C3 e Aircross ganham câmbio automático de seis marchas

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Postado 29 de maio de 2017 por bisponeto em
Chegam às concessionárias da marca de todo o país os Citroën C3 e Aircross equipados com o novo câmbio automático sequencial de 6 marchas. Trata-se da mais moderna opção de caixa automática do Grupo PSA para motores a gasolina, com ganhos significativos em termos de conforto, robustez, prazer ao dirigir e eficiência energética.

“Com a introdução do câmbio de 6 marchas, o cliente Citroën terá uma nova experiência de condução, totalmente voltada para o conforto e coerente com nossa promessa de marca, Feel Good”, destaca Paulo Solti, Vice-presidente do Grupo PSA América Latina e Diretor Geral da Citroën do Brasil. Desta forma, as trocas de marcha passam a ser mais suaves, proporcionando uma sensação mais agradável, tanto para o motorista quanto para os passageiros. O rodar mais macio se soma a evoluções no conforto acústico, perceptível pela ausência de vibrações e ruídos dentro do habitáculo.

Além disso, há uma melhora no desempenho dos dois modelos, fruto das novas calibragens do GMP (Grupo Moto Propulsor), da presença de novas leis de passagem e da oferta de três modos de condução específicos (Drive, Sport e ECO), desenvolvidos para torná-los mais distintos para o motorista. O novo câmbio sequencial de 6 marchas também é sinônimo de eficiência energética, já que apresenta ganhos de consumo nos ciclos urbano e rodoviário. A gama C3/Aircross passa a oferecer em sua linha 2018 a oferta de uma nova cor, a Dark Carmin (marrom metálico) e inclui como equipamento de série em todas as versões (exceto ST@RT) a moderna Central Multimídia com tela Touch-screen de 7″, com Rádio AM/FM, MP3, Bluetooth e Mirror Screen.

Mas as novidades não param por aí: a marca passa a disponibilizar, também, uma nova versão de entrada de gama para o compacto Premium C3: Attraction Automática 6 Marchas. Com preço a partir de R$ 58.540, traz de série inúmeros conteúdos, como Direção elétrica, Ar-condicionado, Central multimídia, Computador de bordo, Faróis de neblina, Vidros e travas elétricas, Volante com regulagem de altura e profundidade, Pneus 195/60 R15 Fuel Saver, entre outros. Já o Citroën Aircross Live Automático Sequencial 6 Marchas, equipado com direção elétrica, ar-condicionado, DRL, rodas de alumínio 16”, Barras de teto e Central multimídia, tem preço a partir de R$ 67.990. Inúmeras evoluções que tornarão o C3 e o Aircross ainda mais competitivos em seus respectivos segmentos.

A nova caixa EAT6

Produzida pela líder mundial em caixas de câmbio, a empresa japonesa AISIN AW, a nova caixa automática sequencial de 6 marchas (EAT6) é a mesma já utilizada nos modelos C4 Lounge e Novo C4 Picasso.  Dotada de um sistema de controle hidráulico de alta precisão, ela permite passagens de marcha suaves, sem solavancos ou perda de potência.  Suas principais características técnicas são:

– Apresentar um conversor de torque com inércia reduzida;

– Possuir uma estrutura eletrônica compacta: o calculador motor é montado na própria caixa, integrando diretamente a função de seleção de marchas;

– Contar com um sistema de arrefecimento mais eficaz e robusto para assegurar um perfeito funcionamento nas severas condições de rodagem e temperaturas da América Latina;

– Permitir trocas sequenciais: além do mecanismo automático, a caixa integra a possibilidade de um modo “manual”, graças a um comando de velocidades sequencial. O modo “manual” ou “sequencial” oferece ao motorista a livre escolha da passagem das velocidades. Para fazer o inverso, basta deslocar lateralmente a alavanca de câmbio para a esquerda. A passagem das velocidades efetua-se por meio de impulso sobre a alavanca: para a frente (+), a mudança de marchas é ascendente (engata-se uma marcha mais alta); para trás (-), a mudança de marchas é descendente (engatam-se marchas mais baixas). Esta mudança é feita de maneira simples e rápida. O comando sequencial oferece, portanto, as mesmas vantagens da caixa manual, sem as numerosas ações de desembreagem.

Desenvolvimento local

A fase de desenvolvimento contou com o trabalho de 250 profissionais e o uso de 132 veículos, que percorreram mais de 300.000 km em missões de rodagem realizadas na região Sudeste do país (Penedo, Ubatuba, Campos do Jordão…). Tudo isso foi feito para assegurar máxima qualidade da caixa em todas as circunstâncias de rodagem.Todo o desenvolvimento seguiu as diretrizes do Citroën Advanced Comfort (CAC), programa que permite que a Citroën assegure a presença do elemento “Conforto” durante toda a fase de desenvolvimento de seus modelos.

Desta forma, as equipes de engenharia buscaram a melhor síntese entre as definições de Produto, o Citroën Advanced Comfort e as expectativas dos clientes da marca. “Buscando o conforto, introduzimos novas calibrações de motor e câmbio, além de uma nova cartografia de acelerador. Tudo para oferecer um comportamento mais linear em todo o conjunto”, explica Pablo Averame, Vice-presidente de Marketing Produto, Mobilidade e Serviços Conectados do Grupo PSA América Latina. Com duas marchas a mais, sendo as duas primeiras mais curtas (para melhoria nas arrancadas), os dois modelos também passaram a apresentar um desempenho otimizado, principalmente no dia a dia dos grandes centros urbanos.

 

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