Energizantes: novas motorizações Peugeot Plug-in Hybrid

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Postado 26 de setembro de 2018 por bisponeto em
Peugeot apresenta suas novas motorizações Plug-in Hybrid a gasolina para completar a gama já existente nos modelos Peugeot 3008 e nos Novos Peugeot 508 e 508 SW.

A motorização Hybrid e a motorização Hybrid4 (tração nas 4 rodas) estreiam, respectivamente, nos novos Peugeot 508 e Peugeot 3008, no segundo semestre de 2019 na Europa.

A experiência de direção da Peugeot disponibiliza novos modos de condução, proporcionando prazer e emoções renovados graças ao efeito mágico do modo ZEV 100% elétrico, à eficácia do modo com tração nas quatro rodas (Hybrid4), à potência do modo Sport e à polivalência do modo Hybrid.

A tecnologia é simples e intuitiva, a serviço de uma liberdade absoluta: liberdade sem restrição, com veículos adaptados a diferentes percursos rodoviários, urbanos ou off-road. Liberdade de escolha, com 2 ou 4 rodas motrizes, 225 cv ou 300 cv, sedã, SW ou SUV. Liberdade de escolha dos 4 modos de condução. As duas novas motorizações são a prova concreta da visão da Peugeot: uma mobilidade sem restrições, excitante e cada vez mais eficiente.

Tecnologia Plug-in Híbrid

Primeira prova concreta de um futuro ainda mais sereno e agradável para nossos clientes, a Peugeot apresenta sua nova gama Plug-in Hybrid. Uma oferta recarregável Hybrid e Hybrid4 associada a uma motorização a gasolina, dotada de uma série de tecnologias de ponta. Elas se combinam com facilidade e transparência para o usuário.

Motorização a combustão a gasolina

O motor 1.6L PureTech foi adaptado para ganhar um alternador de arranque e uma frente de resfriamento específica. Nessa configuração, ele desenvolve 180 cv no Hybrid e 200 cv no Hybrid4 (tração 4X4).

Nova caixa de câmbio automática e-EAT8

O motor PureTech está acoplado a um novo câmbio automático de 8 marchas e-EAT8 (Electric Efficient Automatic Transmission – 8 velocidades), específico para as motorizações Peugeot Plug-in Hybrid. Associado a esta transmissão, o motor elétrico desenvolve 110cv/80kW no eixo dianteiro.

Para que as transições entre a alimentação elétrica e a combustão sejam idealmente imperceptíveis, o conversor de torque das versões de combustão cede lugar a uma embreagem multi-disco úmida. Todas essas modificações resultam em um torque maior de 60 Nm e, portanto, com respostas mais rápidas.

Um eixo traseiro eletrificado

Nas versões Hybrid4, o eixo traseiro multibraço está equipado com um ondulador, um motor elétrico de 110cv/80kW e um redutor de peso para garantir o desempenho das quatro rodas motrizes. Sua integração ao veículo não compromete o habitáculo.

Bateria Lithium-ion

A bateria de alta tensão é do tipo Lithium-ion (300V) e está localizada sob os bancos da fileira 2, tanto nas versões Hybrid quanto nas Hybrid4. Sua capacidade está entre as melhores do mercado, variando de 11,8kWh (Hybrid) a 13,2 kWh (Hybrid4). Essa capacidade garante funcionamento em modo 100% elétrico por até 50 quilômetros WLTP(2) (60 quilômetros NEDC(1)).

Para aproveitar ao máximo a autonomia em modo elétrico integral, o veículo funcionará por padrão em modo Zero Emission sempre que o nível de carga da bateria o permitir. Os deslocamentos em modo elétrico integral são possíveis até a velocidade de 135 km/h, antes de o motor a combustão assumir o comando.

Nova função Brake

O condutor tem a possibilidade de ativar a inédita função Brake, que permite desacelerar o veículo sem pisar no pedal de freio. Funcionando como um freio-motor, ele também permite recarregar a bateria pela inércia como, por exemplo, nas descidas. Em modo Drive, basta um impulso para trás no comando de câmbio automático Shift and Park by wire para acionar o modo Brake. Com um segundo impulso, o modo Brake é desativado.

Nova frenagem automatizada

Para aumentar a autonomia em modo de funcionamento 100% elétrico, a frenagem de alta eficiência energética i-Booster recupera a energia durante as frenagens ou desacelerações quando o pé é retirado do acelerador (energia normalmente dissipada nas versões a combustão). O i-booster contém uma bomba elétrica integrada que substitui a bomba a vácuo dos motores a combustão.

