Novo EcoSport chega à Europa com a inédita versão ST-Line

0
Postado 12 de setembro de 2017 por bisponeto em
A Ford exibe no Salão de Frankfurt o novo EcoSport que começa a ser vendido na Europa no final do ano, incluindo a inédita versão esportiva ST-Line e uma opção com motor diesel 1.5 e tração integral inteligente AWD. O modelo europeu segue as mudanças já introduzidas pelo utilitário esportivo no Brasil, incluindo o novo design externo, acabamento interno aprimorado e equipamentos como sete airbags, central multimídia SYNC 3 com tela de 6,5” ou 8”, sensor de ponto cego e controle de estabilidade com sistema anticapotamento.

Como diferenciais, além da gama de motores a gasolina e diesel e dos ajustes de suspensão e direção específicos para o mercado europeu, a linha oferece a opção de carroceria com ou sem estepe montado na traseira. A lista de opcionais inclui volante e retrovisores aquecidos e sistema de som B&O Play com dez alto-falantes, exclusivos para a região, e também faróis com acendimento automático, sensor de chuva, piloto automático, controle eletrônico automático de temperatura, painel de instrumentos com tela de 4,2 polegadas e câmera de ré.

O EcoSport será o primeiro modelo do SUV a trazer a assinatura da grife esportiva ST-Line, já presente em versões do Edge, Fiesta, Focus, Kuga, Mondeo e S-MAX na Europa. Além de para-choques e saias laterais exclusivos, rodas de liga leve de 17 polegadas e distintivos, ele tem teto, colunas, grade dianteira e retrovisores pintados em preto.

O interior vem com volante, alavancas de câmbio e freio revestidos em couro, bancos parcialmente em couro e Miko-Dinamica – camurça ecológica feita de poliéster reciclado – com costura vermelha, pedaleira de aço inox e soleira personalizada ST-Line.

O novo EcoSport europeu será produzido na fábrica da Ford em Craiova, na Romênia, que recebeu um investimento de 200 milhões de euros para modernização. O segmento de utilitários esportivos é o que mais cresce na Europa. Suas vendas avançaram mais de 21% no ano passado e responderam por mais de um quarto de todos os carros de passageiros. Já as vendas totais de SUVs da Ford na região cresceram mais de 30% em 2016.

Opções de motores

A gama de motores do EcoSport europeu inclui o novo 1.5 diesel EcoBlue, de 125 cv, combinado com sistema de tração integral inteligente AWD, oferecido pela primeira vez na região, e transmissão manual de seis velocidades. O sistema inteligente AWD monitora a tração das rodas na pista e varia a distribuição de torque entre as rodas dianteiras e traseiras até a proporção 50/50, em menos de 20 milissegundos – vinte vezes mais rápido que um piscar de olhos. O sistema ajusta continuamente a entrega de torque nas quatro rodas e proporciona uma rodagem mais segura, especialmente em condições escorregadias.

Projetado para fornecer maior potência e desempenho, o novo motor diesel EcoBlue 1.5 incorpora tecnologias inovadoras:

  • Recirculação de gases de escape em baixa pressão combinada com sistema de refrigeração água-ar para uma combustão mais eficiente e com menos emissões;
  • Coletor de admissão integrado para otimizar a entrada de ar no motor;
  • Turbo de baixa inércia para uma resposta mais rápida e controlada, com materiais usados em motor de foguetes para alta temperatura; e
  • Sistema de injeção de combustível de alta pressão, mais eficiente, silencioso e com entrega de combustível mais precisa.

Outra opção diesel do SUV é o 1.5 TDCi de 100 cv, com tração dianteira e transmissão manual de seis velocidades. No ano que vem, será lançada ainda uma versão com motor 1.5 diesel EcoBlue de tração dianteira. A linha oferece também três versões do premiado motor 1.0 EcoBoost a gasolina, de 140 cv, 125 cv e 100 cv com transmissão manual, e uma versão de 125 cv com transmissão automática.

Estilo robusto e refinado

O novo EcoSport traz o estilo arrojado e dinâmico dos SUVs da Ford, também visto nos modelos Kuga e Edge. O capô esculpido com saliência central cria uma aparência limpa: os bicos de lavagem dos vidros, aquecidos, ficam escondidos sob a aba superior do capô. A frente é dominada pela grade trapezoidal com novo design e faróis angulares com sistema de iluminação de alta intensidade e luzes diurnas de LED. As molduras angulares dos faróis de neblina completam o design dianteiro, inspirado nas alças de uma mochila para refletir seu caráter aventureiro.

O para-choque e a lanterna traseira também foram revisados ​​para criar uma aparência mais limpa e esculpida. A linha oferece 12 cores externas, como Lightning Blue, Ruby Red e um tom laranja metálico vibrante, Tiger Eye. Há também a opção de personalizar o SUV com cores de teto contrastantes. Novas rodas de liga leve de 17 e 18 polegadas completam o estilo esportivo e robusto do EcoSport, com acabamentos que vão do acetinado, prata e cinza até preto brilhante. A linha continua a oferecer aos consumidores europeus a opção com e sem estepe montado na traseira.

O EcoSport traz também um novo nível de refinamento interno, com controles mais ergonômicos, materiais de toque suave e um novo console central. Os bancos têm um design que aumenta o conforto dos ocupantes da frente e de trás e transmitem mais sofisticação, incluindo a opção de acabamento parcialmente em couro. O ambiente também pode se adaptar ao seu humor, com a iluminação ajustável em sete cores.

O interior conta com uma série de soluções inteligentes de porta-objetos, incluindo novo piso do porta-malas com altura ajustável que permite criar um compartimento escondido ou aumentar a capacidade de bagagem para 334 litros. O console central incorpora um descansa-braço com compartimento que pode ser usado para guardar aparelhos ou petiscos.

Tecnologias de assistência

Somado à posição de dirigir elevada e ao comportamento dinâmico refinado, a Ford aprimorou a experiência de condução do novo EcoSport com tecnologias avançadas. Sua central multimídia SYNC 3, compatível com Apple CarPlay e Android Auto, tem tela sensível ao toque de 6,5 ou 8 polegadas.

O novo sistema de som B&O Play oferece uma experiência de alta qualidade. Com dez alto-falantes, incluindo subwoofer, o sistema foi ajustado especificamente para o EcoSport e é controlado por um novo amplificador de processamento digital com equalização e mixagem precisas e função surround. Pela primeira vez, o EcoSport oferece piloto automático com limitador de velocidade e câmera de ré, que facilita o estacionamento. Os faróis com acendimento automático e o sensor de chuva ajudam a concentrar a atenção na pista. O volante aquecido e o controle automático de temperatura aumentam o conforto na cabine. O painel de instrumentos digital de 4,2 polegadas facilita o acesso às principais informações do veículo e os espelhos aquecidos com rebatimento elétrico permitem saídas mais rápidas nas manhãs geladas europeias.

Outras tecnologias de assistência ao motorista incluem o sistema de alerta de ponto cego e o controle de estabilidade, que ajusta o torque do motor e os freios para ajudar o motorista a manter o controle do veículo. A proteção dos ocupantes é reforçada por sete airbags: frontais; de joelho para o motorista; laterais para proteção extra do tórax; e de cortina que oferecem cobertura máxima em impacto lateral. Alarme perimétrico também é item de série.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)