Conceito Future-Type: a visão da Jaguar para a partir de 2040

0
Postado 11 de setembro de 2017 por bisponeto em
A Jaguar acaba de apresentar seu conceito Future-Type, a visão da empresa para a mobilidade urbana a partir do ano de 2040. O conceito é um veículo extremamente compacto, que pode ser usado sob demanda, projetado para atender a todas as necessidades das gerações futuras.

O Jaguar Future-Type é um conceito totalmente autônomo, feito para um mundo em que, possivelmente, a mobilidade deva ser usada sob demanda. Com ele, a Jaguar imagina que seus clientes podem solicitar um modelo de uso compartilhado, elétrico, autônomo, totalmente conectado, para uma demanda específica.

O coração deste conceito é um volante completamente inteligente e conectado ao mundo. Chamado de Sayer, esse volante é a única parte de um veículo que o cliente pode possuir, caso ele queira. Com ele em casa, sua inteligência artificial poderá realizar centenas de tarefas como pedir um veículo, programar a sua música favorita, reservar uma mesa em um restaurante ou mesmo saber à distância o que você tem em sua geladeira.

Por exemplo, se o cliente precisa estar em uma reunião em um lugar situado a cerca de duas horas de viagem de sua casa, ele pode simplesmente pedir um veículo ao Sayer, do conforto de seu sofá e o volante providenciará um modelo que vai até você de forma autônoma e que te leva ao seu destino. Ele pode inclusive, indicar a você, caso queira, qual é a melhor parte do trajeto para que você dirija o modelo se assim for da sua preferência.

“O Future-Type oferece uma visão dos conceitos de condução e de propriedade de veículos que devemos ter no futuro. Ele é parte da nossa visão do mundo daqui a algumas décadas e mostra como uma marca de luxo ainda pode continuar sendo desejada, mesmo em uma era completamente digital e autônoma”. Afirma Ian Callum, designer chefe da Jaguar.

“Esse conceito é o resultado de um ambicioso projeto de pesquisa avançada que examina como a Jaguar conseguirá garantir que seus veículos serão atrativos aos clientes mesmo com uso sob demanda, a partir de 2040. Em uma época em que os clientes poderão escolher entre diversos modelos para uso em uma demanda específica, precisamos garantir que eles prefiram usar os carros da nossa marca e não dos nossos concorrentes”, conclui o executivo.

No mundo do futuro, um lugar completamente conectado, uma frota formada por Future-Types elétricos e totalmente carregados poderá estar á disposição dos clientes para uso sob demanda. Se você precisa levar seu filho para a escola e precisa apenas de dois lugares, você pode solicitar um Future-Type na configuração 2+1 e ir sentado de frente para o seu filho, em um momento de total interação, enquanto o modelo chega ao seu destino de forma totalmente autônoma.

O Future-Type também irá se comunicar com outros veículos com o uso de tecnologias de condução colaborativas. Tal tecnologia será útil em situações que, por exemplo, diminuam as distâncias entre os veículos nas ruas, o que ajuda a diminuir os índices de congestionamentos e diminui os índices de acidentes.

Os clientes podem ainda solicitar ao Future-Type uma condução totalmente autônoma, enquanto assistem a um filme, enviam um email ou mesmo leiam a um livro. Se preferirem, eles também podem assumir o controle e ter o prazer de dirigir um Jaguar.

Essa abordagem dupla permitirá que os motoristas escolham uma condução autônoma ou assistida, com o motorista assistido beneficiando das mesmas tecnologias avançadas que permitem que o Future-Type se conduza sozinho. Essas tecnologias funcionam em segundo plano para tornar a condução no futuro mais segura e agradável, com o carro sempre alerta e consciente das situações que se desenvolvem ao longo do horizonte.

“Hoje, a Jaguar oferece aos seus clientes uma experiência dinâmica e emocional. Seja pela emoção de controlar um dos nossos veículos, por seu design com apelo extremamente diferenciado, ou pela tecnologia embarcada, nossos clientes nos dizem o quanto seus veículos os fazem se sentir especiais. Com o Future-Type, nós estamos estudando como podemos manter essa mesma conexão emocional de hoje, em um mundo em que as pessoas podem escolher por possuir ou não um veículo”, acrescentou Ian Callum.

“Em uma era futura de serviços sob demanda e com alto nível de compartilhamento de veículos, nossa pesquisa mostra que ainda haverá um lugar para experiências premium. As pessoas ainda querem viajar com muito estilo e conforto. Enquanto o compartilhamento de carros é uma tendência real, nós queremos proporcionar a um número cada vez maior de clientes a oportunidade de experimentar o que um Jaguar tem para oferecer, mesmo que eles escolham não possuir um”, finaliza o executivo.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)