Porsche Cup vai distribuir R$ 780 mil em bolsas para jovens pilotos

0
Postado 24 de janeiro de 2018 por bisponeto em
Imagine poder acelerar o carro de corrida mais produzido no planeta, além de contar com um subsídio para disputar o maior campeonato sul-americano de Gran Turismo. O sonho de qualquer jovem piloto já pode ser realizado neste ano, com o lançamento do Junior Program, o programa de formação de novos competidores da Porsche Carrera Cup.

Competidores de 16 a 24 anos podem ser inscrever no processo seletivo, que vai acontecer em fevereiro. Serão diversas etapas para a definição de três pilotos que terão um pacote de benefícios para disputar a temporada. Quem tiver o melhor resultado vai contar com o subsídio de 70% dos custos do campeonato de sprint em 2018. O segundo melhor avaliado também terá um aporte de 40% e o terceiro de 30%. Além disso, eles terão a possibilidade de estar no Porsche Junior Programme mundial da montadora alemã.

A primeira fase do programa começa agora. Os candidatos devem fazer uma inscrição no hot site www.juniorprogram.com.br . Os pilotos terão seus currículos analisados por uma banca especializada, seguindo rigorosamente os critérios do programa global de desenvolvimento de talentos da Porsche desde seu lançamento em 1997.

Após essa fase, 12 competidores serão selecionados para um período de atividades comandadas pela categoria. Seus nomes serão anunciados na primeira quinzena de fevereiro, com os testes finais programados para 19 a 22 do mesmo mês. As atividades de pista serão em circuito homologado pela FIA, a ser anunciado durante o processo seletivo.

Serão quatro dias intensos, com monitoramento sobre pilotagem, treinamentos físicos e psicológicos e um trabalho de como se portar durante entrevistas e eventos. Isso sem contar, logicamente, as atividades dentro da pista e o trabalho com os mecânicos para o acerto do carro e o desenvolvimento do conhecimento técnico nos feedbacks e análises de gráficos com o estafe de engenharia.

Após essa série de avaliações, três pilotos serão selecionados e receberão subsídios para disputar as seis etapas da temporada de sprint, com início marcado para 24 de março em Curitiba e término na preliminar do GP Brasil de F1 em novembro. Os competidores contemplados não serão necessariamente os mais rápidos nas atividades de pista, mas aqueles considerados mais aptos a desenvolver uma carreira profissional como pilotos oficiais de fábrica da Porsche.

Esse é o maior programa para a formação de pilotos já desenvolvido no Brasil. A iniciativa segue os moldes do Porsche Junior Programme realizado anualmente pela montadora alemã na Europa. Ano passado, Rodrigo Baptista (campeão da temporada de sprint, da classe Cup, da Porsche Império GT3 Cup) participou da seletiva global.

“Como organizadores de competições, uma de nossas funções é propiciar aos jovens pilotos condições para mostrar e lapidar seu talento. Nossa ideia é poder dar uma chance aos jovens no início de suas carreiras no automobilismo, com essa possibilidade de ingressarem em um campeonato já reconhecido dentro do país e no mundo. O fortalecimento do automobilismo nacional passa pela formação de novos pilotos e nossa plataforma pode impulsionar o talento brasileiro no exterior, inclusive com a chance de terem um vínculo com a Porsche como pilotos de fábrica”, destacou Dener Pires, diretor-geral da Porsche Império GT3 Cup.

Vale lembrar que diversos pilotos reconhecidos internacionalmente já passaram pelo programa global de formação da montadora alemã: o alemão Timo Bernhard (duas vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans e bicampeão do Mundial de Endurance – WEC – em 2017), o dinamarquês Michael Christensen, o neozelandês Earl Bamber (duas vezes vencedor das 24 horas de Le Mans e campeão do WEC).

Atualmente fazem parte do Junior Programme mundial da Porsche o francês Julien Andlauer e o austríaco Thomas Preining. Todos os integrantes dos programas de 2016 e 2017, o norueguês Dennis Olsen, o australiano Matt Campbell, o italiano Matteo Cairoli e o francês Mathieu Jaminet, foram contratados pela montadora alemã como pilotos de fábrica e disputam diversos campeonatos ao redor do mundo defendendo a marca Porsche.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)