Novo logotipo da MINI remete à tradição, autenticidade e clareza

0
Postado 22 de maio de 2018 por bisponeto em Automóveis
A consciência dos seus valores tradicionais alinhada a um espírito de desenvolvimento voltado para o futuro: essas são as bases da nova identidade da MINI, que reflete tal filosofia em seu novo estilo visual – cujo elemento central é o logotipo. Essa nova interpretação do emblema, que será visto em todos os modelos da MINI a partir deste ano, busca um visual mais limpo, com foco no que é essencial.

O novo logotipo da MINI se baseia em um estilo tridimensional que existe desde o relançamento de marca, em 2001, aplicando uma forma de expressão visual conhecida como “design plano”, dotada de elementos gráficos. A preservação das tradições culturais da marca resultou em uma roda alada com o nome da marca impresso ao centro em letras maiúsculas, o que assegura ser o logotipo instantaneamente reconhecido. A ausência de sombras e tons de cinza, por sua vez, cria um efeito preto e branco contrastante que transmite autenticidade e clareza. Com um caráter bidimensional, o logotipo estará presente no capô, na traseira, no centro do volante e na chave dos veículos.

Essa última atualização representa um novo capítulo na diversificada história do logotipo da MINI. Desta vez, há uma semelhança com o logotipo presente nos clássicos MINI dos anos 90. Naquela época, o nome da marca também aparecia em letras maiúsculas no centro de um círculo com asas estilizadas.

Essa combinação de roda e asas remonta aos primórdios da MINI, quando a British Motor Corporation (BMC) colocou no mercado, em 1956, o Morris MINI-Motor, junto com o Austin Seven, estruturalmente idêntico, o primeiro tinha o logotipo da marca Morris. Ele apresentava um boi vermelho e três ondas azuis – o símbolo da cidade de Oxford – que apareciam dentro de um círculo com duas asas estilizadas, à direita e à esquerda. Por outro lado, o modelo irmão – que foi nomeado de Austin MINI a partir de 1962 – teve seu hexágono logo acima da grade do radiador, mostrando a inscrição da marca e o emblema. Duas variantes individuais do revolucionário “small car” também apareceram sob outros dois nomes da marca BMC – Wolseley and Riley. O Wolseley Hornet e o Riley Elf foram mais distintos em seu design, não apenas apresentando um corpo modificado e acessórios exclusivos, mas também carregando cada um o seu próprio logotipo.

Em 1969 a identidade múltipla dos modelos da MINI teve um fim. A partir de então, eles eram produzidos apenas na fábrica de Longbridge (Reino Unido) e, ao mesmo tempo, receberam a designação única MINI. Para marcar essa etapa, os MINI clássicos ganharam um novo logotipo: o desenho era um emblema com um visual abstrato que definitivamente não guardava semelhanças com os símbolos originais. Esse visual perdurou por décadas, sendo o design adaptado conforme a ocasião. Com isso, diversos MINI clássicos ganharam logotipos individuais e únicos, ainda que todos fossem inspirados no mesmo formato do emblema universal.

A nova edição dos MINI nos anos 90 sofreu uma mudança nesses rigorosos princípios: havia agora uma contrapartida ao visual tradicional do logotipo e um enfoque maior nos méritos esportivos da MINI. Uma roda cromada com asas estilizadas recuperou o clássico logotipo Morris MINI-Minor, porém ao invés do boi e das ondas, a inscrição vermelha MINI Cooper apareceu agora emoldurada por uma grinalda em louro verde em um fundo branco. Em 1996, essa variante foi aplicada a outros modelos da MINI com um fundo modificado e a inscrição MINI destacando-se contra um verde ao fundo.

Poucos anos depois, durante o relançamento da marca – que hoje pertence ao BMW Group – foi tomada a decisão de redefinir a identidade da MINI e também do logotipo. Nesse caso, o logotipo mais recente usado para o clássico MINI foi usado como base e consistentemente modernizado. Em sua estreia, em 2000, o atual logotipo aparece em formato tridimensional de alta qualidade, com a inscrição da marca em branco contra um fundo preto. A roda cromada e as asas estilizadas permaneceram inalteradas por quase 15 anos e se tornaram mundialmente o símbolo da MINI: estilo individual, qualidade premium e “driving fun” em um carro compacto do século 21. Dessa forma, o novo logotipo da MINI também reflete um compromisso claro com a tradição da marca britânica, que agora se estende por quase 60 anos.

 


0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)