Nova função e-SAVE

O prazer da utilização do motor elétrico é sempre possível com a função e-SAVE. Com ela, o condutor pode preparar com antecedência seu deslocamento, reservando parte da autonomia elétrica (10 km, 20 km ou a bateria completa). Essa opção pode ser facilmente acessada a partir do menu e-SAVE dedicado na tela touch screen. Depois de programada, a função aparece no quadro de mostradores, mostrando a autonomia reservada em quilômetros. Basta selecionar o modo Zero Emission no seletor de modos de condução para ativar o funcionamento 100% elétrico no momento desejado.

Recarregar a bateria com facilidade e rapidez

A recarga é efetuada em no máximo:

  • 8 horas em uma tomada padrão (carregador 3,3 kW, 8A);
  • 4 horas em uma tomada reforçada do tipo Green’up® (carregador 3,3 kW, 14A);
  • Menos de 2 horas com a utilização de uma Wallbox (carregador de 6,6 kW em opção, 32 A).

Para uma fácil e rápida leitura do nível de carga, guias de luz envolvem a tomada do carregador. Quando o plug estiver conectado e carga em curso, um jogo de cores indicará o progresso do abastecimento.

Discreta, a portinhola de recarga está localizada na parte esquerda traseira do veículo (de forma simétrica à entrada do tanque de combustível). O cabo de recarga é facilmente guardado em um compartimento especial sob o piso do porta-malas.

Uma experiência de condução repleta de sensações renovadas

Com sua tradição tecnológica, a Peugeot oferece a seus clientes a mesma experiência de condução intensa e instintiva, qualquer que seja a motorização.

As novas motorizações Peugeot Plug-in Hybrid proporcionam uma experiência de condução renovada. Uma experiência que abre um leque de novas sensações com uma maestria incomparável, graças a novos modos de condução.

Cada modo de condução é exclusivo e oferece experiências diferentes:

  • Silêncio do modo Zero Emission, 100% elétrico;
  • Desempenho exaltante na função Sport, que mobiliza todas as energias;
  • Polivalência do modo Hybrid;
  • Transmissão aperfeiçoada na opção 4WD (Peugeot 3008 Hybrid4);
  • Função Comfort que associa o modo Hybrid com o conforto da suspensão automatizada (novo Peugeot 508 Hybrid).

Todos essas opções de condução dispõem de um funcionamento 100% elétrico, dependendo do nível de carga da bateria. Com um denso conteúdo tecnológico, as motorizações Hybrid e Hybrid4 prometem extrema esportividade em termos de experiência de condução. A ergonomia e a dirigibilidade são fáceis, prazerosas e intuitivas.

Uma condução eletrizante com o Peugeot i-Cockpit®

Um dos principais traços de identidade da marca do Leão, o Peugeot i-Cockpit® proporciona uma experiência de condução estimulante e intuitiva no dia a dia. Para maior controle e facilidade, a tela touch screen e o quadro de mostradores digital foram adaptados.

Quadro de mostradores digital

O Peugeot i-Cockpit®, específico das versões híbridas, integra as informações de direção disponíveis no campo de visão do motorista (modo de condução, indicador de nível elétrico e autonomia elétrica disponível etc.). Ele permanece inteiramente configurável e personalizável. Um medidor de potência situado à direita do painel digital substitui o conta-giros. Ele é composto por três zonas facilmente identificáveis:

  • A ECO corresponde a uma condução que otimiza a energia;
  • A POWER corresponde a uma direção mais dinâmica, com desempenhos enérgicos;
  • A CHARGE indica ao motorista as fases de recuperação de energia que permitem recarregar a bateria, principalmente ao tirar o pé do acelerador.

Dois indicadores de nível estão posicionados de ambos os lados do painel: um para o combustível, outro para a eletricidade. A autonomia disponível, expressa em km, também está indicada abaixo de cada um dos mostradores. O modo de condução ativo é exibido em permanência, podendo, se necessário, ser modificado rapidamente e sem hesitação.

Em todos os momentos, durante a recarga, o painel exibe a autonomia elétrica recuperada (em quilômetros), a taxa de carga da bateria recuperada (em porcentagem), a velocidade de recarga da bateria (em quilômetro elétrico), assim como o tempo de carga restante para atingir uma recarga completa (em horas e/ou minutos).

