Volvo doa cabine de caminhão para o Corpo de Bombeiros de Curitiba

0
Postado 19 de julho de 2018 por bisponeto em
A cabine de caminhão Volvo será utilizada para o treinamento dos profissionais do Corpo de Bombeiros que atuam em resgate e salvamento decorrentes de acidentes de trânsito na capital paranaense e região Centro-Sul de Curitiba e tem o objetivo de orientá-los sobre os pontos estruturais da célula de sobrevivência para preservar vidas.

A entrega oficial da cabine de caminhão Volvo para o Corpo de Bombeiros da capital paranaense aconteceu na última sexta-feira (13/7), em Curitiba (PR), durante o 3° Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma – evento anual que reúne equipes de salvamento de todo o Brasil, organizado pela Associação Brasileira de Resgate e Salvamento – ABRES.

A cabine de caminhão Volvo doada ao Corpo de Bombeiros de Curitiba (PR) será utilizada para instruções de regate e salvamento de vítimas de acidente durante as capacitações desses profissionais. O objetivo é que a cabine seja um equipamento que colabore na ampliação do conhecimento sobre a localização dos pontos estruturais da célula de sobrevivência da cabine, visando à preservação da vida. Trata-se de um equipamento durável que poderá ser transportado sempre que necessário para atender às diversas demandas de treinamentos da corporação.

“O Grupo Volvo orgulha-se em apoiar instituições que prezam pela segurança e entende que a doação da cabine ao Corpo de Bombeiros da Capital vai de encontro à ampla atuação da corporação na preservação da vida no trânsito”, comenta Alexandre Parker, diretor de Assuntos Governamentais do Grupo Volvo América Latina.

Célula de sobrevivência

Os pontos identificados em amarelo na cabine são os componentes da célula de sobrevivência da cabine e que devem ser preservados, na medida do possível, durante um evento de resgate.

“Os elementos destacados em amarelo são as peças de maior resistência estrutural da cabine, esta estrutura também chamada de ‘célula de sobrevivência’ é desenvolvida para proteger os ocupantes da cabine em acidentes. É muito importante para os bombeiros/ resgatistas conhecerem esta estrutura, pois esta informação pode auxiliá-los a definir a melhor estratégia de resgate.”, explica Márcio Buhring, gerente de desenvolvimento de Cabines Volvo América Latina.

Programa Volvo de Segurança no Trânsito

A doação da cabine de caminhão Volvo ao Corpo de Bombeiros da capital paranaense se encaixa dentro da visão do Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST) que há 30 anos atua com iniciativas que visam um trânsito mais seguro. A ação é resultado do entendimento de que a preparação dos agentes que atuam na preservação da vida é parte fundamental para um trânsito mais seguro, com menor número de vítimas de acidentes.

“Contribuir com o treinamento dos bombeiros com um equipamento que visualmente identifica e reforça a célula de sobrevivência pode resultar em números positivos para o trânsito. As possibilidades de resgate de vidas, em ocasiões de acidentes, aumentam quando há o preparo daqueles que atuam no salvamento”, diz Anaelse Oliveira, coordenadora do Programa Volvo de Segurança no Trânsito.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)