IAA: Daimler destaca liderança em conectividade

0
Postado 23 de setembro de 2016 por bisponeto em
O “Urban eTruck” da Mercedes-Benz, o “Future Bus” e a “Vision Van” já proporcionaram visões do futuro do transporte às vésperas do IAA 2016 – Salão de Veículos Comerciais de Hanover (Alemanha) –, maior evento do setor no mundo. Agora, com grande número de novos produtos e serviços, as marcas de veículos comerciais do Grupo Daimler estão ressaltando, na 66ª edição no evento, entre 22 e 29 de setembro, o seu papel de pioneirismo nas áreas da conectividade, eficiência e segurança para o aqui e o agora. Todas as novas soluções trazem ganhos de economia para os clientes em seus negócios do dia a dia do transporte.

Dr. Wolfgang Bernhard, membro do Conselho de Administração da Daimler AG e responsável pela Daimler Trucks e Daimler Buses: “Nós entregamos – este é o nosso slogan para o IAA 2016. Apresentamos muitos itens pioneiros na indústria que fazem nossos veículos ainda mais eficientes e seguros. E oferecemos aos nossos clientes serviços de conectividade que tornam a vida profissional mais fácil e aumentam significativamente a disponibilidade de nossos caminhões. Ao mesmo tempo, estamos abrindo as portas de uma nova era: a e-mobility para áreas urbanas”.

Digitalização e mobilidade elétrica

No Salão IAA deste ano, o foco central está voltado às megatendências do futuro: digitalização e mobilidade elétrica. Nesse sentido, um elemento-chave da logística sustentável e eficiente do futuro é a conectividade. A logística terá como base uma rede com muitos “players”: veículos, fabricantes, clientes, empresas de transporte, infraestrutura, oficinas de reparos, encarroçadores e outros. Com a conectividade inteligente atuando entre os veículos, o transporte de bens pelas rodovias será levado agora a um nível completamente diferente.

No evento de Hanover, as divisões de veículos comerciais da Daimler estão apresentando aos seus clientes um grande número de soluções específicas, que podem ser adquiridas para aumentar sua eficiência e também seu sucesso nos negócios.

Transformação digital nos veículos comerciais

A confiabilidade e a disponibilidade são as principais prioridades das empresas de transporte – o veículo ideal opera sem nenhum tempo desnecessário de parada. Um exemplo: graças ao serviço de manutenção preditiva “Mercedes-Benz Uptime”, os caminhões Actros, Arocs e Antos já se aproximam muito deste ideal por meio da conectividade inteligente. Para ampliar o tempo de disponibilidade, este produto inclui três serviços: evitar panes, gerenciar de forma eficiente os trabalhos de manutenção e reparos e dar suporte, em tempo real, para as revisões dos veículos dos clientes. O Uptime verifica continuamente os sistemas do caminhão e reporta, automaticamente, qualquer necessidade, utilizando para isso o sistema de telemática FleetBoard para acionar o servidor da Mercedes-Benz Service. A partir do IAA 2016, o “Mercedes-Benz Uptime” já estará disponível para os novos caminhões Actros, Arocs e Antos. Está sendo lançado em doze países europeus, prevendo-se chegar também a outros mercados.

FleetBoard Store – eficiência no transporte

O serviço de telemática para gerenciamento de frotas FleetBoard da Daimler está realizando, no IAA deste ano, a estreia dos aplicativos de sua “FleetBoard Store” – e já são 14 apps incluídos nessa apresentação. A plataforma recebeu propositadamente um design aberto de maneira que os parceiros do setor, como fabricantes de carrocerias e desenvolvedores de aplicativos, possam contribuir para tornar o setor de transportes mais eficiente.

Os aplicativos da “FleetBoard Store” podem ser utilizados não apenas com caminhões Mercedes-Benz, mas também com veículos de outras marcas. Exemplos desses apps estão sendo apresentados no IAA juntamente com parceiros do setor. Eles envolvem, por exemplo, preços de combustíveis em vários postos de abastecimento ou vagas de estacionamento livres em paradas de descanso ao longo da rota. Essas ferramentas visam reduzir o tempo e os custos e também melhorar a eficiência dos modelos. Os clientes já poderão utilizar a “FleetBoard Store” a partir de 2017. O lançamento no mercado começa na Alemanha e posteriormente, alcançará outros países.

Mercedes PRO Connect

A divisão Vans da Daimler também está fazendo a estreia de um serviço conectado no IAA. Sob a nova marca Mercedes PRO, foram reunidos todos os serviços da Mercedes-Benz Vans sob um só teto. O sistema modular chegará ao mercado com o componente Mercedes PRO Connect. Com este serviço baseado na internet, os gestores de frota ficam conectados com todos os veículos e os motoristas.

Com a ferramenta de gerenciamento de veículos é possível controlar as tarefas de forma online, com o gestor podendo acessar informações a qualquer tempo sobre local, nível de combustível, intervalos de manutenção e assim por diante. O gerente de frota poderá se comunicar com o motorista utilizando um aplicativo próprio por meio de um dispositivo móvel. Isso permitirá que os clientes reduzam significativamente os custos administrativos em seus planejamentos anuais.

A partir do lançamento no mercado, em meados de 2017, o Mercedes PRO Connect irá oferecer dez serviços diferentes. O Mercedes PRO está novamente demonstrando a transformação da divisão Vans, que era uma fabricante de veículos, para tornar-se uma provedora de soluções. A meta da Mercedes-Benz Vans é oferecer aos clientes, tais como os fabricantes de carrocerias ou empresas de entregas de encomendas, não somente os veículos básicos, mas também soluções inteligentes e completas para as aplicações específicas de seus veículos.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)