Toyota revela robô humanoide de terceira geração T-HR3

0
Postado 21 de novembro de 2017 por bisponeto em Automóveis
A Toyota Motor Corporation relevou hoje o T-HR3, seu robô humanoide de terceira geração. A mais recente plataforma de robótica da Toyota, projetada e desenvolvida pela Partner Robot Division, explorará novas tecnologias para gerenciar com segurança as interações físicas entre robôs e seus arredores, assim como um novo sistema remoto de manobras que espelha os movimentos do usuário no robô.

O T-HR3 reflete a ampla pesquisa da Toyota sobre como as tecnologias avançadas podem ajudar a atender as necessidades de mobilidade únicas de cada pessoa. O T-HR3 representa uma evolução dos robôs humanoides da geração anterior que tocavam instrumentos – criados para testar o posicionamento preciso de articulações e movimentos pré-programados – para uma plataforma com recursos capazes de auxiliar com segurança seres humanos em uma variedade de configurações, como em casa, instalações médicas, locais de construção, áreas atingidas por desastres e até mesmo no espaço.

“Os membros da equipe Partner Robot estão empenhados em usar a tecnologia no T-HR3 para desenvolver robôs amigáveis e úteis que coexistam com os humanos e os ajudem na vida cotidiana. Olhando para o futuro, as principais tecnologias desenvolvidas para esta plataforma ajudarão a informar e avançar o desenvolvimento futuro de robôs para proporcionar uma mobilidade cada vez maior para todos”, disse Akifumi Tamaoki, gerente geral da Partner Robot Division.

O T-HR3 é controlado a partir de um Sistema Mestre de Controle que permite que todo o corpo do robô seja operado instintivamente com controles úteis capazes de mapear movimentos das mãos, dos braços e dos pés para o robô e um visor com display acoplado na cabeça que permite ao usuário enxergar a partir da perspectiva do robô. Os braços mestres do sistema dão ao operador uma amplitude de movimento total das articulações correspondentes do robô e os pés permitem que o operador caminhe parado na cadeira para mover o robô para a frente ou lateralmente. A Tecnologia de Prevenção de Auto interferência integrada no T-HR3 opera automaticamente para garantir que o robô e o usuário não perturbem os movimentos um do outro.

Os sistemas de Bordo e o Mestre de Controle do T-HR3, motores, engrenagens de redução e sensores de torque (denominados coletivamente módulos de servo torque) estão conectados a cada articulação. Esses módulos comunicam os movimentos do operador diretamente às 29 partes do corpo do T-HR3 e aos 16 sistemas de controle do Sistema Mestre de Controle para uma experiência de usuário sincronizada e simples. O Módulo de Servo Torque foi desenvolvido em colaboração com a Tamagawa Seiki Co., Ltd. e a Nidec Copal Electronics Corp. Esta tecnologia aprimora a pesquisa da Toyota em robótica segura, medindo a for&cc edil;a exercida por e sobre o T-HR3 à medida que ele interage com seu ambiente, depois transmitindo essa informação ao operador usando o feedback de força.

O Módulo de Servo Torque é o responsável pelos recursos principais do T-HR3: Controle flexível das articulações, para controlar a força de contato que o robô faz com indivíduos ou objetos em seu ambiente circundante; Coordenação de Corpo Inteiro e Controle de Equilíbrio, para manter o equilíbrio do robô caso ele colida com objetos em seu ambiente; e a Manobra Remota Real, para dar aos usuários um controle intuitivo sobre o robô. Essas funções possuem amplas implicações para a pesquisa e o desenvolvimento futuros em robótica, especialmente para robôs que operam em ambientes onde eles devem interagir de forma segura e precisa com seus arredores.

Desde a década de 1980, a Toyota desenvolve robôs industriais para aprimorar seus processos de fabricação. A Partner Robot utiliza os conhecimentos e baseia-se na experiência da Toyota em tecnologias automotivas para desenvolver novas soluções de mobilidade que atendem médicos, cuidadores e pacientes, idosos e pessoas com deficiência.

O T-HR3 será apresentado na próxima International Robot Exhibition 2017, que acontece no espaço de exposições Tokyo Big Sight, de 29 de novembro a 2 de dezembro.

 


0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)