Com o novíssimo LS 2018, a Lexus reinventa seu sedã símbolo global

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Postado 28 de setembro de 2017 por bisponeto em
É possível que nenhum automóvel tenha, em sua introdução, elevado uma categoria profundamente estabelecida de modo tão decisivo quanto o primeiro Lexus LS, 28 anos atrás. O modelo que elevou o significado de luxo a um novo patamar, definiu padrões de referência por quase três décadas em termos de suavidade do motor, silêncio a bordo, acabamento impecável, atenção aos detalhes, confiabilidade e qualidade duradoura.

A marca Lexus suportou esse veículo inovador definindo e mantendo novos padrões de experiência e satisfação do cliente. Agora, a Lexus repete a história com a introdução da novíssima quinta geração do sedã. Por dentro e por fora, o novo LS reflete uma forte identidade e luxo exclusivamente japoneses. Ainda assim, o LS 2018 foi projetado para ser o mais novo representante global da marca, disponível em mais de 90 países.

Mais longo, baixo, largo e mais empolgante

Mais longo e mais baixo do que o modelo que substitui, o novíssimo LS estreia um desenho marcantemente arrojado, com uma silhueta semelhante à de um cupê, pontuada pela exclusiva linguagem de design Lexus. Uma das grandes novidades é a nova plataforma global para veículos de luxo, chamada GA-L. Esta plataforma premium oferece uma experiência de condução mais dinâmica e, ao mesmo tempo, eleva o renomado conforto Lexus.

O Lexus LS original foi aclamado por prever o que os clientes de luxo poderiam querer, em vez de simplesmente amplificar o que marcas de carros de luxo estabelecidas ofereciam na época. Nesse espírito, a espaçosa cabine, detalhes exclusivos e tecnologia visionária do LS 2018 novamente surpreenderão os clientes, redefinindo as expectativas para um sedã símbolo global.

Um símbolo renascido

O LS original lançou a marca Lexus; o novíssimo LS 2018 é a pedra fundamental para levar a marca para uma direção mais dinâmica. Para criá-lo, a Lexus adotou a abordagem de partir do início, reimaginando o que um sedã como este deve ser, como se a marca estivesse sendo lançada novamente. O objetivo não foi melhorar o que a Lexus já havia feito, mas sim ultrapassar as expectativas dos clientes.

Um fio condutor entre todos os modelos LS permanece: Omotenashi, o conceito de hospitalidade japonesa. Aplicado a um carro de luxo, isso significa tomar conta do condutor e dos passageiros, prevendo suas necessidades, cuidando do seu conforto e ajudando a protegê-los contra o perigo.

Moldando uma identidade única

Os projetistas da Lexus aproveitaram ao máximo a nova plataforma, com seu perfil mais baixo e comprimento comparável com o de um sedã de prestígio com grande distância entre eixos, para dar ao novo LS uma aparência alongada e próxima ao solo. Em comparação com o LS que está saindo de linha, o novo modelo é cerca de 1,5 cm mais baixo, com capô e o porta-malas aproximadamente 3,0 e 4,0 cm mais baixos, respectivamente.

O design único da grade dianteira estilo “Spindle Grill”, com textura que parece mudar conforme a luz, é o resultado de intenso desenvolvimento e ajuste manual de milhares de superfícies individuais. O farol com três projetores estreitos se mescla a um farol de LED em L que envolve amplamente a lateral para dar uma aparência marcante à dianteira do LS. O LS 2018 conta com rodas de 20 polegadas, que empregam uma aparência brilhante criada com o uso de uma técnica de galvanoplastia conhecida como crepitação.

Dinâmica do veículo

Mais do que nunca, os condutores de sedãs de luxo querem mais performance sem abrir mão do conforto. Esse é um dos equilíbrios mais difíceis de alcançar em um veículo, ainda assim, a nova plataforma Lexus GA-L cumpre o desafio. A plataforma é a mais resistente da história da Lexus, oferecendo uma maciez de condução aprimorada e silêncio na cabine. A distância de 3,12 metros entre os eixos é 3,3 cm mais longa do que a do modelo anterior. O novo design do LS otimiza o centro de gravidade e a distribuição de peso.

Contribuindo para oferecer um equilíbrio inigualável entre conforto e dirigibilidade, a Lexus aprimorou sua Gestão Integrada de Dinâmica do Veículo (VDIM), introduzida pela primeira em 2005, e que controla todos os subsistemas disponíveis no carro, como ABS, Controle de Tração (TRAC/TRC), Controle de Estabilidade (VSC), Direção Elétrica (EPS), Direção com Taxa de Câmbio Variável (VGRS) e Direção Traseira Dinâmica (DRS).

