M-Benz Axor, o maior caminhão blindado da América Latina

0
Postado 6 de julho de 2017 por bisponeto em
O extrapesado Axor 2644 é o maior caminhão blindado do Brasil e da América Latina. A fim de atender solicitações da Prosegur, empresa líder em segurança privada no País, o veículo ganhou uma implementação especial, com tração 8×4, para transporte de produtos e mercadorias de alto valor agregado. Assim, pode tracionar semirreboques como o bitrenzão (composição de 10 eixos), assegurando uma capacidade volumétrica de carga de 175 metros cúbicos (100 no primeiro semirreboque e mais 75 no segundo), com até 74 toneladas de PBTC.

“A Prosegur já conta com sete unidades dessa versão especial do Axor na sua frota, buscando atender um segmento de mercado em crescimento no País, que é o do transporte de cargas valiosas”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Isso demonstra a versatilidade de aplicação do Axor, modelo consagrado no mercado pela alta disponibilidade para o trabalho e pelo baixo custo de manutenção. A isso somam-se os atributos do ECONFORT, conceito de desenvolvimento que agrega um alto padrão de economia, conforto, força e desempenho aos caminhões da marca”.

Rubens Carbonari, da Prosegur: “O Axor se encaixou como uma luva”

De acordo com Rubens Carbonari, diretor regional da Prosegur, a companhia está investindo mais de R$ 5 milhões na ampliação da frota e no desenvolvimento de soluções para o transporte de mercadorias com alto valor agregado para atender à crescente demanda de seus clientes por esse tipo de transporte.

“Com o aumento da demanda tivemos que investir rapidamente na ampliação da frota”, ressalta o cliente. “Nesse sentido, o Axor 2644 se encaixou como uma luva. Com sua versatilidade e potência, proporcionou a criação de um caminhão capaz de transportar de forma eficiente diferentes tipos de carga em diversas capacidades e combinações. Fizemos os comparativos e ele se destacou em capacidade de carga, qualidade técnica e potência”, diz Rubens Carbonari.

Carbonari reforça, ainda, que todas as soluções desenvolvidas para ampliar a segurança no transporte de cargas especiais dos clientes têm se mostrado muito eficientes. “Desde 2011 já foram realizadas 6.777 operações com o sistema da Prosegur em todo o país, com sinistralidade zero em mais de R$ 10 bilhões em cargas transportadas”, destaca.

O executivo afirma que pesou muito a favor da Mercedes-Benz o fato da Prosegur poder contar com o atendimento e a assistência especializada da Rede de Concessionários. “Reconhecidamente no nosso setor, esse é um diferencial da Mercedes-Benz no mercado. Em qualquer lugar do Brasil, podemos contar com peças e serviços da marca. E como a Prosegur atua em todos os estados brasileiros, não podemos abrir mão dessa vantagem. Disponibilidade da frota é essencial na nossa atividade e a rede nos dá essa segurança”.

Rubens Carbonari afirma que o excelente relacionamento da Prosegur com a Mercedes-Benz também pesou na escolha do Axor. “Nossa experiência com a marca é muito satisfatória e longa. Aproximadamente 96% da nossa frota de 1.650 veículos são Mercedes-Benz, a grande maioria carros-fortes, além de caminhões e 31 cavalos mecânicos”.

Entre as modificações aplicadas à versão blindada do Axor 2644 destaca-se a inclusão de um 2º eixo direcional pelo mercado, tornando esse cavalo mecânico, que sai de fábrica com tração 6×4, uma versão 8×4. A cabina blindada conta com quatro posições de assentos, incluindo o banco do motorista, a fim de acomodar, com conforto, a equipe de trabalho e atender à legislação do setor de transporte de valor. Os semirreboques do bitrenzão também são blindados ou reforçados. Todas as implementações foram executadas por empresas especializadas no mercado.

Os caminhões Axor 2644 8×4 da Prosegur operam principalmente no Estado de São Paulo, no transporte de cargas valiosas, como eletroeletrônicos, celulares, medicamentos, joias, relógios, papel moeda, mercadorias de luxo, barras de ouro, entre outros. O veículo faz a interligação entre as fábricas e os centros de distribuição, além de outros pontos de retirada e entrega, como aeroportos, conforme o pedido do cliente e em qualquer região do Brasil.

Mercedes-Benz oferece customização para os clientes

O desenvolvimento do 915 E para a Prosegur foi coordenado pelo Centro de Customização para Clientes (CTT), área criada pela Mercedes-Benz para atendimento a pedidos especiais das empresas de transporte.

De acordo com Roberto Leoncini, essa expressiva venda para a Prosegur é resultado de um trabalho de parceria com o cliente, que indicou à Mercedes-Benz características e demandas específicas do transporte de valores, acompanhando todo o processo de adequação do 915 E para a aplicação como carro-forte. “Além disso, o time do CTT também trabalhou sempre junto das implementadoras, a fim de assegurar que o caminhão chegasse à Prosegur com todas as modificações necessárias já realizadas dentro do nível de qualidade exigido pelo cliente”, afirma Leoncini.

Por meio da atuação do CTT, a Mercedes-Benz ganha flexibilidade para oferecer produtos cada vez mais dedicados a cada necessidade das empresas de transporte. Com a customização, a Empresa fornece veículos totalmente adequados às mais diversas aplicações, atendendo assim às necessidades particulares de cada cliente.

“Esse trabalho realizado pela Mercedes-Benz nos surpreendeu de forma muito agradável. Isso também fez uma grande diferença”, destaca Rubens Carbonari. “Numa reunião na fábrica, ao ver um grupo de mais de dez pessoas dedicadas à customização do nosso carro-forte, notamos que a Empresa está empenhada em criar soluções para nossas necessidades, pensando em melhorar o produto e o valor agregado que o veículo nos oferece”.

 

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)