Ases do Volante

Motores dois tempos roncarão em Curitiba

0
Postado 18 de maio de 2018 por bisponeto em
Curitiba será sede neste final de semana, dias 25, 26 e 27 de maio, do I Encontro Paranaense de Veículos DKW Vemag, ou seja, de automóveis, utilitários e outros tipos de veículos equipados com motor cujo regime de funcionamento é o de 2 tempos.

Trata-se de iniciativa inédita na capital paranaense no tocante a eventos automotivos, graças ao empenho de grupo de proprietários, entusiastas e admiradores desse tipo de veículo, na sua maioria saudosistas dos memoráveis automóveis da marca DKW. Ressalte-se que, não só no Brasil, mas em todo o mundo, existem milhares de colecionadores e fãs dos DKW e do ruído inesquecível produzido pelos seus pequenos motores de dois tempos. Isto, além da fumaceira que produziam ao queimar gasolina e óleo combustível ao mesmo tempo. Na época, os aficionados diziam que, ao passar um DKW por uma rua, ali ficava um cheirinho gostoso oriundo daquela queima.

O automóvel DKW era produzido originariamente na Alemanha, pela empresa Auto Union, tendo feito muito sucesso em todo o mundo. Tanto é assim que, nas décadas de 1940/50 já era exportado ao Brasil, tendo feito furor nas pistas de corrida de carros, pilotado por Carl Iwers e seu filho Henrique, ambos do Rio Grande do Sul. Em muitas das edições da prova Mil Milhas Brasileiras, disputadas a partir de 1956 no Autódromo de Interlagos (SP), la estavam Carl e Henrique com o pequeno DKW competindo palmo a palmo com as grandes carreteiras equipadas com motor Ford V8. Depois da interrupção da fabricação na Alemanha, a empresa brasileira Vemag passou a fabricar o veículo aqui, com a marca DKW Vemag. Foram muitos anos de glória nas ruas e nas pistas de corrida, até que a Volkswagen adquiriu a marca e parou a sua fabricação. Este, um dos motivos pelos quais os DKW são muito procurados por colecionadores até hoje.

O evento acontecerá no Museu do Automóvel, localizado no Parque Barigui, na capital paranaense. Expositores de carros receberão brinde contendo camiseta alusiva ao encontro e material sobre curso de regulagem de motores DKW. Informações: (41) 999613343 e 999079227.

AGUAS DE LINDÓIA

Mais uma vez, no final de semana dos dias 27, 28 e 29 de abril deste ano a agradabilíssima cidade de Águas de Lindóia (SP) foi movimentada pelo palco do encontro de antigomobilistas de todo o país, que lá foram expor apreciar e fazer compras no V Encontro Paulista de Veículos Antigos. Os anos passam, entra e sai crise econômica, mas o evento continua a apresentar o mesmo brilho, com muitas atrações para quem gosta de carros antigos, originais ou modificados.

Nesta edição, houve destaque maior no que diz respeito a veículos de fabricação nacional os quais, dia a dia vão ganhando maior número de adeptos de todas as idades e sendo mais valorizados. Ainda bem, pois,caso contrário, os veículos nacionais desapareceriam de cena dentro de poucos anos. A área de exposição de veículos e de objetos para comercialização foi ampliada, melhorado o serviço de alimentação e outros, mas, a questão sanitária quanto a banheiros e outros equipamentos do gênero ainda são precários. Da cidade paranaense de Piraquara foram levados vários caminhões tipo COE americano, que despertaram muitas atenções do público. Nas fotos de hoje, aspectos do evento realizado em Águas de Lindóia. (Ari Moro).

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)