Audi usa tecnologia de realidade virtual nas revendas da Europa

0
Postado 30 de agosto de 2017 por bisponeto em
Uma estreia no varejo automotivo: a experiência Audi VR está sendo lançada como a primeira aplicação funcional de realidade virtual para a consulta de clientes nas concessionárias. No início do projeto, revendas na Alemanha, no Reino Unido e na Espanha estão começando a instalar o conjunto de realidade virtual, com mercados locais adicionais implementando-o em seguida. Com a solução VR, os clientes podem ter uma experiência extremamente realista de seus carros configurados individualmente, até o último detalhe. A experiência VR explica as tecnologias da Audi intuitivamente e oferece aos consumidores a oportunidade de mergulhar virtualmente em momentos extraordinários do mundo das quatro argolas. Como parte da iniciativa abrangente da Audi para a inovação digital nas concessionárias, a experiência VR é completamente integrada aos sistemas de TI da marca.

“Com a experiência VR, desenvolvemos uma ferramenta de vendas completa para os concessionários Audi. Oferecemos aos nossos clientes mais informações e certeza ao tomar sua decisão de compra, além de ser um fator emocional especial”, afirma Nils Wollny, Diretor de Negócios Digitais/Costumer Experience na Audi AG. “Com isso, estamos dando o próximo passo em nossa estratégia de combinar inovação digital aos pontos fortes das lojas físicas.”

Tecnologias digitais como o conjunto VR permitem aos concessionários apresentar pela primeira vez toda a gama da Audi, incluindo todos os equipamentos opcionais, durante o diálogo com os clientes. Criado no Audi City, conceito de showroom digital para grandes cidades, a marca traz uma variedade de soluções virtuais para concessionárias de todos os mercados. Mais de 400 “Lounges privados para clientes” – um conjunto de consultoria digitalizada – já estão em uso, e locais adicionais serão criados em breve. A nova experiência VR incrementa a caixa de ferramentas digital do revendedor.

Com o equipamento VR, compradores em potencial podem configurar seu carro dos sonhos e explorar até mesmo o menor detalhe de uma perspectiva extremamente realista, selecionando possíveis modelos e opções de equipamentos entre centenas de milhões de possibilidades. A aplicação VR permite aos usuários uma imersão completa no mundo virtual, transmitindo uma imagem abrangente e detalhada antes da decisão de compra. O configurador permite realizar uma experiência em três dimensões e 360 graus, com efeitos de iluminação e sonoros. Vários ambientes, horários do dia e condições de luz também contribuem para a experiência virtual verdadeira de sentar-se no carro. O interior pode ainda ser observado de todas as perspectivas, até as superfícies dos materiais de acabamento, dependendo da posição em relação à fonte de luz virtual.

A visualização por meio da experiência VR é baseada nos dados de construção dos modelos da Audi. Uma “visão de raio-X” pode então permitir que os usuários vejam através da superfície do carro, por dentro da estrutura de seus componentes técnicos. Futuros upgrades do software de realidade virtual também oferecerão recursos de demonstração sobre as inovações da Audi que podem ser testadas durante um test-drive real – como diferentes tecnologias de iluminação à noite e com pouca visibilidade.

Além disso, o equipamento VR oferece aos clientes a chance de experimentar momentos especiais com a Audi – uma expectativa que mais e mais clientes possam associar com a compra de um carro. Fãs de automobilismo, por exemplo, podem fazer uma imersão virtual na atmosfera das 24 Horas de Le Mans: relembrando as vitórias da marca na icônica prova de endurance, o cliente pode acompanhar de perto um pit stop ao lado da equipe de mecânicos.

Na maior parte dos mercados, as concessionárias executarão o aplicativo VR no equipamento Oculus Rift, da primeira parceira da Audi no projeto, a Oculus. Para permitir que os dados complexos dos modelos sejam processados para a realidade virtual, a Audi trabalhou em conjunto com sua parceira de visualização estratégica Zerolight para desenvolver especialmente um mecanismo gráfico de alto desempenho. A experiência VR foi introduzida pela primeira vez em uma versão beta para testes em 2015, em concessionárias selecionadas no Brasil e na Alemanha. O feedback dos clientes e revendedores enriqueceram o desenvolvimento do sistema.

A realidade virtual é usada pela Audi em diversas áreas da empresa – de vendas e desenvolvimento técnico à produção automotiva. Por exemplo, a companhia usa o equipamento VR para treinar funcionários de logística em suas funções nas fábricas da marca ao redor do mundo.

 

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)