JAC T5 CVT tem excelente relação custo/benefício

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Postado 8 de julho de 2017 por bisponeto em Testes
Presente no mercado brasileiro ha menos de um ano, o JAC T5 CVT Flex ganha espaço em seu segmento mês a mês. Tanto que é o responsável pelo aumento nas vendas da JAC no primeiro trimestre de 2017, em pouco mais de 2%, contra a queda na média nacional que foi de -4,13%.

O ponto forte deste SUV compacto da JAC é a relação custo/benefício, com muitos equipamentos de série, seis anos de garantia e preço de: R$ 73.490,00.

O JAC T5 CVT Flex tem bom espaço interno, é bem acabado e confortável, para motorista e passageiros. A média de consumo na cidade conquistada pela nossa equipe foi de 7,5 km/l e na estrada 11 km/l, sempre respeitando a velocidade e normas do trânsito. Equipado com o mesmo motor de 1,5 litro, com quatro válvulas por cilindro e variador de fase no comando de admissão (VVT), ele rende potência máxima de 125 cv a gasolina e 127 cv com etanol, a 6.000 rpm. O torque máximo é de 152 Nm (gasolina) e 154 Nm (etanol), ambos a 4.000 rpm. Por usar o avançado sistema bicombustível JetFlex, esse motor dispensa o uso do tanquinho de gasolina para as partidas a frio.

A “receita” final do JAC T5 CVT ficou extremamente competitiva para o segmento de SUV´s. O carro conta com mudanças específicas para o gosto do brasileiro, obtidas por nova calibração da TCU (Unidade de Controle da Transmissão), visando gerar maior agilidade de resposta aos comandos do acelerador.

Com uma caixa de câmbio desenvolvida pela Punch Power Train, da Bélgica, o JAC T5 CVT possui os mais modernos recursos de utilização dessa transmissão, suplantando facilmente os concorrentes já vendidos no país. O novo câmbio conta com três modos de uso:

“D” – Drive, ou modo de condução normal, objetivando conforto e economia de combustível;

“S” – Sport, ou modo esportivo, que conta com “trocas de marchas” em altas rotações, presumindo um melhor desempenho;

“Sequencial ou Manual” – Nesse modo, o condutor comanda o instante em que quer realizar as trocas de marchas. Por ser um câmbio CVT, que não possui “marchas reais”, mas uma relação continuamente variável, essa caixa da Punch oferece seis marchas virtuais, que podem ser comandadas por uma pequena alavanca no console central identificada por “+” e “-”, ou trocas ascendentes e reduções, respectivamente.

O câmbio da Punch adotado pelo JAC T5 CVT também incorpora a função WIN, que permite melhor rendimento nas arrancadas em pisos escorregadios, como lama, por exemplo, à medida que bloqueia o câmbio numa relação mais longa para evitar que as rodas motrizes patinem nas arrancadas.

Além da transmissão automática, a novidade trazida pelo JAC T5 CVT em relação à versão tradicional com câmbio manual é o cruise control, ou controlador de velocidade, também conhecido popularmente como piloto automático. Acionado por teclas no volante de direção, ele mantém a velocidade constante, tanto em subidas como descidas, poupando a necessidade de se pressionar o pedal do acelerador. É um dispositivo conhecido em carros de alto padrão, mas empregado em poucos exemplares dessa categoria.

Ele vem completo em vários itens de conforto como:

– Central multimídia de 8” com rádio, HDMI, Bloetooth, MP3, USB e integração com celolar waze;

– Ar-condicionado digital;

– Direção elétrica;

– Volante com comandos, revestimento em couro e ajuste de altura;

– Regulagem de altura no banco do motorista;

– Bancos revestidos em couro com costura vermelha;

– Computador de bordo;

– Regulador de luminosidade dos instrumentos do painel;

– Quatro alto-falantes e dois tweeters.

Na eletrônica embarcada e itens de segurança possui de série:

– ESC – Controle eletrônico de estabilidade;

– TCS – Controle de tração;

– HSA – Assistente de saída de rampas;

– BAS – Assistência em frenagens de emergências;

– TPMS – Monitoramento de pressão dos pneus;

– DRL – Farol de rodagem diurna em LED;

– BOS – Bloqueio simultâneo de acelerador e freio;

– Freis a disco nas quatro rodas (ABS com EDB);

– Câmera de ré;

– Sensor de estacionamento;

– Isofix;

– Airbags para motorista e passageiro; e

– Alarme antifurto.

Para a comodidade a bordo, vem equipado de série com:

– Vidros elétricos dianteiros e traseiros, com função antiesmagamento;

– Travas elétricas;

– Faróis e lanternas de neblina;

– Faróis com regulagem elétrica de altura;

– Rack no teto;

– Retrovisores externos com comando elétrico;

– Banco traseiro rebatível 60/40; e

– Abertura interna da tampa do tanque de combustível.

O JAC T5 CVT é extremamente completo, como é característica de toda linha da JAC comercializada no Brasil.


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