Sistema integrado de soluções é o destaque da nova Sprinter

0
Postado 10 de dezembro de 2017 por bisponeto em
A divisão Mercedes-Benz Vans mostrou no Sprinter Innovation Campus, em Stuttgart, na Alemanha, como a líder em vendas está pronta para liderar o segmento de large vans – no Brasil, representado pelos modelos Sprinter furgão, chassi com cabina e van de passageiros – rumo a uma nova era.

A iniciativa de futuro adVANce, apresentada em 2016, tem um papel central nesse contexto. Desenvolvimentos que incluem soluções de conectividade deram uma forma mais concreta a essa diretriz e entrarão em produção em série, pela primeira vez, com a nova Sprinter, na primavera europeia de 2018.

Em sua terceira geração, a fundadora do segmento, líder de vendas e introdutora de inovações foi mais uma vez reinventada. Sua total conexão à Internet, incomparável escalabilidade, soluções de hardware individuais para o compartimento de carga e sua combinação com serviços de compartilhamento e aluguel tornam a Sprinter o primeiro sistema integrado de soluções. A integração dessas inovações é orientada exclusivamente para explorar benefícios aos clientes em setores individuais e será uma grande contribuição para gestores e motoristas em seu trabalho diário.

Desde seu lançamento no mercado, em 1995, a Sprinter tem definido o segmento das large vans nos mais diversos campos, além de satisfazer a clientes em mais de 130 países. Com vendas até o presente de 3,3 milhões de unidades, a Sprinter está entre os comerciais leves mais vendidos e é o best-seller da Mercedes-Benz, a fabricante de vans de sucesso global.

Desenvolvimento em cinco campos de inovação

A iniciativa de futuro adVANce significa a transformação da Mercedes-Benz Vans de fabricante de veículos em provedora de soluções de transporte e mobilidade totalmente integradas. O desenvolvimento de produtos e serviços é moldado por cinco campos de inovação: digital@vans tem como foco principal a conectividade e a interligação digital de veículos. solutions@vans foca no desenvolvimento de soluções de hardware para tornar os negócios dos clientes mais eficientes. A área de rental@vans é centrada em modelos de aluguel inovadores, enquanto a sharing@vans reúne novos conceitos no campo do transporte público de passageiros. eDrive@vans dá um enfoque completo à mobilidade elétrica.

Uma prévia das qualidades da nova Sprinter

A terceira geração da Sprinter serve como referência de inovação de toda uma classe de veículos, acima de tudo devido a serviços de interconexão completamente novos. Pela primeira vez, o hardware de conexão à Internet está totalmente integrado como parte da infraestrutura do veículo. Isso estabelece um pré-requisito essencial para serviços inovadores específicos para cada setor e soluções para seu contínuo desenvolvimento no futuro.

Para frotas em mercados muito disputados

As megatendências de digitalização e urbanização impõem desafios extremos às empresas e aos operadores de frotas. O mercado para serviços de courier e entregas normais ou expressas, por exemplo, se caracteriza por prazos de entrega apertados e alta pressão nos custos. A entrega de um dia para o outro já é padrão no varejo online, enquanto a entrega de mercadorias no dia da compra, no segmento da alimentação, está ganhando uma participação crescente no mercado.

Para sobreviver nesse ambiente altamente competitivo, as frotas precisam ser mais integradas do que nunca aos processos corporativos. Isso abre espaço para a crescente gama de aplicações para veículos inteligentes, que têm que desempenhar um papel ainda maior para ajudar a manter as empresas com necessidades específicas de transporte competitivas e bem-sucedidas.

Veículos comerciais de vanguarda estão se transformando de puros meios de transporte em plataformas para conceitos logísticos. Ao mesmo tempo em que qualidades como confiabilidade e economia permanecem partes integrais da marca Mercedes-Benz, a futura geração de veículos precisa oferecer adicionalmente novas tecnologias para os mais diversos usos. Ou seja, soluções isoladas estão dando lugar a sistemas integrados bem concebidos.

Desenvolvimentos inovadores passam a cobrir a máxima flexibilidade e integração do veículo à infraestrutura de tecnologia da informação corporativa e aos sistemas de controle de estoques. Dessa forma, o ganho é verificado ao longo de toda a cadeia de valor agregado para a frota. O veículo se torna parte da Internet das Coisas. A Sprinter se enquadra nesse contexto como uma solução integrada.

