Lendas do automobilismo avaliam o novo Jaguar XE SV Project 8

0
Postado 3 de maio de 2018 por bisponeto em
Os lendários pilotos da Jaguar, Andy Wallace e Davy Jones, juntaram-se à equipe de desenvolvimento da Divisão de Operações de Veículos Especiais no Goodwood Motor Circuit, no mês passado. Depois de testarem novo Jaguar XE SV Project 8 na pista mais rápida e exigente do Reino Unido, eles declararam que o sedã é “absolutamente surpreendente”.

O piloto britânico Andy Wallace venceu a corrida de resistência de 24 Horas em Le Mans em 1988, pilotando o Jaguar XJR-9 e fez parte das vitoriosas equipes do Campeonato Mundial de Carros Esportivos de 1988 e 1991 da Jaguar. O teste de Goodwood foi a primeira vez que ele dirigiu o Project 8, que conta com um motor V8 5.0 Supercharged de 600 cv, e tração nas quatro rodas.

Andy Wallace disse: “A maioria dos carros de estrada são uma grande decepção nas pistas, mas o Project 8 é realmente diferente. É absolutamente surpreendente como ele foi feito para ser propriamente um carro de corrida. Ele continua querendo que você acelere ainda mais.

O Project 8 apresenta um novo sistema de Freios de Carbono Cerâmica, incorporando a mais recente tecnologia para proporcionar uma sensação consistente no pedal, resistência à fadiga e longevidade, sob as condições mais exigentes.

“O pedal do freio é fantástico. É absolutamente linear e você pode sentir o que está fazendo. A direção também é brilhante. Parece um carro que se desenvolve depois de dias e dias de testes. Você não apenas “cria” algo tão bom quanto isso. Qualquer um pode construir um carro rápido. Mas construir um carro rápido que seja tão bom – isso é uma grande conquista”, completa Wallace.

O norte-americano Davy Jones também foi membro das equipes da Jaguar vencedoras do campeonato de 1988 e 1991. Ganhou as 24 Horas de Daytona em 1990, em um XJR-12 (com Andy Wallace), e terminou em segundo nas 24 Horas de Le Mans em 1991. Mais tarde, ele venceu Le Mans em 1996.

Davy Jones disse: “Estou acostumado com carros de corrida poderosos. Mas este parece muito rápido. A aceleração absoluta não pareceu tão diferente de um protótipo de corrida de 700 cv – e isso realmente me surpreendeu. É certamente o melhor carro de corrida da Jaguar que eu dirijo, desde os protótipos esportivos dos anos 1980 e 1990.”

Com tecnologia de automobilismo de primeira classe, o Project 8 possui painéis de fibra de carbono, aerodinâmica ajustável, uma suspensão única com altura ajustável e cambagem e é o primeiro carro de estrada com rolamentos de roda de cerâmica estilo Fórmula 1. É também o primeiro Jaguar com um modo de pista dedicado, que ativa as configurações de calibração eletrônica adaptadas ao uso do circuito.

“Não há rolamento da carroceria, a aderência é ótima, a frenagem é incrível. Quando você faz uma curva, ele aponta para dentro, quando você pisa no acelerador ele joga para o canto. Não faz nada para assustar você. É um carro tão acessível para dirigir. As mudanças de velocidades [de 8 velocidades automáticas] também são muito precisas e rápidas”, complementa Jones.

O Project 8 é o sedã de quatro portas mais rápido do mundo, depois de quebrar em Nürburgring Nordschleife um recorde de 7min21s23. Estão previstos testes finais em Portimão em Portugal, Motorland Aragón, na Espanha e Laguna Seca na Califórnia, EUA. A montagem manual de no máximo 300 carros começará no Centro Técnico da Divisão de Operações de Veículos Especiais, em junho.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)