Nissan revela conceito Vmotion 2.0 em Detroit

0
Postado 9 de janeiro de 2017 por bisponeto em
A Nissan revelou nesta segunda-feira (9/1) o Vmotion 2.0, um novo carro-conceito que assinala a direção que a empresa dará para o design de seus futuros sedãs e para a tecnologia de Mobilidade Inteligente. Combinando um senso aguçado de estilo, design emocional, espaço interno, conforto e tecnologia, o objetivo é proporcionar uma experiência de mobilidade mais suave para os profissionais dinâmicos e em constante movimento. O veículo foi revelado durante a coletiva de imprensa da Nissan na edição de 2017 do Salão Internacional do Automóvel de Detroit.

O Nissan Vmotion 2.0 é uma evolução da assinatura “V-motion“, característica do design frontal de vários modelos Nissan atuais, como o crossover médio Murano e o Maxima. O design do Vmotion 2.0 vai além, apresentando um inteligente formato tridimensional para criar o volume e a arquitetura do veículo.

Neste conceito, a grade “V-motion” se torna a fuselagem principal, permitindo uma linguagem ao mesmo tempo expressiva e extremamente contundente, acentuada pelas linhas marcantes que se estendem pela carroceria. Remetendo ao futuro da “Mobilidade Inteligente da Nissan” – o programa da Nissan para disponibilizar Mobilidade Zero Emissões e Zero Fatalidades–, as lâmpadas que circundam o logo frontal da Nissan se acendem para indicar quando o veículo está no modo ProPILOT, tecnologia que permitirá a funcionalidade de direção autônoma em ruas e cruzamentos. O vidro e a coluna traseira flutuante também transmitem uma sensação de aerodinâmica inteligente e eficiente.

A silhueta do carro é caracterizada por um “teto flutuante”, com uma linha que flui suavemente das colunas bastante inclinadas do para-brisa até a borda do porta-malas. Uma moldura em carbono específica com filetes prateados dá destaque à linha do teto. Já a distância entre eixos maior revela a generosa cabine do modelo, enquanto que a superfície exclusiva da carroceria é definida pela “Geometria Emocional”, que configura a linguagem de design da Nissan.

A traseira do veículo transpira classe e potência. A assinatura em forma de bumerangue desenhada pelas luzes traseiras destaca a largura do veículo. Assim como na grade frontal, o difusor traseiro se acende quando o carro está em movimento no modo ProPILOT. Já a dinâmica carroceria fabricada com aço de alta tensão apresenta uma pintura em tonalidade prata reluzente, com nuances na cor cobre. Graças ao efeito em camadas proporcionado pela pintura, a carroceria sutilmente revela um matiz diferente conforme o ângulo de visão.

“A cor cobre surge como tendência em diversos segmentos, como na moda, design de interiores e de produtos. Queríamos introduzir nuances e toques de cobre em combinação com outros metais, como o prata acetinado e o cromado”, comentou Shiro Nakamura, vice-presidente mundial de design e executivo-chefe de criação da Nissan.

Com abertura não convencional, as portas dianteiras e traseiras criam um espaço desprovido de coluna central, abrindo-se para a convidativa e espaçosa cabine do Nissan Vmotion 2.0. O painel de bordo dá continuidade à temática de “Asa Deslizante” do design, integrando o painel de instrumentos e o sistema de informação e entretenimentoque pode ser acessado tanto pelo motorista como pelo passageiro dianteiro. O display horizontal contínuo integra a interface gráfica do usuário ProPILOT. Para os passageiros traseiros, o console central exibe uma tela menor, que pode ser utilizada como extensão do display central.

Os bancos são confortáveis e proporcionam boa sustentação, forrados com couro macio por meio de uma técnica exclusiva de costura que remete a uma sofisticada bolsa. O design do volante permite que o motorista e o passageiro vejam claramente todas as informações exibidas pelo display de informação e entretenimento sem qualquer bloqueio, acentuando a experiência suave da interface gráfica. E, graças ao design exclusivo da cabine, tanto o motorista como o passageiro desfrutam de muito conforto quando o carro está no modo ProPILOT.

O layout simples do console central inclui um touchpad multifuncional que dá acesso aos comandos do sistema de informação e entretenimento. Todos os materiais de revestimento interno transmitem refinamento e sofisticação, como o acabamento em madeira zebra utilizada no assoalho e do lado de dentro das portas.

Inovadores, os alto-falantes Bose UltraNearfield™ disponíveis no Vmotion 2.0 contam com tecnologia de gestão do som. Esta tecnologia aumenta a consciência situacional dos passageiros. O sistema pode controlar a direção e a distância do som, gerando um campo sonoro de 360º em torno do motorista, transmitindo diferentes sons de forma clara e simultânea.

O Nissan Vmotion 2.0 apresenta a Condução Inteligente da Nissan (Nissan Intelligent Driving), que figura entre os três principais elementos da Mobilidade Inteligente da Nissan. A Condução Inteligente da Nissan contribui para proporcionar uma experiência ao mesmo tempo confortável e segura por meio de tecnologias como a ProPILOT, que foi concebida principalmente para permitir que o veículo seja conduzido no modo autônomo – não apenas em autoestradas e em condições de tráfego intenso, mas também em ruas e cruzamentos em ambiente urbano.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)