Ases do Volante

QUE COLEÇÃO DE TICO-TICOS!

0
Postado 22 de agosto de 2017 por bisponeto em
A cada ano, o encontro de veículos antigos realizado em São Bento do Sul-SC, melhora sensivelmente sob todos os aspectos – veículos, qualidade, público – graças ao esmero com que os responsáveis organizam o evento, o qual já atrai as atenções de antigomobilistas de todo o país.

Na última edição, levada a efeito em julho deste ano, o vinte mil metros quadrados de área coberta do pavilhão de exposições, à beira da rodovia São Bento/Joinville-SC, foram insuficientes para acomodar todos os veículos presentes, expositores de peças e serviços e outras atrações. Mas este fato levou os organizadores a adotarem medida que caiu no total agrado dos expositores e do grande público visitante durante dois dias, ou seja, liberar o estacionamento de veículos sobre a grama do imenso e atraente parque que rodeia o pavilhão de exposições. Um ambiente bonito, pleno de sol, decorado com dezenas de veículos antigos já a partir da entrada do parque até o grande pavilhão.

TICO-TICOS

Alguns fatos se destacaram e chamaram por demais as atenções de antigomobilistas mais atentos nesse encontro de São Bento: grande número de caminhões espetaculares em questão de qualidade de restauração, alguns deles gigantes talvez jamais vistos por admiradores dessas bandas, uma coleção de Ford Mustang, antigas carreteiras (carros de rua que eram adaptados para corrida em tempos idos) e uma admirável coleção de tico-ticos (pequenas bicicletas e triciclos destinados às crianças).

Entre os caminhões, oriundos de São Paulo-SP, Blumenau-SC, Pilar do Sul-SP, São Bento do Sul, Rio Negro-PR, Pien-PR e outras cidades, fabricados desde 1946, encontravam-se três monstros das marcas Peterbilt e KenWorth, uma verdadeira obra de arte sobre rodas, obrigando o público a permanecer muito tempo ao lado dos mesmos se quisesse ver todos os detalhes das máquinas. Isto, além de grandes caminhões militares, antigos e restaurados.

A marca Ford Mustang reuniu oito exemplares, conversíveis e de teto rígido, fabricados desde 1967. Por outro lado, duas carreteiras das marcas Ford e Chevrolet, a primeira fabricada em 1934, colocadas num cenário especial que lembrava as corridas de rua de antigamente, fizeram vibrar o público saudoso do automobilismo de competição.

Mas, caso a parte, num dos quatro cantos internos do pavilhão de exposições, entremeio a uma motocicleta marca Monarch, equipada com motor da não menos famosa marca CZ (que equipava também as motocicletas marca Jawa) e muitos outros objetos antigos, encontrava-se uma coleção fora de série reunindo nada menos que dezesseis tico-ticos, fabricados desde o ano de 1950. Alguns originais, outros completamente restaurados, alguns com um e outros com dois banquinhos, alguns com pequenas e outros com rodas raiadas maiores, uns terceiros com cestinhas porta/objetos, enfim, triciclos de todos os modelos. Não havia pessoa que, só ou acompanhada, não parasse em frente ao estande dos tico-ticos, ficasse admirando-os e fazendo perguntas, tecendo comentários sobre a própria infância e as suas primeiras pedaladas num brinquedo desses…

Que pena que o encontro deste ano terminou, mas, São Bento promete mais e melhor no ano vindouro! (Ari Moro).

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)