Ford lança Focus elétrico com bateria que tem recarga rápida

0
Postado 10 de fevereiro de 2017 por bisponeto em
A Ford iniciou a venda do novo Focus Elétrico no mercado europeu, com um sistema avançado de bateria que permite recarregar até 80% da sua capacidade em apenas 30 minutos. Outra vantagem do modelo é a autonomia de 225 quilômetros com uma carga completa.

“O novo Focus Elétrico pode ser recarregado no mesmo tempo que o motorista leva para tomar um café e comer um pedaço de bolo”, diz Joe Bakaj, vice-presidente de desenvolvimento do produto da Ford Europa. “Com bateria aprimorada e sistema de carregamento rápido, o novo Focus Elétrico é um carro familiar com emissão zero e autonomia que atende as necessidades reais dos usuários”.

Lançado na Europa em 2013, o Focus Elétrico foi o primeiro veículo totalmente elétrico da marca feito naquele continente. Na América do Norte, o modelo é produzido desde dezembro de 2011. Ele é um dos 13 veículos globais eletrificados que a Ford programou para os próximos cinco anos, incluindo um utilitário esportivo com autonomia estimada de pelo menos 480 quilômetros, em 2020. Outros modelos são a nova van Transit Custom plug-in híbrida, com previsão de produção comercial em 2019, testada atualmente em um projeto em Londres, e uma versão híbrida do Mustang.

O novo Focus Elétrico conta com motor elétrico de 145 cv e bateria de 33,5 quilowatts – capacidade quase 50% maior que a do seu antecessor. Tanto a bateria quanto o motor possuem resfriamento e aquecimento líquidos, que aumentam a eficiência energética e prolongam o ciclo de vida da bateria.

Um novo conector de carregamento rápido usa o sistema padrão da indústria (CCS – Sistema Combinado de Carregamento), que permite plugar o Focus Elétrico em pontos de carregamento rápido nas estradas e paradas de descanso por toda a Europa.

Usando o mesmo conector em um ponto de carregamento residencial (com corrente alternada de 32 A), é possível fazer a recarga total do Focus Elétrico em 5 horas, para uma autonomia de 225 quilômetros. Outra opção é fazer uma recarga parcial no período de 3 a 4 horas, que permite rodar 150 quilômetros. Pesquisas indicam que 90% dos motoristas percorrem menos de 100 quilômetros por dia, com uma distância média diária por carro de 46 quilômetros.

A Ford desenvolve um plano, em parceria com outros fabricantes, para criar a maior rede de recarga de veículos da Europa, com uma expectativa inicial de 400 pontos de carregamento ultrarrápido na região.

O novo Focus Elétrico vem com o sistema de conectividade SYNC 3, com comandos de voz para áudio, navegação e smartphones, compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto. Ele permite ainda a conexão com relógios inteligentes para verificar o estado da bateria, localizar, travar e destravar o carro remotamente através do aplicativo MyFord Mobile.

 

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)