950 e a versão D5 Inscription por R$ 289.950.

O desempenho de mercado do modelo ilustra os ótimos resultados da marca no Sul do país. Em agosto foram emplacadas 129 unidades contra 84 do mesmo mês em 2017, alta de 53,5%. O crescimento da Volvo é ainda maior no período de janeiro a agosto deste ano. Com 767 carros vendidos, ante 466 de igual período no ano passado, a fabricante sueca atingiu um crescimento consistente de 64,5%.

D5 Drive-E, um avançado propulsor diesel

O XC60 D5 é equipado com um motor biturbo de 2 litros e quatro cilindros. A potência máxima de 235 hp é também acompanhada de muita força: são 480 N.m de torque máximo, alcançados em baixa rotação, entre 1.750 e 2.250 rpm (37% maior do que o motor T5 a gasolina, com 350 N.m). O XC60 diesel sai da imobilidade e chega a 100 km/h em 7,2 segundos e tem velocidade máxima de 220 km/h.

A modernidade do D5 Drive-E reflete-se na solução tecnológica pioneira da Volvo Cars para eliminar o atraso na resposta do motor ao pisar no acelerador, conhecido como turbo lag. O que o PowerPulse faz é entregar um forte desempenho no arranque do modelo por meio de um sistema de ar comprimido.

O equipamento atua com um pequeno compressor elétrico que, ao receber ar fresco do filtro de ar, comprime-o para armazená-lo num depósito. Ao pressionar o acelerador com o automóvel parado ou com o motor abaixo dos 2 mil giros, em primeira ou segunda marcha, o ar pressurizado é liberado para o coletor de escape, alimentando o turbo compressor. Esse rápido impulso de potência cria justamente a reação instantânea do motor. O ar no depósito é substituído automaticamente, fazendo com que o PowerPulse esteja sempre apto a despejar um novo impulso ao toque no acelerador. Essa tecnologia exclusiva garante ótimo desempenho de arranque sem comprometer a eficiência do motor Drive-E. O utilitário esportivo da Volvo conta com transmissão automática Geartronic de oito velocidades, que proporciona uma condução ainda mais dinâmica.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)