Mercedes PRO connect: controle digital da frota

Soluções de interconexão e telemática desempenham um papel instrumental na otimização da frota. Melhoras na eficiência resultam, por exemplo, do controle muito organizado e facilmente gerenciado que, por sua vez, pode vir do claro acompanhamento dos deslocamentos do veículo e da disponibilidade de todos os dados econômicos fundamentais. A comunicação contínua entre o gerenciamento da frota e o motorista e as funções de indicação antecipada para manutenção e reparos facilitam ainda mais o trabalho diário. O que anteriormente se limitava a soluções isoladas para empresas de grande porte com frotas igualmente grandes, agora está sendo apresentado para médias e pequenas frotas. Após o lançamento da solução adaptável “Mercedes PRO Adapter”, em setembro de 2017, a solução de fábrica totalmente integrada ao veículo é apresentada agora, pela primeira vez, a bordo da Sprinter.

Os serviços centrais incluem o estado do veículo, comunicação com a frota, gerenciamento de manutenção, recuperação de acidentes e um registro digital do veículo. Todos os serviços de rede são reunidos pelo Mercedes PRO connect. O serviço baseado na web para frotistas, desde pequenas empresas comerciais a grandes clientes, conecta o administrador com todos os veículos e motoristas por meio da ferramenta de gerenciamento de veículos. Isso permite que os trabalhos sejam gerenciados de forma online e que informações como localização, nível do combustível ou intervalos de manutenção possam ser recebidas virtualmente em tempo real. Fácil de usar, essa ferramenta disponibiliza ao gestor uma visão completa da frota.

A interconexão inteligente e a interpretação dos dados possibilitam novos serviços, que geram valor adicional para o cliente. Um dos tópicos mais importantes quanto ao futuro é a interconexão do compartimento de carga. Ela permite que o motorista e o gerente da frota tenham uma visão dos itens a bordo em tempo real nas viagens de entrega, por exemplo. O Mercedes PRO connect compartilha os dados coletados no veículo com os gestores de frotas por meio de uma infraestrutura na nuvem.

Escalável e adaptável até os mínimos detalhes

A versatilidade e a adaptabilidade dos veículos são critérios fundamentais para atender às necessidades dos clientes de diversos segmentos. A Sprinter apresenta uma inédita gama de variações que vai muito além de diferentes carroçarias, distâncias entre eixos ou alturas de carga.

A amplitude se estende desde a versão básica para clientes mais sensíveis ao preço, que valorizam as comprovadas virtudes da Sprinter, à versão top, apresentando finos materiais em seu interior. O conceito do compartimento de carga é um exemplo da adaptabilidade do interior. A área central do painel de instrumentos é dominada por sistemas de informação e entretenimento inteligentes. A telemática de nova geração, disponibilizando o que há de melhor em interconexão, marca o top de linha de produtos.

Estratégia clara: toda a série de modelos será eletrificada

A estratégia integrada da Mercedes-Benz Vans também cobre a área da propulsão elétrica. Toda a série de modelos comerciais será eletrificada nos próximos anos, começando com o eVito, que passou a ser disponibilizado para encomendas há alguns dias e estará disponível no segundo semestre de 2018. O eVito será seguido pela eSprinter em 2019.

Soluções integradas sob medida não evoluem, porém, apenas com base em veículos elétricos. Conceitos de operadores individuais levam em consideração o tamanho da frota, o perfil do motorista ou as necessidades estruturais para estabelecer uma infraestrutura de recarga especial na sede da empresa. O uso de soluções de rede e financiamento específico para veículos elétricos e conceitos de mobilidade fazem parte da solução geral. Isso reduz substancialmente os custos operacionais durante todo o ciclo de vida do veículo e torna a eSprinter e o eVito competitivos no contexto comercial.

A eletrificação da gama de modelos é acompanhada por uma mudança de paradigma no desenvolvimento, com o foco sendo orientado para a criação conjunta do modelo pelo cliente. Parceiros estratégicos como a Hermes são integrados diretamente ao processo de desenvolvimento em curso. A provedora de serviços logísticos Hermes e a Mercedes-Benz Vans vão lançar uma fase piloto em Hamburgo e Stuttgart no início de 2018. O lançamento da frota elétrica será expandido posteriormente para cobrir novas áreas urbanas, exigindo 1.500 vans elétricas para operações de distribuição e entregas. O conhecimento e as observações obtidas a partir desse projeto piloto será aplicável em parte a outras indústrias, permitindo uma transferência de conhecimento e tecnologia que, em última análise, beneficiará a todos os clientes.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)