Tela touch screen

A tela sensível ao toque também traz integrado um menu híbrido específico. Um botão de acesso direto encontra-se nos comandos “toggle switches”. Ele dá acesso às seguintes novas informações:

  • A página dos fluxos de energia que ilustra o estado de funcionamento do sistema híbrido;
  • A página das estatísticas de consumo que diferencia o consumo elétrico do consumo de combustível;

A página navegação, que contém informações específicas:

  • as estações de recarga, além dos postos de combustível nos POI;
  • o raio de ação do modo elétrico integral;
  • o raio de ação total elétrico + combustão.

Finalmente, a página de climatização contém o climatizador elétrico do habitáculo, que permite resfriar ou aquecer o espaço interno de acordo com a temperatura externa.
Conectividade My Peugeot

Para oferecer uma agilidade máxima, o conteúdo do aplicativo móvel MyPeugeot evolui. Agora, ele permite ativar uma recarga à distância, saber qual a progressão e o nível de carga do veículo, fazer a climatização térmica com antecedência ou ainda avaliar os dados de consumo de combustível ou de eletricidade em qualquer momento ou lugar. As motorizações Hybrid4 e Hybrid estreiam, respectivamente, no Peugeot 3008 nos novos Peugeot 508 e 508SW, no outono europeu de 2019.

Peugeot 3008 GT Hybrid4: Em toda a parte, o tempo todo

Dotado de uma potência inédita para um Peugeot de série, o SUV Peugeot 3008 chega a uma nova dimensão com a eficiente versão Hybrid4. Este modelo topo de linha oferece tração nas 4 rodas e desenvolve o equivalente a 300 cv/220 kW.

É o resultado da associação da motorização PureTech de 200 cv/147 kW e de dois motores elétricos (um na frente e outro atrás), cada um deles com capacidade para desenvolver 110 cv/80 kW.

O 0 a 100km/h é realizado em 6,5s. A capacidade da bateria é de 13,2 kWh e a autonomia 100% elétrica é de 50 quilômetros WLTP(2) (60 quilômetros NEDC(1)).

O modo 4WD possibilita uma transmissão aprimorada na estrada ou em terrenos difíceis. O resultado é uma aderência impecável: seja em estrada molhada, com lama, com neve ou sinuosa, a potência é repartida homogeneamente para as 4 rodas do veículo. O Peugeot 3008 Hybrid4 oferece, portanto, potência e tração nas quatro rodas com o menor nível de emissões de CO2 do mercado: menos de 49 g de CO2 por quilômetro WLTP(2).

O novo eixo traseiro multibraço proporciona um conforto de alto nível para os passageiros da fileira 2, sem prejudicar o espaço habitável e preservando o volume do porta-malas acima do piso. A motorização Hybrid4 está disponível unicamente na versão GT, dotada de um revestimento exclusivo de Alcantara® Cinza Gréval, complementado por detalhes decorativos em madeira de carvalho envelhecido ”Grey Oak”. Novos sistemas avançados de ajuda à condução (ADAS), provenientes do novo PEUGEOT 508, estreiam no modelo: o regulador de velocidade adaptativo com função Stop & Go e a ajuda à manutenção do veículo na faixa de rodagem.

Alguns meses depois do lançamento da versão Hybrid4, a gama ganhará uma versão com duas rodas motrizes Hybrid de 225 cv (165 kW), associando uma motorização PureTech de 180 cv/132 kW, com um motor elétrico de 110 cv/80 kW.

Peugeot 508 e 508 SW Hybrid: radicalmente eficientes
Os novos Peugeot 508 Hybrid e 508 SW Hybrid associam o motor PureTech 180cv/132kW com um motor elétrico de 110 cv/80 kW, proporcionando uma potência combinada máxima de 225cv/165kW em tração. A motorização Hybrid que equipa os novos PEUGEOT 508 e 508 SW foi aprimorada para oferecer ainda mais sensações. Ela otimiza os custos de utilização graças à eficiência do nível de emissões de CO2, inferiores a 49 g de CO2 por quilômetro WLTP.

A capacidade da bateria é de 11,8kWh e a autonomia 100% elétrica é de 40 quilômetros WLTP (50 quilômetros NEDC). A instalação do grupo motopropulsor não comprometeu outros atributos do veículo. O espaço interno foi preservado e os volumes do porta-malas são idênticos aos das versões a combustão (487L no Peugeot 508 e 530L no Peugeot 508 SW).

Os modelos estão disponíveis em três versões:

  • Allure (e Allure Business): oferta básica ultra-equipada,
  • GT Line, para uma definição dinâmica,

* GT, topo de linha, apresentação exclusiva, com inéditos revestimentos de série em Alcantara® Cinza Gréval.

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