Ao criar o novo LS, os engenheiros usaram materiais leves, incluindo aço prensado a quente de alta tensão e outras ligas de aço em áreas críticas. De fato, o LS 2018 possui uma composição de massa de aço de alta resistência de quase 30%, o que é mais do que o dobro do que o LS anterior (14,1%). Contribuindo para o desempenho de condução, a nova plataforma reduz o centro de gravidade do veículo, colocando a maior parte de sua massa, incluindo o motor e os ocupantes, em posições mais centralizadas e mais baixas.

Como no LS anterior, o novo modelo oferece um sistema de suspensão a ar que aprimora ainda mais a já sublime qualidade de condução. Uma nova versão mais avançada da Suspensão Variável Adaptativa (AVS) ajusta continuamente o controle de amortecimento em resposta às operações de condução e às condições da superfície da estrada. “Continuamente” é a palavra-chave, pois a Lexus aumentou os níveis de comutação da força de amortecimento de nove no modelo anterior para 650 no LS 2018. O resultado é a operação mais rápida, ininterrupta e refinada.

Novo LS Híbrido

A versão híbrida do LS 2018 adota uma abordagem completamente diferente do modelo anterior. O novo sistema Multi Stage Hybrid, que estreou no LC 500h, combina um motor a gasolina V6 de 3.5 litros Atkinson naturalmente aspirado com dois motores elétricos e usa uma bateria compacta e leve de lítio-íon. O sistema garante um amplo torque em toda a faixa de velocidade do motor, capaz de gerar 359 cv de potência e permite ao LS 500h acelerar de 0 a 100 km/h em 5,1s.

O novo sistema baseia-se na transmissão planetária contínua controlada eletronicamente do Lexus Hybrid Synergy Drive acoplada a um novíssimo conjunto de engrenagens automáticas de quatro velocidades. Os dois sistemas trabalham em conjunto para expandir a gama geral de engrenagens e aumentar a operação do motor V6 em uma faixa de velocidade mais ampla do que os híbridos anteriores. No modo M, os dois conjuntos de velocidades são controlados em conjunto para proporcionar o efeito de 10 marchas, dando ao LS 500h uma sensação de condução altamente envolvente e permitindo que o motorista mude as proporções com os botões de câmbio. O sistema Multi Stage Hybrid permite mais assistência elétrica em velocidades mais baixas do veículo e permite que o LS 500h funcione com o motor a gasolina desligado para distâncias curtas a velocidades de até 140 km/h.

Conforto progressivo com inspiração tradicional

Criar um novo padrão de carro de luxo não é simplesmente uma questão de adicionar mais recursos e tecnologia. Inspirada pelo princípio omotenashi, a Lexus buscou incluir na nova cabine do LS o luxo que acolhe e envolve passageiros ao tratar o motorista como um parceiro.

Os novos assentos dianteiros contam com 28 modos de ajuste diferentes; aquecimento e massagem estão incluídos. Além disso, a função de aquecimento no assento traseiro também é inédita no mundo. Dois aquecedores dedicados, localizados nas áreas do ombro e da parte inferior das costas, aquecem essas áreas específicas sem aquecer o corpo inteiro de uma pessoa.

Luxo e conforto para todos os ocupantes

Ao aprimorar todos os aspectos do LS, a Lexus dedicou especial atenção aos bancos traseiros do sedã. As opções de aquecimento e massagem fazem do assento traseiro um ambiente acolhedor. Os assentos elétricos dianteiro e traseiro disponíveis com massagem Shiatsu, parte do Pacote Executivo, oferecem mais espaço para as pernas do que qualquer LS anterior (8,6 cm a mais do que a última geração). Além disso, o assento atrás do passageiro dianteiro pode ser reclinado até 48 graus (maior ângulo no segmento) e pode ser levantado até 24 graus para ajudar o passageiro do banco traseiro a sair do veículo.

Os assentos traseiros possuem função “Relaxamento” e utilizam bolsas de ar integradas no encosto e na almofada do assento. Elas são infladas para aplicar pressão estrategicamente ao corpo do ocupante, ao mesmo tempo em que aplicam calor nas áreas do ombro e da parte inferior das costas. O ocupante pode selecionar entre três programas (“Relaxar”, “Alongar” e “Simples”) e quatro para áreas específicas (“Tronco superior”, “Tronco inferior”, “Ombros” e “Lombar”). Outra novidade desta nova geração do LS é a suspensão pneumática disponível com uma função de acesso. Ativado ao desbloquear o carro com a chave inteligente, o modo de acesso eleva automaticamente o veículo em até 30 mm e amplia o assento do banco para receber os motoristas ao volante. O Lexus LS 2018 estará a venda no Brasil a partir do segundo trimestre do ano que vem.

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