Volvo Cars: modelo 164 celebra seu 50º aniversário

0
Postado 29 de agosto de 2018 por bisponeto em
No fim dos anos de 1950, os engenheiros da Volvo tinham a ideia de projetar um carro de dimensões maiores e mais exclusivo. Seria um modelo com motor V8 e uma poderosa grade vertical. No entanto, uma pesquisa indicou que os veículos compactos eram o futuro, especialmente nos EUA, fazendo com que o projeto fosse encerrado em 1960.

Mas do lançamento da série 140 em 1966 nasceu a ideia de colocar um motor de seis cilindros em linha no corpo do 140. Isso permitiria à Volvo criar a combinação de prestígio e tamanho compacto da qual as pessoas tanto precisavam…

O projetista-chefe Jan Wilsgaard manteve o chassi da série 140 e usou a frente do projeto 358 da década de 1950 para conceber o 164. Mais uma vez o logotipo da marca em ferro assumiu uma posição de destaque, colocado na diagonal, da mesma forma que no primeiro Volvo em 1927 – e como é visto nos modelos atuais.

O chassi do 140 também foi ampliado em 10 cm do para-brisa para a frente. Esta última medida foi necessária para dar espaço ao recém-desenvolvido motor de seis cilindros, designado como B30, com capacidade para 3 litros e potência de 145 cv, graças aos dois carburadores Zenith-Stromberg.

A caixa de transmissão alemã da ZF era do tipo “controle remoto”, o que significava que a alavanca de câmbio, relativamente curta, estava posicionada entre os bancos dianteiros.

Os acessórios eram consideravelmente mais luxuosos do que na série 140, com um tecido grosso de lã nos assentos, tapetes de tecido e banco traseiro projetado para duas pessoas, com um apoio de braço no centro.

Após o primeiro ano de produção, o 164 recebeu como padrão estofado de pele, lâmpadas auxiliares tipo halogêneo e apoios de cabeça integrados. Nos EUA, foi oferecido com janelas elétricas escuras, teto solar elétrico e ar-condicionado.

Quando a revista americana Car and Driver testou o Volvo 164 em sua edição de julho de 1969, os leitores receberam uma descrição do tipo de pessoas que deveriam comprar o novo Volvo: “As pessoas da Volvo estão procurando roubar compradores dos showrooms da Buick, Oldsmobile e Mercedes, e estão fazendo exatamente isso. Os novos clientes da Volvo são profissionais – médicos, advogados, dentistas… – pessoas que podem pagar por algo diferente”.

Um anúncio americano para o 164 da Volvo estava ligado ao mesmo tema: “O carro de luxo que mostra que você tem mais do que dinheiro”.

O Volvo 164 passou por desenvolvimento contínuo ao longo de sua vida, recebendo recursos como injeção eletrônica de combustível (a partir de 1972). O último ano modelo saiu em 1975, e todos os carros construídos naquele ano foram exportados para os EUA. Até então, seu o sucessor, o 264, já havia entrado em produção.

5 fatos curiosos sobre o Volvo 164:

  • Somente uma unidade do modelo foi transformado em ambulância. A divisão de veículos especiais da Volvo tinha um protótipo construído, significativamente mais alto e com distância entre os eixos maior. Ele se tornou o precursor das ambulâncias que, mais tarde, seriam criadas com base no Volvo 265.
  • A produção do 164 foi transferida para a Kalmar em 1974. Os métodos usados na nova fábrica da Volvo eram muito modernos para a época. Os carros foram movidos em carrinhos operados por bateria, controlados por loops no chão. As equipes montavam os carros e se revezavam para supervisionar e realizar diversas atividades de produção possíveis.
  • O protótipo do cupê de luxo Volvo 262C, construído na Itália, foi baseado em um 164. O designer Coggiola o converteu em um coupé de duas portas muito parecido com o modelo de produção. Uma grande diferença foi a maneira pela qual o protótipo manteve sua frente do 164.
  • O motor B30 de seis cilindros do Volvo 164 também foi usado em vários veículos off-road militares da Volvo. Uma versão marítima dele, com três carburadores, também foi produzida pela Volvo Penta.
  • O fabricante italiano de carrocerias Zagato adornou seu estande no Salão de Genebra de 1970 com o coupé esportivo 3000 GTZ. Com motor B30 sob o capô e baseado mecanicamente no 164, foi o único protótipo construído do modelo. Rumores apontam que a unidade existe até hoje.
Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)