Volvo 360c: comunicação autônoma de automóveis

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Postado 12 de setembro de 2018 por bisponeto em
Com seu novo conceito autônomo 360c, a Volvo Cars enfrenta um dos principais desafios da introdução desta tecnologia ao demandar um novo padrão global de como os veículos autônomos podem se comunicar de forma segura com os demais usuários das estradas. A direção autônoma e a segurança estão intimamente ligadas e esta tecnologia tem o potencial de oferecer uma melhora significativa na proteção das pessoas no trânsito desde que a marca inventou o cinto de segurança de três pontos em 1959.

No entanto, a tecnologia autônoma será introduzida gradualmente. Assim, carros totalmente autônomos começarão a rodar em uma situação de tráfego misto, no qual veículos sem motorista dividirão espaço com outros usuários da estrada. Nessa situação de trânsito, não será mais necessário fazer contato visual e interpretar as intenções de outro condutor, um elemento central da interação atual do tráfego cotidiano.

Como parte do desenvolvimento do 360c, os engenheiros de segurança da Volvo Cars decidiram enfrentar o desafio de como estabelecer um meio seguro de comunicação entre carros totalmente autônomos e outros motoristas na estrada. Além disso, o foco era criar um padrão universalmente aplicável, de modo que os outros usuários da via não precisassem analisar o modelo ou marca de carros autônomos individualmente.

O 360c aborda esse cenário com um sistema composto por sons externos, cores e movimentos, bem como combinações de ferramentas para comunicar as intenções do veículo a outras pessoas na estrada. Isso significa que é sempre muito claro o que o carro fará em seguida. Fundamentalmente, embora o design da tecnologia de comunicação para segurança do 360c se concentre em fazer com que o carro indique suas próprias intenções de condução a outras pessoas da estrada, ele nunca emitirá direcionamentos ou instruções de ações para outros motoristas.

“Acreditamos firmemente que este método de comunicação deve ser um padrão universal, para que todos os usuários possam se comunicar facilmente com qualquer carro autônomo, independentemente do fabricante que o construiu”, disse Malin Ekholm, vice-presidente do Centro de Segurança da Volvo Cars. “Mas também é importante que não instruamos os outros sobre o que fazer, para evitar possíveis confusões. Nossa pesquisa mostra que esta é a maneira mais segura de carros totalmente autônomos se comunicarem com outros usuários das vias”.

O 360c representa a visão da Volvo Cars para um futuro autônomo, elétrico, conectado e seguro para as viagens – e que pode permitir que a Volvo Cars dispute novos mercados em crescimento. O conceito apresenta quatro potenciais usos dos veículos de condução autônomos – um ambiente para descansar, um escritório móvel, uma sala de estar e um espaço de entretenimento – que repensam a forma como as pessoas viajam.

Dentro do ambiente de descanso, os engenheiros de segurança da Volvo Cars também analisaram o futuro da tecnologia de proteção nas vias e como um posicionamento diferente do passageiro pode influenciar na segurança. Por isso, a inclusão de um cobertor especial de segurança neste ambiente prevê um sistema de restrição que funciona exatamente como o cinto de três pontos, mas é ajustado para pessoas deitadas durante a viagem. O 360c também deve impactar uma série de potenciais clientes para os negócios da empresa e considera as possíveis implicações para o futuro do planejamento urbano, da infraestrutura e do impacto ambiental da sociedade moderna.

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